
18/05/2023
Em 18 de maio, é comemorado o “Dia Internacional dos Museus”. Essa data foi uma iniciativa do International Council of Museums – ICOM (Conselho Internacional de Museus).
O objetivo da data, comemorada desde 1977, é sensibilizar as pessoas sobre o papel dos museus no desenvolvimento e evolução das sociedades em todo o mundo, é incentivar as crianças, jovens e adultos a ter o hábito de visitar e apreciar os museus, independentemente do tema trabalhado.
Todos os anos é escolhido um tema central para comemorar o Dia Internacional dos Museus.
No ano de 2023, os objetivos propostos pelo Conselho Internacional de Museus, responsável pelo Dia Internacional dos Museus, são:
1 – Saúde e bem-estar global: garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, em especial no que diz respeito à saúde mental e ao isolamento social.
2 – Ação Climática: tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
3 – Vida na Terra: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, sensibilizando para a perda da biodiversidade.
Segundo o Conselho Internacional de Museus, “um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos e ao serviço da sociedade que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Com a participação das comunidades, os museus funcionam e comunicam de forma ética e profissional, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimentos”. (Definição aprovada em 24 de agosto, de 2022, durante a Conferência Geral do ICOM em Praga.) Portanto, os museus podem e devem ser importantes instrumentos de Educação Ambiental, pois a Educação Ambiental propõe reflexões críticas sobre as ações realizadas no passado pela humanidade e cria compromissos no momento presente, para a construção de um futuro melhor.
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística conta com alguns museus, que trazem diferentes aspectos das ciências naturais e da história ambiental de São Paulo: o Museu Botânico, “Dr. João Barbosa Rodrigues”; o Museu do Eucalipto; o Museu Florestal Octávio Vecchi; o Museu Geológico Valdemar Lefèvre (MUGEO) e o Museu do Tietê.
Quer conhecer os museus da SEMIL? Acesse:
- Museu Botânico
- Museu do Eucalipto
- Museu Florestal Octávio Vecchi
- Museu Geológico Valdemar Lefèvre – MUGEO
- Museu do Tietê
Para saber mais sobre o tema, assista o Participe! A importância dos Museus para Educação Ambiental
Quer saber um pouco mais sobre a origem e a história dos museus? Acesse: https://www.preparaenem.com/datas-comemorativas/18-maiodia-internacional-dos-museus.htm
Referências
Revista Museu: https://www.revistamuseu.com.br/site/br/noticias/internacionais/15761-11-12-2022-dia-internacional-dos-museus-2023-tem-tema-definido-pelo-icom.html
ICOM – https://icom.museum/en/news/international-museum-day-2023-theme/
ICOM Brasil: https://www.icom.org.br/
—————————————-
Texto – Denise Scabin – CEA/ SEMIL
Gestão de conteúdo e planejamento – Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
É de suma importância preservamos a nossa história, expondo em museus para os nossos jovens, adultos e estrangeiros. Eu fico fascinada quando entro em museus. É algo que me faz viver imaginando toda a história.
Olá, Sra. Terezinha Bazana. Agradecemos muito seu comentário super pertinente, pois precisamos conhecer nossa história para construirmos um futuro melhor.