
21/01/2024
Em 21 de janeiro, comemora-se o Dia Internacional do Esquilo, roedores também conhecidos como serelepe, caxinguelê ou quatipuru, que são fundamentais nas florestas, por serem dispersores de sementes.
Existe uma grande variedade de espécies de esquilos, em diversas partes do mundo: são conhecidas mais de 300 espécies de esquilos em todo o planeta. São animais muito ágeis, de visão e audição bem apuradas e medem cerca de 20 centímetros de comprimento, sem contar a cauda, com mais 18 centímetros, longa e peluda. O esquilo adulto pode pesar cerca de 300 gramas. Mas, o tamanho e o peso, assim como a cor da pelagem, podem variar de acordo com a espécie.
Apesar de muito populares, sendo até personagens de inúmeros desenhos e filmes famosos, esses bichinhos carismáticos, porém discretos, ainda são pouco estudados pela ciência. Na América do Sul, pesquisadores identificaram pelo menos 18 espécies de esquilos. No Brasil, estão distribuídos nos biomas Mata Atlântica e Amazônia e vivem essencialmente nas copas das árvores, de onde descem apenas para procurar alimento e enterrar sementes para comer depois. Possuem hábitos diurnos, e a base de sua alimentação é composta de frutos e sementes de palmeiras e sapucaias. Na região Sul do Brasil, seu alimento preferido são os pinhões de araucária. Pode se alimentar, também, de larvas de insetos e brotos de árvores.
Por terem o hábito de enterrar e estocar comida, os serelepes são considerados dispersores de sementes, ou seja, animais que ao buscarem comida ou ao se alimentarem, ajudam a espalhar as sementes na mata. O esquilo enterra as sementes e acaba esquecendo onde as enterrou. As sementes, então, germinam, originando novas árvores.
Você já viu um esquilo? Conte para nós!
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
____________________________________________
Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Referências
G1. “Dia do Esquilo” é oportunidade para conhecer mais sobre as espécies. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2022/01/21/dia-do-esquilo-e-oportunidade-para-conhecer-mais-sobre-as-especies.ghtml
NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. Cinco curiosidades que você não sabia sobre o esquilo. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2023/01/cinco-curiosidades-que-voce-nao-sabia-sobre-o-esquilo