
11/05/2020
Nos últimos tempos, os zoológicos têm passado por grandes e significativas transformações sejam estruturais ou conceituais. Transformações que buscam ressignificar sua função em nossa sociedade. Os zoos estão deixando de ser espaços voltados apenas ao lazer e tornando-se de fato centros de conservação da fauna silvestre. Quem já visitou o Zoológico de São Paulo no passado e teve a oportunidade de refazer esse mesmo programa recentemente, com certeza observou que muitas coisas mudaram nas últimas décadas, e resultaram em melhorias no atendimento aos visitantes e, especialmente, nos cuidados com o manejo e bem estar animal. Além disso, os zoológicos contribuem cada vez mais no desenvolvimento de pesquisas científicas e de ações de educação ambiental, sendo espaços potenciais que proporcionam experiências na abordagem de questões socioambientais complexas à sociedade. Criação de um PEA no Zoológico Ao longo da história do Zoológico de São Paulo, em períodos anteriores à criação de um Programa de Educação Ambiental (PEA) institucionalizado, atividades educativas já eram desenvolvidas no local. Contudo não eram sistematizadas, ocorriam de acordo com oportunidades pontuais. Após a criação e estruturação de um PEA, nos anos 2000, diferentes ações educativas integram a rotina do Zoológico de São Paulo: visitas monitoradas, apresentações didáticas e cursos de formação para professores. O programa foi superando desafios, consolidando e diversificando atividades e públicos-alvo, e desenvolvendo diferentes estratégias para a reflexão sobre a necessidade urgente de coexistência entre todas as formas de vida do planeta. Hoje, o PEA do Zoo de SP oferece uma gama de atividades que visam contemplar ao máximo a sua diversidade de público, incluindo também ações voltadas à inclusão social, ao trabalho com comunidades e à pesquisa. No contexto de articulação entre a educação formal e não formal, surge o programa “Zooescola: a Mata Atlântica como instrumento de ensino” fruto de uma articulação muito bem-sucedida entre o Zoo de São Paulo e escolas municipais, com o objetivo de contribuir para a formação de professores, aproximando o Zoológico de sua prática pedagógica, e estimular educadores e alunos a serem mais críticos e participativos diante da realidade socioambiental. O Programa Zooescola O Zooescola consiste em oferecer subsídios para que profissionais possam discutir temáticas complexas com os alunos, como a conservação da biodiversidade, de forma multidisciplinar e contextualizada, explorando os recursos oferecidos pelo Zoológico e por outros espaços de educação não formal, tornando o processo de aprendizado muito mais dinâmico e significativo, favorecendo o desenvolvimento intelectual e a formação cidadã e ambiental dos estudantes. Etapa de formação - Programa Zooescola - Foto Paulo Gil - FPZSP A programação anual envolve encontros de formação dos professores, o desenvolvimento de projetos ambientais nas escolas, visitas monitoradas dos alunos ao Zoológico e um momento final de compartilhamento de resultados, desafios e conquistas ao longo do processo. Implementado em 2011 pela Fundação Parque Zoológico de São Paulo, o programa Zooescola já alcançou importantes resultados em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo que, até 2018, contribuiu para a formação de mais de 350 professores, atendeu a quase 9.000 alunos em visitas monitoradas ao Zoo e estimulou a realização de mais de 140 projetos de temática ambiental nas escolas municipais da Capital. Em 2019, com a meta de abranger outros municípios do estado de São Paulo, o Zooescola foi direcionado para professores de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, além de educadores de escolas públicas de São Paulo (convidadas),localizadas no entorno do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, Unidade de Conservação onde o Zoológico está inserido, ampliando a formação de profissionais capacitados e engajados na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Turma de professores - edição 2019 Programa Zooescola - Foto Paulo Gil - FPZSP Para mais informações sobre o Programa Zooescola, clique aqui. Autoria: Bruno Henrique Aranda – Biólogo e Coordenador DEPAE – Divisão de Educação e Difusão Revisão: Lully Zonta - Assessoria de Comunicação SIMA Imagem da página principal: Visita monitorada - Trilha sensorial - Educação Infantil - Foto Paulo Gil FPZSP
Nos últimos tempos, os zoológicos têm passado por grandes e significativas transformações sejam estruturais ou conceituais. Transformações que buscam ressignificar sua função em nossa sociedade. Os zoos estão deixando de ser espaços voltados apenas ao lazer e tornando-se de fato centros de conservação da fauna silvestre.
