
02/08/2024
Com o objetivo principal de promover o desenvolvimento de temáticas socioambientais, práticas sustentáveis e engajamento comunitário nos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes da rede pública estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), por meio do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC/E FAPE), e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) lançaram, durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Concurso de Redação ADAPTA Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo.
O concurso pretende sensibilizar os estudantes a respeito das mudanças climáticas, estimular a comunidade escolar a divulgar suas ações, projetos e medidas adotadas, que contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente. O Concurso de Redação ADAPTA Escola SP tem como tema as mudanças climáticas e as redações podem abordar temas relativos à mitigação, adaptação e resiliência climática.
O texto deverá ser elaborado em equipe composta por 3 (três) estudantes e atender a estrutura do gênero para cada categoria, conforme pode ser visualizado a seguir:
· CATEGORIA I – alunos de 5º ano do Ensino Fundamental – Campo das Práticas de Estudo e de Pesquisa, “Você sabia que”;
· CATEGORIA II – 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
· CATEGORIA III – e Ensino Médio – Gênero dissertativo-argumentativo.
Podem participar do concurso estudantes da rede pública estadual, estimado em cerca de 2,6 milhões de alunos. Também poderão participar do concurso os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA e CEEJA); Programa Educação nas Prisões; Centros de Internação da Fundação CASA; Classes Domiciliares e Hospitalares; Comunidades Tradicionais e Comunidades Quilombolas; e Educação Escolar Indígena.
Os estudantes poderão desenvolver as redações de 5 de agosto a 4 de outubro. As 03 (três) melhores redações de cada categoria serão premiadas, totalizando 09 (nove) vencedores, que serão anunciados no dia 22 de novembro, no site das secretarias. A premiação será no dia 29 de novembro de 2024, em local a ser definido.
A iniciativa faz parte das diretrizes da Resolução Conjunta SIMA-SEDUC n° 01/2019, a qual institui o Programa de Alfabetização Ambiental desenvolvido pelas secretarias via Escola de Formação dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), pela Coordenadoria Pedagógica (COPED/SEDUC) e Coordenadoria de Educação Ambiental.
Saiba mais: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9390 Regulamento: clique aqui para acessarAnexos 1,2,3,4: clique aqui para acessar Anexos 5,6,7,8,9:clique aqui para acessar |
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
____________________________________________
Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Revisão: Rita Zanetti
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Referências
Concurso de Redação ADAPTA Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9390
Governo de SP divulga regulamento de concurso de redação sobre mudanças climáticas para escolas estaduais. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/governo-de-sp-divulga-regulamento-de-concurso-de-redacao-sobre-mudancas-climaticas-para-escolas-estaduais/
Governo divulga regulamento de concurso de redação sobre mudanças climáticas. Disponível em: https://semil.sp.gov.br/2024/08/governo-de-sp-divulga-regulamento-de-concurso-de-redacao-sobre-mudancas-climaticas-para-escolas-estaduais/