22/03/2025

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, com o objetivo de alertar a população sobre a necessidade de preservação desse recurso natural vital.

O Brasil possui mais água doce do que qualquer outro país do mundo, pois 12% do volume total do planeta está aqui. Isso cria uma falsa ideia de que aqui sempre haverá água de boa qualidade para todos. No entanto, embora haja abundância de água em comparação com outros países, a distribuição dos serviços relacionados à água (como água potável, esgoto tratado e drenagem) ainda é desigual.

Compactuado por vários países no mundo, inclusive o Brasil, o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – ODS 6 prevê a universalização do saneamento básico até 2030.

Há diversos problemas ambientais, como a poluição, o desmatamento e o desperdício, que comprometem a disponibilidade de água potável para toda a população.

Além de nos proporcionar água para consumo, geração de energia e recursos para transporte, rios, lagos e mares são especialmente de grande importância para a vida de diversos ecossistemas, que dali retiram seus alimentos.

E, além de ser essencial para a cadeia alimentar desses animais e plantas, a água também ajuda na regulação do clima. Ou seja, nossa própria existência e de todos os seres vivos é dependente dos recursos hídricos.

É preciso valorizar a água e assegurar que teremos esse recurso natural no futuro. Por isso, a ONU convida os governos e entidades não governamentais a realizar atividades que promovam a sensibilização das pessoas, por meio de publicações, exibição de documentários, organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições.

E os cidadãos também podem contribuir, seja com ações no dia a dia, divulgando informações a respeito do tema e apoiando políticas públicas para a conservação e universalização do acesso à água.

Para hidratar seus conhecimentos sobre esse assunto, acesse o Caderno de Educação Ambiental 14 – Recursos Hídricos: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/caderno-14-recursos-hidricos/

Para entender mais sobre águas subterrâneas, acesse o Caderno de Educação Ambiental 1 – Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/caderno-1-as-aguas-subterraneas-do-estado-de-sao-paulo/

 

Acesse também o Dicionário Ambiental sobre:

Água: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/agua/

Lençol Freático: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/lencol-freatico/

Matas ciliares: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/matas-ciliares/

A criançada também pode acessar a Cartilha Água na Medida Certa: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/agua-na-medida-certa/

 

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à temática da água:

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 – Água potável e saneamento

Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos

Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos

6.1 Até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos

6.2 Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade

6.3 Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente

6.4 Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água

6.5 Até 2030, implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado

6.6 Até 2020, proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos

6.a Até 2030, ampliar a cooperação internacional e o apoio à capacitação para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados à água e saneamento, incluindo a coleta de água, a dessalinização, a eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e as tecnologias de reuso

6.b Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento

 

 

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 – Vida na água

Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

14.1 Até 2025, prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente a advinda de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes

14.2 Até 2020, gerir de forma sustentável e proteger os ecossistemas marinhos e costeiros para evitar impactos adversos significativos, inclusive por meio do reforço da sua capacidade de resiliência, e tomar medidas para a sua restauração, a fim de assegurar oceanos saudáveis e produtivos

14.3 Minimizar e enfrentar os impactos da acidificação dos oceanos, inclusive por meio do reforço da cooperação científica em todos os níveis

14.4 Até 2020, efetivamente regular a coleta, e acabar com a sobrepesca, ilegal, não reportada e não regulamentada e as práticas de pesca destrutivas, e implementar planos de gestão com base científica, para restaurar populações de peixes no menor tempo possível, pelo menos a níveis que possam produzir rendimento máximo sustentável, como determinado por suas características biológicas

14.5 Até 2020, conservar pelo menos 10% das zonas costeiras e marinhas, de acordo com a legislação nacional e internacional, e com base na melhor informação científica disponível

14.6 Até 2020, proibir certas formas de subsídios à pesca, que contribuem para a sobrecapacidade e a sobrepesca, e eliminar os subsídios que contribuam para a pesca ilegal, não reportada e não regulamentada, e abster-se de introduzir novos subsídios como estes, reconhecendo que o tratamento especial e diferenciado adequado e eficaz para os países em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos deve ser parte integrante da negociação sobre subsídios à pesca da Organização Mundial do Comércio

14.7 Até 2030, aumentar os benefícios econômicos para os pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos, a partir do uso sustentável dos recursos marinhos, inclusive por meio de uma gestão sustentável da pesca, aquicultura e turismo

14.a Aumentar o conhecimento científico, desenvolver capacidades de pesquisa e transferir tecnologia marinha, tendo em conta os critérios e orientações sobre a Transferência de Tecnologia Marinha da Comissão Oceanográfica Intergovernamental, a fim de melhorar a saúde dos oceanos e aumentar a contribuição da biodiversidade marinha para o desenvolvimento dos países em desenvolvimento, em particular os pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos

14.b Proporcionar o acesso dos pescadores artesanais de pequena escala aos recursos marinhos e mercados

14.c Assegurar a conservação e o uso sustentável dos oceanos e seus recursos pela implementação do direito internacional, como refletido na UNCLOS [Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar], que provê o arcabouço legal para a conservação e utilização sustentável dos oceanos e dos seus recursos, conforme registrado no parágrafo 158 do “Futuro Que Queremos”

 

Compartilhe aqui o que é importante para a conservação e uso sustentável dos recursos hídricos e que ação consegue colocar em prática para a CelebrAção desta data!

 

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
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Texto – Rachel Azzari – CEA/ SEMIL
Revisão e colaboração: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo e direção de arte – Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL

4 Respostas para “22 de março – Dia Mundial da Água”

  1. Sistcom Sistema comercial disse:

    Parabéns pelo site!

    ótimo conteúdo.

    Desejo-lhes sucesso.

    1. Rachel - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá! Receba as boas vindas do Portal de Educação Ambiental e muito obrigada pelo retorno!
      Nessa seção, convidamos os internautas a fazerem alo prático para a CelebrAção das datas comemorativas relacionadas ao tema ambiental.

  2. Alcides Gatto disse:

    Bom Dia,

    Primeiramente, parabéns pelo qualidade do site e dos conteúdos apresentados. Excelentes e muito educativos.

    Pergunto se existe disponível um E-book do “CALENDÁRIO AMBIENTAL”, que consolida todas as datas e o texto descritivo. Isso seria muito bom para ler, compartilhas entre os estudantes de todas as faixas de idade, e a sociedade em geral.

    Caso positivo, gostaria de receber um exemplar.

    Agradeço pela atenção.

    Professor Alcides

  3. Denise Scabin - Equipe do Portal de Educação Ambiental - CEA/SEMIL disse:

    Prezado Professor Alcides,
    Como vai? Tudo bem?
    Todos os textos e conteúdos do Calendário Ambiental podem ser acessados no menu Vida Sustentável – Calendário Ambiental, subdivididos por mês, no Portal de Educação Ambiental. Mas, não há um e-book do calendário, pois lançamos cada mês um conteúdo inédito.
    Agradecemos muito sua participação e congratulações.

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