05/11/2024

O dia 05 de novembro, é o Dia Mundial contra a caça às Baleias, data que tem como principal objetivo a reflexão sobre a importância de proteger esses animais, incluídos na ordem Cetacea, a qual inclui mamíferos como baleias, golfinhos e botos, para o equilíbrio ambiental.

A baleia foi e ainda é, em alguns lugares do mundo, vítima de caça intensa. E essa caça predatória contínua provocou uma violenta diminuição na variedade e quantidade dessa espécie, levando as baleias ao risco de extinção e um grave impacto no meio ambiente.

Em 1986, governos preocupados com a possível extinção dos maiores animais do planeta, estabeleceram a suspensão da caça de baleias com fins comerciais, por meio da assinatura de um acordo internacional dos países pesqueiros, uma moratória internacional proibindo a caça das baleias em todo o mundo, imposta pela Comissão Baleeira Internacional (CBI), uma organização mundial encarregada pela conservação das baleias e outros mamíferos marinhos, criada em conformidade com a Convenção Internacional para a Regulamentação da Caça à Baleia, assinada em Washington DC, em 02 de dezembro, de 1946.  O Brasil é membro da CIB.

Porém, esse acordo não diminuiu essa prática abominável, pois alguns países, como o Japão, a Noruega e a Islândia não encerraram essa atividade econômica. Organismos internacionais em defesa do meio ambiente pressionam esses países, porém eles alegam que o consumo da carne da baleia faz parte de suas culturas.  O Japão alega também que a caça é para fins científicos. Mas, essa prática horrenda, além de poder levar esses animais à extinção, tem provocado a diminuição da oferta de peixes nos oceanos e mares. Além disso, as organizações em defesa das baleias, alegam que as justificativas desses países são falsas, porque a verdadeira intenção deles é lucrar com os produtos derivados da baleia.

Além da caça, as baleias enfrentam inúmeras ameaças nos mares e oceanos, como a poluição, o aumento da acidez das águas, as mudanças climáticas, o emaranhamento em redes de pesca e os ataques de navios.

Existem muitas subespécies de baleias. Cada uma tem um papel essencial para o equilíbrio ambiental da Terra. Esses animais incríveis são responsáveis por adubar os mares com suas fezes. Você não leu errado. É isso mesmo! Pois o cocô das baleias tem uma quantidade riquíssima de nutrientes, que alimentam outros seres vivos, como os fitoplânctons, seres microscópicos, que são responsáveis por retirar o gás carbônico – CO2 da atmosfera, por meio da fotossíntese. Ou seja, as baleias, nesse ciclo da vida, indiretamente possuem um papel fundamental no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas.

Um estudo de cientistas americanos afirma que proteger as baleias pode evitar que milhões de toneladas de gás carbônico – CO2 vá para a atmosfera, gás que intensifica o efeito estufa e tem provocado o aquecimento global e as mudanças climáticas. De acordo com os estudiosos da Universidade do Maine, nos Estados Unidos, um século de caça às baleias, no mundo, pode ter liberado para a atmosfera mais de 100 milhões de toneladas de gás carbônico, pois as baleias estocam este gás em seus grandes corpos e, quando são mortas, o gás é liberado. A equipe de cientistas avaliou que cem anos de caça liberou, aproximadamente, uma quantidade de gás carbônico equivalente à queima de 130 mil quilômetros quadrados de florestas temperadas. Portanto, permitir que as baleias vivam, pode ajudar a captar o gás carbônico, em quantidades que podem ser comparadas às de programas de reflorestamento. Quando as baleias morrem naturalmente no mar, seus corpos afundam, e o gás carbônico vai, consequentemente, para o fundo do oceano, sendo estocado fora da atmosfera por centenas de anos. (BBC)

SALVEM AS BALEIAS!

 

Curiosidade…

O Dia Mundial das Baleias é comemorado em 19 de fevereiro. Celebre essa data!

 

Saiba mais sobre as baleias: 

BRASIL ESCOLA – UOL. Baleias. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/baleias.htm

IBAMA. Portaria n° 117/1996, que define normas legais nacionais para prevenir e coibir o molestamento de cetáceos no Brasil. Disponível em:  https://www.icmbio.gov.br/cma/images/stories/Legislacao/Portarias/Proibi%C3%A7%C3%A3o_de_molestamento_de_cet%C3%A1ceos_-_PORTARIA_N%C2%BA_117_DE_26_DE_DEZEMBRO_DE_1996.pdf

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que
Acontece no Portal de EA

____________________________________________


Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL

Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL

 

 

 

Referências

 BBC BRASIL. Proteger baleias combate efeito estufa, dizem cientistas. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2010/02/100226_cacabaleiaaquecimentofn

GREENPEACE. Entenda por que as baleias (e seus cocôs) são importantes para o planeta. Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/entenda-por-que-as-baleias-e-seus-cocos-sao-importantes-para-o-planeta/

UOL – BRASIL ESCOLA. Caça de Baleias. Disponível em: Https://brasilescola.uol.com.br/geografia/caca-baleias.htm

UOL – BRASIL ESCOLA. Baleias. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/baleias.htm

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *