
19/06/2024
A primeira grande conferência internacional sobre questões ambientais, que foi um marco na área ambiental, foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, convocada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e realizada, no ano de 1972, em Estocolmo, na Suécia. A Conferência contou com a presença de 113 (cento e treze) países e mais 400 (quatrocentas) instituições governamentais e não governamentais.
A Conferência de Estocolmo fez um primeiro balanço do impacto humano global no ambiente e foi muito importante, pois colocou as questões ambientais como prioridade das preocupações internacionais e iniciou um necessário diálogo entre os países industrializados e em desenvolvimento, sobre a relação entre meio ambiente, crescimento econômico e bem-estar humano. Ela tinha como principal objetivo, fornecer diretrizes para proteger e melhorar a qualidade do ambiente humano e remediar e prevenir a sua deterioração. A Conferência de Estocolmo identificou a Educação Ambiental como o alicerce para a solução das questões ambientais,
O principal resultado da Conferência de Estocolmo foi a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que contém 19 (dezenove) princípios, que representam um Manifesto Ambiental para nossos tempos, e estabeleceram as bases para a nova agenda ambiental do Sistema das Nações Unidas. A declaração representa ainda um marco importante na evolução do direito ambiental internacional.
A Assembleia Geral da ONU criou, no mesmo ano, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que é a principal autoridade ambiental global que determina a agenda internacional no tema, promove a implementação coerente da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável no Sistema das Nações Unidas e serve como defensor do meio ambiente no mundo. Sua sede é em Nairóbi, no Quênia. O trabalho do PNUMA é categorizado em sete áreas temáticas: mudanças climáticas, desastres e conflitos, gestão de ecossistemas, governança ambiental, químicos e resíduos, eficiência de recursos e meio ambiente em estudo.
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
———————————————————–
Edição: Denise Scabin – CEA/ SEMIL
Gestão de conteúdo e planejamento: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Foto: Pixabay