06/12/2021

Todos os processos de aprendizagem que levam à formação individual e coletiva para reflexão e construção de valores, conhecimentos e atitudes voltadas à melhoria da qualidade de vida e uma relação sustentável da sociedade humana com o meio ambiente caracterizam o que se entende por educação ambiental, como estabelecido pela Política Estadual de Educação Ambiental.

E o desenvolvimento dos processos de aprendizagem ocorre a partir de diferentes recursos didáticos e metodológicos. Dentre as diversas possibilidades, os podcasts vem ganhando espaço como ferramenta para educação ambiental.

Para o período de 2021 a 2030, a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, estabeleceu esta como a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (ou Década do Oceano), com o apoio da Comissão Oceânica Intergovernamental – COI.

Um dos pontos estruturantes da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável é estimular, valorizar e integrar a pesquisa oceânica para aprofundar os conhecimentos sobre o oceano e, principalmente, trabalhar com formuladores de políticas e gestores de recursos para que políticas sejam construídas baseadas na ciência.

Tanto para quem mora em áreas costeiras, quanto para quem mora longe da costa, nossos alimentos, nosso clima, nossa história e nossa economia são influenciadas pelo oceano, por isso nosso relacionamento com o oceano deve ser reconhecido como uma cultura. Assim, como forma de envolver escolas, empresas, ONGs, governo, universidades e todos os cidadãos no reconhecimento da importância do oceano, o papel dele em nossas vidas e como nossos comportamentos e ações têm influência sobre ele, a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO desenvolveu um Programa de Cultura Oceânica (em inglês “ocean literacy”).

Neste contexto, promover a cultura oceânica é um dos objetivos desta década. A cultura oceânica propicia, além do conhecimento, o estímulo à proposição de ações, políticas públicas e inovações que contribuam para a conservação do oceano e garantia da qualidade de vida para as gerações futuras.

 

Conservação em prosa: educação ambiental e cultura oceânica em sala de aula

Considerando a Década do Oceano e a importância do envolvimento de toda a sociedade para fazer “dos Mares, o melhor”, a Cátedra UNESCO para sustentabilidade do Oceano, sediada na Universidade de São Paulo, e o Parque Estadual Ilha Anchieta, gerido pela Fundação Florestal desenvolveram um podcast para abordar a cultura oceânica no ensino formal.

A Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano foi criada em 2018 para contribuir com a UNESCO e a Comissão Oceanográfica Intergovernamental para a produção da “ciência que necessitamos para o oceano que queremos”, tendo um papel estratégico na promoção da Década do Oceano. A Cátedra está vinculada ao Instituto de Estudos Avançados e ao Instituto Oceanográfico, ambos da Universidade de São Paulo, e busca aglutinar pessoas e esforços de diversas instituições nacionais e internacionais para promoção da sustentabilidade do oceano.

O Conservação em Prosa é um projeto de Educação Ambiental desenvolvido por uma equipe formada majoritariamente por mulheres que trabalham na área de ciências do mar, fazendo pesquisa, atuando na gestão e levando informação e conhecimento para formar atuais e futuros cidadãos sobre o nosso Oceano e sua importância.

Cada episódio desse podcast é preparado para oferecer informações sobre pesquisas científicas realizadas em unidades de conservação em uma linguagem mais acessível, com o objetivo de transformar o conteúdo de pesquisas realizadas em áreas costeiras e marinhas em um enredo didático, a ser utilizado como ferramenta para as professoras e professores da rede de ensino fundamental II e médio trabalharem a cultura oceânica em sala de aula, contribuindo assim com a Década do Oceano.

A primeira temporada conta com 17 episódios  lançados a cada quinze dias. Nessa temporada são consideradas pesquisas realizadas em 6 unidades de Conservação do estado de São Paulo: APA Marinha do Litoral Sul, Parque Estadual Ilha do Cardoso, APA Marinha do Litoral Centro, Parque Estadual Ilha Anchieta, APA Marinha do Litoral Norte e Parque Estadual Ilha Anchieta.

O primeiro foi lançado no dia 15 de Outubro de 2021, em comemoração ao dia dos professores.

O enredo do Conservação em Prosa baseia-se na personagem da professora MARlene, moradora do litoral, graduada em Ciências Biológicas e professora da rede pública de ensino. MARlene é super curiosa e adora compartilhar conhecimentos; apaixonada pelo mar, quer contribuir com a Década do Oceano e promover a Cultura Oceânica. É ela quem guia ouvintes do podcast em um mar de informação.

O projeto ainda convida professoras e professores (“MARlenes do Brasil”) a compartilharem suas experiências com atividades que se relacionam com o ambiente marinho, para inspirar quem escutar o podcast.

Para participar do “MARlenes do Brasil e compartilhar sua experiência: enviar um e-mail para conservacaoemprosa@gmail.com com o título: “Marlenes do Brasil”. No e-mail deve ser enviado um áudio de até 3 minutos ou um texto com no máximo 300 palavras, com as seguintes informações:

1. Nome
2. Local de origem (cidade e estado)
3. Disciplina que leciona e para qual série?
4. Nome  da escola que trabalha?
5. Contar sobre atividade que envolve o ambiente costeiro marinho que desenvolveu com os alunos
6. O que a experiência trouxe de positivo?

 

Para ouvir os episódios acesse:

Spotify

Deezer

Google podcast

 

Saiba mais:

Cadastre-se no link para receber os conteúdos produzidos no Projeto Conservação em Prosa

https://forms.gle/EJo8wL5gCSR1kGVP6

Contatos Projeto Conservação em Prosa:

Instagram: @conservacaoemprosa
Email: conservacaoemprosa@gmail.com

Site Cátedra UNESCO para sustentabilidade do oceano

http://catedraoceano.iea.usp.br/conservacao_em_prosa/

A Ciência que precisamos para o oceano que queremos – Década do Oceano 2021-2030

Cultura Oceânica para todos – Kit Pedagógico UNESCO

 

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Texto: Rachel Azzari – Coordenadoria de Educação Ambiental/SIMA