Administrado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), o setor aeroportuário é formado por 31 aeródromos localizados no Interior do Estado e principais polos de desenvolvimento. Além de proporcionar agilidade às viagens de turismo e negócios, essa estrutura representa um importante elo entre os setores produtivos e de consumo.

Para que essa conexão continue promovendo o desenvolvimento econômico regional, as ações desencadeadas visam diminuir o custo logístico de insumos e, consequentemente, tornar o escoamento de produtos industrializados de alta tecnologia ainda mais eficiente.

Operacionalmente, isso se dá por meio de investimentos em infraestrutura que possibilitem duplicar a participação do modal aeroviário no transporte de cargas.

O DAESP investe na ampliação, modernização das instalações, na reforma de pistas e de terminais de passageiros de seus aeroportos, iniciativas que propiciam a integração do sistema de transportes e estimulam a exportação de polos produtivos do Interior do Estado.

O sistema hidroviário Tietê-Paraná possui 2.400 quilômetros de vias navegáveis de Piracicaba e Conchas (ambos em São Paulo) até Goiás e Minas Gerais (ao norte) e Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraguai (ao sul). Liga cinco dos maiores estados produtores de soja do País e é considerada a Hidrovia do Mercosul.

Em seu trecho paulista, a Hidrovia Tietê-Paraná possui 800 quilômetros de vias navegáveis, dez eclusas, dez barragens, 23 pontes, 19 estaleiros e 30 terminais intermodais de cargas. Sua infraestrutura, administrada pelo Departamento Hidroviário – DH transformou o modal em uma alternativa econômica para o transporte de cargas, além de propiciar o reordenamento da matriz de transportes da região centro-oeste do Estado e impulsionar o desenvolvimento regional de cidades como Barra Bonita e Pederneiras.

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Sistema de Travessias

O litoral paulista possui sete ligações marítimas: Santos/Guarujá e Guarujá/Bertioga, no Litoral Centro, São Sebastião/Ilhabela, no Litoral Norte, Iguape/Juréia, Cananéia/Ilha Comprida, Cananéia/Continente e Cananéia/Ariri, todas no Litoral Sul.

Em 2007 o sistema transportou 10.424.120 veículos sendo que, a travessia Santos-Guarujá é responsável por mais de 80% desse volume. No mesmo período, mais de 7 milhões de pessoas utilizaram as travessias.

Portuário

O Porto de São Sebastião possui configuração natural com condições de calado e de abrigo confortáveis e seguras para manobras de fundeio. Além de seus atrativos naturais, investimentos de mais de R$ 251,8 milhões no Porto de São Sebastião e em obras de infraestrutura viária possibilitaram a criação de um novo corredor de exportação que compreende as regiões de Campinas, Vale do Paraíba, Litoral Norte.

A iniciativa objetiva uma logística de comércio exterior mais consistente, aumentando a competitividade do Estado em função do baixo custo das tarifas do Porto e também da proximidade com o parque industrial das regiões de Campinas e do Vale do Paraíba.

A malha viária pavimentada do Estado de São Paulo tem um total de 35 mil quilômetros – sendo 22 mil estaduais, 1.050 federais e mais de 12 mil de estradas vicinais pavimentadas. Esse sistema possibilita que mais de 90% da população do Estado esteja a menos de 5 km de uma rodovia pavimentada. De toda a carga movimentada no Estado, 93% é transportada por esse modal.

Segundo pesquisa anual realizada pela CNT – Confederação Nacional do Transporte (2010), São Paulo possui a melhor malha rodoviária do País. As dezoito melhores estradas brasileiras estão localizadas em território paulista.

Policiamento Rodoviário

O Comando de Policiamento Rodoviário, como segmento especializado da Polícia Militar do Estado de São Paulo, é responsável pelo policiamento ostensivo de trânsito e pela segurança dos usuários em toda a malha rodoviária paulista. Atuam mais de 4 mil homens e mulheres em cinco batalhões e 130 bases operacionais. A Polícia Rodoviária é responsável pela fiscalização de irregularidades no trânsito e no veículo, para garantir a segurança dos usuários. Também desenvolve o trabalho efetivo de combate a roubos de carga e de campanhas de alcoolemia para prevenir e reduzir o número de acidentes provocados por motoristas alcoolizados. Além disso, o Comando de Policiamento Rodoviário desenvolve ações conjuntas com o Departamento das Estradas de Rodagem – DER, responsáveis pelas diversas operações especiais de tráfego em feriados e fins de semana e outras datas pontuais, tais como as operações Verão e Inverno.

Parceria efetiva

A Central de Operações e Informações (COI) do DER atua conjuntamente com a Polícia Rodoviária 24 horas por dia. A troca de informação é constante, tanto para prevenir acidentes, inibindo os motoristas infratores, como para agir rapidamente em caso de acidente. As diversas ocorrências ou problemas de tráfego registrados no Estado são transmitidos da Central e equipes são acionadas para que o atendimento seja rápido. Funcionários do DER dividem funções, como pronto-atendimento às vítimas e interdição da via com sinalização. Ao todo, são 2.400 funcionários atuando nas 57 Unidades Básicas de Atendimento (UBAs) do DER, responsáveis pelo atendimento mensal a 31 mil usuários. Além disso, os 48 colaboradores da COI coordenam ainda o atendimento de quase 400 mil ligações mensais de usuários, esclarecendo dúvidas e repassando informações.