Quem já visitou o Zoológico de São Paulo no passado e teve a oportunidade de refazer esse mesmo programa recentemente, com certeza observou que muitas coisas mudaram nas últimas décadas, e resultaram em melhorias no atendimento aos visitantes e, especialmente, nos cuidados com o manejo e bem estar animal. Além disso, os zoológicos contribuem cada vez mais no desenvolvimento de pesquisas científicas e de ações de educação ambiental, sendo espaços potenciais que proporcionam experiências na abordagem de questões socioambientais complexas à sociedade.
Criação de um PEA no Zoológico
Ao longo da história do Zoológico de São Paulo, em períodos anteriores à criação de um Programa de Educação Ambiental (PEA) institucionalizado, atividades educativas já eram desenvolvidas no local. Contudo não eram sistematizadas, ocorriam de acordo com oportunidades pontuais.
Após a criação e estruturação de um PEA, nos anos 2000, diferentes ações educativas integram a rotina do Zoológico de São Paulo: visitas monitoradas, apresentações didáticas e cursos de formação para professores. O programa foi superando desafios, consolidando e diversificando atividades e públicos-alvo, e desenvolvendo diferentes estratégias para a reflexão sobre a necessidade urgente de coexistência entre todas as formas de vida do planeta. Hoje, o PEA do Zoo de SP oferece uma gama de atividades que visam contemplar ao máximo a sua diversidade de público, incluindo também ações voltadas à inclusão social, ao trabalho com comunidades e à pesquisa.
No contexto de articulação entre a educação formal e não formal, surge o programa “Zooescola: a Mata Atlântica como instrumento de ensino” fruto de uma articulação muito bem-sucedida entre o Zoo de São Paulo e escolas municipais, com o objetivo de contribuir para a formação de professores, aproximando o Zoológico de sua prática pedagógica, e estimular educadores e alunos a serem mais críticos e participativos diante da realidade socioambiental.
O Programa Zooescola
O Zooescola consiste em oferecer subsídios para que profissionais possam discutir temáticas complexas com os alunos, como a conservação da biodiversidade, de forma multidisciplinar e contextualizada, explorando os recursos oferecidos pelo Zoológico e por outros espaços de educação não formal, tornando o processo de aprendizado muito mais dinâmico e significativo, favorecendo o desenvolvimento intelectual e a formação cidadã e ambiental dos estudantes.

Etapa de formação – Programa Zooescola – Foto Paulo Gil – FPZSP
A programação anual envolve encontros de formação dos professores, o desenvolvimento de projetos ambientais nas escolas, visitas monitoradas dos alunos ao Zoológico e um momento final de compartilhamento de resultados, desafios e conquistas ao longo do processo.
Implementado em 2011 pela Fundação Parque Zoológico de São Paulo, o programa Zooescola já alcançou importantes resultados em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo que, até 2018, contribuiu para a formação de mais de 350 professores, atendeu a quase 9.000 alunos em visitas monitoradas ao Zoo e estimulou a realização de mais de 140 projetos de temática ambiental nas escolas municipais da Capital. Em 2019, com a meta de abranger outros municípios do estado de São Paulo, o Zooescola foi direcionado para professores de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, além de educadores de escolas públicas de São Paulo (convidadas),localizadas no entorno do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, Unidade de Conservação onde o Zoológico está inserido, ampliando a formação de profissionais capacitados e engajados na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Turma de professores – edição 2019 Programa Zooescola – Foto Paulo Gil – FPZSP
Para mais informações sobre o Programa Zooescola, clique aqui.
Autoria: Bruno Henrique Aranda – Biólogo e Coordenador DEPAE – Divisão de Educação e Difusão
Revisão: Lully Zonta – Assessoria de Comunicação SIMA
Imagem da página principal: Visita monitorada – Trilha sensorial – Educação Infantil – Foto Paulo Gil FPZSP