EDITAL DE CONVOCAÇÃO
GERENCIAMENTO COSTEIRO DO ESTADO DE SÃO PAULO – GERCO SP
ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL
GRUPO SETORIAL DE COORDENAÇÃO DA BAIXADA SANTISTA
DO ESTADO DE SÃO PAULO
BIÊNIO 2023/2025
A Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo-CPLA/SEMIL abre processo de eleição das entidades da sociedade civil para escolha dos representantes deste segmento, sendo 9 titulares e 9 suplentes, para integrar o Grupo Setorial de Coordenação da Baixada Santista do Estado de São Paulo, para o período 2023-2025 conforme Decreto Estadual 47.303 de 7/11/2002, inciso I do artigo 9º, e atualizações posteriores, nos termos deste edital.
Considerando a natureza dos trabalhos a serem desenvolvidos pelo Grupo Setorial de Coordenação da Baixada Santista, sua importância e relevante contribuição à ordem pública, o processo eleitoral do segmento da sociedade civil deve ocorrer em três etapas, de forma virtual e presencial:
- Mobilização para o processo eleitoral;
- Cadastramento para a eleição;
- Anúncio das entidades/esferas de atuação, credenciados para a eleição e eleição dos membros do Grupo Setorial por esfera de atuação.
CAPÍTULO I
Do Processo eleitoral:
Datas, horários e forma de realização da eleição
Os procedimentos, as datas/prazo das três etapas do processo eleitoral são as seguintes:
- Mobilização:
Com o intuito de divulgar e mobilizar as esferas de atuação da sociedade civil que tem previsão de participação no Grupo Setorial, a Secretaria Executiva do GS-BS a partir do cadastro já existente e dos cadastros de outros colegiados regionais da Baixada Santista, assim como da imprensa regional, divulgará a agenda e regras do processo eleitoral. Estimula-se que todas as instituições integrantes do Grupo Setorial, sejam elas estaduais, prefeituras municipais ou entidades da sociedade civil, auxiliem na divulgação deste edital.
- Cadastramento:
O acesso ao Cadastro consta do portal GERCO e é acessado pelo link: https://semil.sp.gov.br/sma/gerco/.
As entidades que se cadastraram em 2021 ou as novas, têm acesso direto ao cadastro pelo link https://semil.sp.gov.br/sma/gerco/cadastro-sociedade-civil/, por meio da inserção do CNPJ da entidade (digitar apenas números) e pelo e-mail da entidade. As entidades que se cadastraram em 2021 terão seus dados escritos à época migrados para o novo cadastro, mas precisarão subir as cópias dos documentos novamente. As novas entidades a se cadastrarem deverão preencher os dados e inserir os documentos.
O cadastramento se inicia em 9 de outubro
e a data final para cadastramento é 27 de novembro de 2023.
- Eleição dos representantes, por esfera de atuação:
A Secretaria Executiva / CPLA organizará uma reunião presencial com os representantes das esferas de atuação da sociedade civil com a seguinte pauta:
-
- Apresentação do número de representantes por esfera de atuação aptos a concorrer a uma vaga no GS GERCO BS;
- Apresentação de proposta de composição do segmento sociedade civil, respeitando as esferas de atuação das entidades, e considerando dois critérios: 1) respeito às esferas com maior número de cadastrados e, 2) manter a diversidade de esferas na representação;
- Debate da proposta de representação das entidades credenciadas presentes na reunião, com o objetivo de chegar a um consenso ou votação por maioria simples sobre as esferas de atuação que vão compor o Grupo Setorial e o respectivo número de representantes;
- Eleição das entidades representantes dentro de cada esfera de atuação, dando oportunidade para apresentação e debate das propostas. Na eleição todos poderão votar e ser votado para a composição da sua respectiva esfera de atuação;
- Aclamação dos eleitos, num total de 9 titulares e 9 suplentes, que comporão o segmento da sociedade civil no Grupo Setorial da Baixada Santista.
- Data e horário da eleição:
A eleição será realizada de forma presencial no dia 13 de dezembro de 2023, às 14h00, em local a ser confirmado.
- O processo eleitoral será presidido por representante indicado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e contará com uma Secretaria Executiva que auxiliará nos trabalhos.
CAPÍTULO II
Dos Requisitos para participação no processo eleitoral
para o Grupo Setorial da Baixada Santista
- Podem se credenciar entidades não governamentais com atividade comprovada na área de abrangência territorial deste setor costeiro das seguintes esferas de atuação:
- universidades, institutos de ensino superior e entidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico;
- entidades de defesa do meio ambiente;
- entidades representativas dos setores econômicos;
- entidades representativas dos pescadores;
- entidades representativas de povos e comunidades tradicionais;
- entidades representativas de associações comunitárias e de defesa de interesses sociais;
- entidades representativas de direitos difusos;
- entidades de defesa de interesses profissionais;
- entidades representativas da esfera de esporte, lazer e turismo;
- entidades representativas dos aquicultores.
- A entidade com atuação comprovada em pelo menos um dos nove municípios do setor costeiro da Baixada Santista (Bertioga, Guarujá, Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe) será representada pelo Presidente ou por membro da entidade por ele indicado formalmente, via e-mail bs@sp.gov.br, que terá o direito de votar e ser votado.
- É vedado votar ou ser votado por instrumento de mandato (procuração para representar outras entidades).
- As entidades que queiram participar, deverão ter pelo menos 1 ano de existência formal; preencher o Formulário de Cadastramento que consta do sítio da SEMIL, no Portal GERCO (https://semil.sp.gov.br/sma/gerco/) bem como disponibilizar em forma digital todos os documentos abaixo relacionados:
- Estatuto Social registrado em cartório;
- Documentos comprobatórios sobre a atuação da entidade na área de abrangência (por exemplo, publicações em jornais, reportagens, relatórios entre outros);
- Ata de fundação registrada em cartório;
- Ata da posse da atual diretoria registrada em cartório;
- Cartão de CGC/CNPJ;
- RG e CPF do Presidente ou Diretor da entidade.
- As entidades deverão manter seus dados e documentos sempre atualizados e quaisquer alterações deverão ser informadas pelo e-mail: bs@sp.gov.br.
- O cadastramento deve ser realizado por seu presidente ou pessoa indicada.
- Somente as entidades que cumprirem os requisitos deste edital estarão aptas ou credenciadas para participar da reunião de eleição com direito a votar e ser votada.
Esclarecimentos poderão ser obtidos pelo e-mail: gerco.bs@sp.gov.br e pelo telefone (11) 3133 3636.