
04/05/2020
Nosso objetivo no Portal de Educação Ambiental é esclarecer e aproximar a população das ações desenvolvidas pelas diversas instituições para que a relação do ser humano com o meio ambiente seja mais harmônica, equilibrada e menos impactante.
Outro objetivo é destacar que as ações de educação ambiental são a base para que a sociedade compreenda e valorize o papel que estas instituições desempenham.
No mês de maio, quando são celebrados o Dia do Trabalhador e o Dia da Biodiversidade, o Portal presta uma homenagem a todos que trabalham na área ambiental.
Por isso, o destaque agora é para as pessoas que fazem parte destas instituições.
Profissionais que em seu cotidiano estudam projetos de empreendimentos e se dedicam a montar um quebra-cabeça para que sejam admitidos os menores impactos possíveis a um ecossistema.
Pessoas que estabelecem planos que orientam a relação com o descarte de resíduos sólidos, gestão da água em seus diversos usos e necessidades, que prospectam demandas de saneamento, habitação, geração sustentável de energia, que monitoram a qualidade do ar, da água e da terra.
São pessoas que investigam a biodiversidade, e ensinam as lições que aprenderam.
Que trabalham para que a produção de alimentos seja alinhada com a forma da natureza funcionar.
São pessoas que interrompem atos prejudiciais ao ambiente natural e aos animais.
Que dedicam suas vidas a proteger e preservar os parques e áreas de conservação ambiental.
E, além de tudo isso, são pessoas que atuam para que todos entendam a relação entre o cotidiano e a qualidade vital que almejamos.
Em 2020, o planeta vive uma odisseia em que não há como saber onde chegaremos. Mas é possível saber de onde partimos – desmatamento, expansão urbana desordenada, uso abusivo dos recursos naturais, priorização de fontes não renováveis de energia, altíssima emissão de gases causadores de efeito estufa, distanciamento do ser humano do meio natural…
Precisamos de toda a gama biodiversa destes trabalhadores para construirmos e colocarmos em prática as mudanças necessárias em direção a uma nova maneira de viver e habitar a Terra. E, mais do que nunca, toda a população precisa tomar parte e agir nesse processo.
É tempo de mudança e de esperança.
Nossas saudações a quem escolhe trabalhar para além de fronteiras geográficas e para além da própria geração.
Gratidão a quem age em prol do planeta e da sobrevivência da humanidade.
Texto: Rachel Azzari – Coordenadoria de Educação Ambiental
Revisão: Luly Zonta – Assessoria de Comunicação da SIMA