
26/08/2025
Em 26 de agosto, celebramos o dia de um dos nossos melhores amigos: o Dia Mundial do Cachorro! A data foi criada para pensarmos em formas de tornar o mundo melhor para os nossos grandes amigos de quatro patas, incentivarmos a adoção responsável, a vacinação, a castração, combatermos o abandono e os maus-tratos, garantindo, dessa forma, a proteção, a saúde e o bem-estar animal.
Cão ou Cachorro
Classe Mammalia Ordem Carnivora Família Canidae Gênero Canis Espécie Canis lupus Fonte: Brasil Escola. |
O cão ou cachorro, é uma subespécie do lobo cinzento. São animais sociáveis; possuem boa visão noturna; olfato aguçado, com trinta vezes mais sensores olfativos que um ser humano; excelente audição, sendo capazes de ouvir sons quatro vezes mais distantes que o homem, além de ultrassons; e são muito inteligentes, com grande capacidade de aprendizado. Existe uma grande variedade de cachorros, porém todos eles pertencem à mesma espécie. As diferentes raças são resultantes de vários fatores, como condições geográficas e climáticas; além da seleção artificial, feita pelo homem, com o objetivo de obter cães com características específicas.
Os cães vira-latas ou sem raça definida são aqueles provenientes do cruzamento de duas ou mais raças. O termo vira-lata surgiu devido ao fato de muitos cães viverem nas ruas e derrubarem as latas e sacos de lixo em busca de alimentos, na luta pela sobrevivência. Por muito tempo, o termo foi usado de forma pejorativa, expressando inferioridade. De acordo com veterinários, os vira-latas, devido à mistura de raças, geralmente e, claro, se forem bem cuidados durante sua vida, são animais muito resistentes, inteligentes e que possuem grande capacidade de aprendizado, além de se adaptarem bem ao ambiente onde vivem.
A amizade e o companheirismo entre seres humanos e cães é de longa data. Acredita-se que a domesticação do cão teria sido há cerca de 15 mil anos. Arqueólogos descobriram que, naquela época, cães foram enterrados juntos com seres humanos em posições que demonstram afetividade entre eles. Os cães foram fundamentais para a sobrevivência da espécie humana, pois caçavam junto com os homens, em tempos difíceis; guardavam seu território; afugentavam outros animais; e auxiliavam no trabalho de pastoreio.
Até hoje, os cães desempenham muitas funções: como pastores de vacas, ovelhas, cabras e cavalos, auxiliando os trabalhadores do campo; policiais; farejadores; como cães de resgate; como cães guia de deficientes visuais e portadores de necessidades especiais; como terapeutas, que auxiliam pessoas doentes ou em recuperação; puxando trenós; e como animais de companhia. Com o crescimento das cidades e a vida corrida, as pessoas viram nos cães uma excelente companhia, e eles são vistos como membros da família. E por serem membros da família, devemos zelar por sua saúde, segurança, conforto, qualidade de vida e bem-estar.
Um animal sente bem-estar quando está saudável, confortável, bem nutrido, seguro; quando está em um ambiente equilibrado e não sofre maus-tratos, dor, medo e estresse; quando é capaz de expressar o comportamento natural da sua espécie, estando adaptado ao ambiente onde está abrigado. Portanto, para deixar um animal se sentindo bem, é necessário realizar prevenção e tratamento de doenças, dar abrigo adequado e nutrição apropriada, e muita atenção, amor e carinho.
A maior parte dos animais que vivem nas ruas foi abandonada e esses animais ficam vulneráveis, pois são expostos a doenças, atropelamentos, brigas com outros animais, além de passarem fome, sede, frio e muito sofrimento. Além disso, esses animais soltos se reproduzem sem controle e os filhotes nascem nas ruas totalmente desprotegidos e por isso com poucas chances de sobreviver.
É fundamental estarmos atentos aos deveres de um tutor responsável, pois quando se adota um animal de estimação, assume-se a total responsabilidade, moral e legal, por esse animal, por toda a sua vida.
A guarda responsável é um conjunto de orientações que norteiam o tratamento dos animais de companhia, como cães e gatos, com o objetivo de garantir o seu bem-estar.
