09/05/2022

Programa de Mobilidade Virtual entre São Paulo e Aichi

Em 2018, o Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua então Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e o Governo da  Província de  Aichi-Japão,  assinaram  um  Memorando  de  Entendimento (MoU, sigla em inglês, sinônimo para Protocolo de Intenções) voltado ao desenvolvimento de propostas de cooperação, especialmente na área de meio ambiente, com destaque para a conservação de biodiversidade. 

Dentre as propostas de parceria pelos governos estava a discussão da temática de lixo do mar e biodiversidade, em um contexto de envolvimento de jovens engajados na temática, preparando as futuras gerações para assumir estes temas. 

Estabeleceu-se então o Programa de Mobilidade Virtual São Paulo-Aichi, coordenado conjuntamente pela Assessoria Internacional e a Coordenadoria de Educação Ambiental da SIMA e foi aberto o Edital de Chamamento Público SIMA/AInt/CEA 01.2021 (out 2021), para o preenchimento de 5 vagas de estudantes paulistas com alto interesse na temática de Lixo no Mar, assunto de grande relevância global, sobretudo com a Década dos Oceanos (2021-2030), promovida pela UNESCO. 

Esse Programa teve como objetivo a promoção do intercâmbio de conhecimento entre jovens dos dois países, de modo a estimular a conscientização e a corresponsabilidade na proteção ambiental.

Após a seleção das jovens pelo chamamento público, o Programa promoveu o intercâmbio virtual de 10 jovens intercambistas, 5 brasileiras e 5 japonesas, sobre a temática do Lixo no Mar. Foram realizados dois Workshops online com as estudantes e equipes técnicas de São Paulo e de Aichi, e 7 encontros para o desenvolvimento de trabalhos autorais voltados para a pesquisa sobre o tema.  

 

Foi destaque nos Workshops a apresentação de mobilizações/iniciativas sociais em Aichi referente ao enfrentamento da problemática, e a exposição do Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar do estado de São Paulo (PEMALM). Além disso, a apresentação e debate dos estudos de casos das intercambistas. 

Os estudos de casos deram subsídio para a elaboração de Projetos de Conclusão de Intercâmbio das jovens de São Paulo, exigido para participação do Intercâmbio de Mobilidade Virtual, com as seguintes temáticas:

  • o caminho do lixo até o mar e os impactos desse processo na conservação marinha;
  • a problemática da quantidade de lixo encontrado nas redes de pesca;
  • a importância do protagonismo de jovens para a conservação da biodiversidade;
  • as perspectivas das crianças acerca do lixo no mar; e
  • como contribuir para a proteção ambiental ao ir à praia.

No encerramento dessa primeira edição do Programa de Intercâmbio Virtual, as jovens do Brasil e do Japão produziram os vídeos abaixo sobre os resultados alcançados pelas trocas nos Workshops:

 

Na Provincia de Aichi, o Programa teve desdobramentos em dois eventos presenciais locais: uma Conferência de Jovens sobre Meio Ambiente, em fevereiro de 2022; e um Fórum de Meio Ambiente, realizado em março do mesmo ano.  

No primeiro semestre de 2022 foi encerrada a primeira edição do Programa de Mobilidade Virtual entre estudantes de São Paulo e Aichi, em um evento online com transmissão simultânea, uma edição do Participe! abordando Parcerias Internacionais e Educação Ambiental. 

O Participe! contou com a participação de convidados internacionais, como o do Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (Oliver Hillel, Oficial em Governos Locais e Subnacionais do Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica), da Universidade das Nações Unidas, por meio de seu Instituto para o Estudo Avançado de Sustentabilidade (Bruno Leles), do Governo de Aichi (Yasunobu Sugimoto – Diretor da Divisão de Ambiente Natural do Departamento de Política Ambiental) e especialistas da Assessoria Internacional e Coordenadoria de Educação Ambiental, parceiras do Programa de Mobilidade Virtual. O evento abordou a importância das relações internacionais na internalização das agendas ambientais nas ações de educação ambiental, na conscientização das emergências socioambientais globais.  

E, claro, as cinco estudantes de São Paulo que fizeram parte do Intercâmbio Virtual apresentaram os trabalhos elaborados, e houve entrega dos Certificados de Participação ao vivo.

As equipes estão em processo de planejamento para em breve serem lançadas novas edições do Programa de Intercâmbio de Mobilidade Virtual.  Acompanhe aqui pelo Portal de Educação Ambiental.

 

 

Saiba mais:

Assista à edição do Participe! Parcerias Internacionais e Educação Ambiental 

Conheça mais sobre a origem da Parceria entre o estado de São Paulo e a Província de Aichi (Japão)

 


Texto: Nathalia Prince e  Rita Zanetti – Coordenadoria de Educação Ambiental/SIMA
Edição: Rachel Azzari – Coordenadoria de Educação Ambiental/SIMA