Assim, antes de decidirmos adotar ou comprar um animal de estimação, como os cães e gatos, algumas questões muito importantes devem ser avaliadas, como, por exemplo, condições financeiras para prover alimentação e assistência médica veterinária adequada ao animal; espaço físico necessário para abrigo; o tempo de vida médio do animal; características físicas (como tamanho, por exemplo) e comportamentais; tempo disponível para convívio com este animal; manutenção da higiene do animal e das condições sanitárias do local onde o animal ficará; e verificação se todos os membros da família estão de acordo sobre conviver com um animal em casa ou se alguém tem alergia aos pelos dos bichinhos; e quem ficará com o animal em casos de ausência, como em viagens.
Para um cão ser saudável, além de muito afeto e brincadeiras, o tutor responsável deve incluir uma boa alimentação, caminhadas para exercício físico, um ambiente limpo e equilibrado e o acompanhamento veterinário. Além disso, todos os cães devem ser vacinados quando filhotes e depois anualmente contra a raiva e outras doenças específicas. Também deve ser realizado o controle de parasitas externos, como pulgas e carrapatos, e internos, como vermes intestinais. Além disso, uma medida de saúde pública e ambiental fundamental é o controle reprodutivo dos cães. A castração é um procedimento cirúrgico recomendado para os cães, pois ajuda a controlar o crescimento populacional, o abandono, a transmissão de zoonoses, bem como controlar certos problemas reprodutivos nos animais.
Outra questão muito importante, também, é sobre a identificação/registro dos cães. É fundamental manter o seu animal sempre com uma plaqueta de identificação e, se possível, com um microchip. Assim, caso ele se perca ou seja roubado, você terá a chance de recuperá-lo ou de provar que você é o tutor desse animal. Além disso, alguns municípios apresentam regras quanto à obrigatoriedade de registro dos cães. Procure se informar a respeito da legislação de sua cidade e quais são as exigências quanto à identificação/registro de cães.
Lembre-se: adotar um cachorro é um ato de amor e a guarda responsável faz parte da cidadania! Conte pra gente como será a sua comemoração para esta data tão querida!
Denuncie maus-tratos contra animais:
Por telefone: Contate a unidade do Policiamento Ambiental mais próxima. Consulte: https://www.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/ambiental/localize.html Denúncias de maus-tratos a animais domésticos deverão ser feitas pelo site da DEPA – Delegacia Eletrônica de Proteção Animal: https://www.ssp.sp.gov.br/depa/DEPA/Denuncia ATENÇÃO: em caso de emergência, ligue no número: 190, da Polícia Militar. |
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
____________________________________________
Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Referências
SÃO PAULO. Cadernos de Educação Ambiental – 17 – Fauna Urbana. São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/caderno-17-fauna-urbana-vol-1/
JUSTIÇA FEDERAL – TRF4ª região: 10 de dezembro – Dia Internacional dos direitos dos animais. Disponível em: https://www.trf4.jus.br/trf4/upload/jfpr/2021/12/10-de-dezembro-Dia-Internacional-dos-Direitos-dos-Animais.pdf
ARAGUAIA, Mariana. “Cão (Cachorro)”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/cao.htm. Acesso em 24 de janeiro de 2024.
AMPARA ANIMAL. Guia do bem-estar animal e guarda responsável. Disponível em: https://amparanimal.org.br/cartilhas/
LEI Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm
PETZ. Cachorro trabalhador: 6 profissões desempenhadas por cães! Disponível em: https://www.petz.com.br/blog/pets/caes/cachorro-trabalhador/
Boa tarde!
Não só hoje, mas, todo dia é especial para estarmos com nossos meninos pets de quatro 🐾!…patas!
Eu já tive três. Hoje tenho um, se chama Loirinho, e o grande amor da minha vida!!!
Está comigo desde que nasceu, 13 anos de muito amor ❤️
Tem a Princesa, filha da minha irmã, é meu xodó…
Eu amo todos os animais!! Viva nossos meninos pets!
Olá Marilda! Que lindo depoimento! ❤️ Realmente, todos os dias são especiais quando estamos com nossos amados pets de quatro patas. Loirinho e Princesa são abençoados por ter alguém tão amorosa e cuidadosa como você. Agradecemos por compartilhar essa história tão cheia de amor e carinho com a gente! Viva os nossos queridos pets! 🐾🐶🐱
Aproveito para te convidar para participar do nosso WhatsAPP do Portal de EA e ficar por dentro de tudo o que é publicado https://chat.whatsapp.com/HMq3N5fIAYe9MSjPQR44R9
O Portal de EA agradece sua participação!