
22/11/2024
Em 22 de novembro, comemora-se o Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo. A comemoração é uma forma de chamar a atenção sobre o destino dos resíduos sólidos.
Muitos materiais como, papel, plástico, metal e vidro, podem ser reciclados. Ao serem jogados no lixo, esses materiais podem ir para um aterro sanitário, e ali demorar até milhares de anos para se decompor. Por outro lado, quando você encaminha para reciclagem uma garrafa de vidro, por exemplo, o material é triturado, derretido e vira uma nova garrafa, economizando energia, areia, calcário e carbonato de sódio, que seriam usados na sua fabricação.
É importante destacar que, na gestão de resíduos sólidos, a prioridade deve ser reduzir, reutilizar, reciclar, tratar e dispor adequadamente. Assim, a reciclagem, ou seja, a transformação de resíduos sólidos, por meio de processo industrial, para a fabricação de novos produtos, é uma das estratégias adotadas na gestão de resíduos.
Para que a reciclagem aconteça adequadamente, é preciso planejamento e organização de toda a cadeia responsável pelo reaproveitamento do lixo. E o sucesso também depende muito do envolvimento da população, na hora de descartar o lixo, com a separação correta do lixo reciclável do não reciclável, para a coleta seletiva.
Na maioria das cidades do Brasil, a prática de se separar o lixo reciclável ainda não é muito comum, já que nem todas as cidades têm estrutura para reciclagem. Em 2018, o país gerou 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. No Estado de São Paulo, é gerado, aproximadamente, um quarto desse total. No entanto, apenas cerca de 2% são reciclados. Por outro lado, se houver estrutura para fazer a reciclagem e se as pessoas separarem o lixo em casa, o reaproveitamento pode ultrapassar 70%.
Se no seu município ainda não existe coleta seletiva da prefeitura, você também pode contribuir, entregando o material para catadores autônomos ou pontos de entrega voluntária – PEV ou ecopontos. Procure se informar no seu município.
Conheça o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – SIGOR, que foi instituído pelo Decreto Estadual nº 60.520, em 5 de junho de 2014. O SIGOR é uma ferramenta que auxilia no monitoramento dos resíduos sólidos, desde sua geração, até sua destinação final, incluindo o transporte e destinações intermediárias e permite o gerenciamento das informações referentes aos fluxos de resíduos sólidos, no Estado de São Paulo.
Saiba mais: https://cetesb.sp.gov.br/sigor-mtr/sobre-o-sigor/ |
É preciso que cada um de nós participe ativamente na separação dos materiais recicláveis.
E você? Já separa o lixo reciclável em casa? Quais os desafios e benefícios dessa atitude? Conte aqui nos comentários e faça parte da celebrAÇÃO dessa data!
____________________________________________
Texto: Sandra Oliveira – CEA/SEMIL
Revisão de Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Edição: Rachel Azzari – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
O artigo “ O Cinismo da Reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental”, é um texto indispensável para a formação crítica de educadores ambientais. Convidamos você a ler e compartilhar aqui suas reflexões a partir dele como parte dessa CelebrAção!
Separo tudo na minha casa, ensino meus filhos desde pequenos a importância da seleção dos materiais reciclados.
Com isso, colaboramos com um mundo melhor, e também contribuímos na renda das famílias vizinhas que trabalham fazendo a venda para o sustento de suas famílias.
Olá Marli!
Bom dia!
Muito bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental!
Seu exemplo de conduta cidadã e como mãe é admirável! Parabéns! Esperamos que você acesse e aproveite todo o material organizado e disponível em nosso Portal, pois esta é a nossa missão. Juntos tornaremos possível este mundo melhor!
Grande abraço! 🙂
Moro o pouco tempo em São Pedro, logo que chegamos aqui tinha um casal que retirava toda a semana aqui no bairro Alpes das Águas, porém o custo ficou alto e o valor dos reciclado não compensou mais, desistiram. Havia tb um pessoal e a prefeitura não renovou o contrato e fecharam. Acho que está andando para trás a nossa cidade. Não tem subsídio dos órgãos públicos. Eu reciclo e levo nos pontos de coleta a mais de 40 anos. Vim de uma cidade que tinha duas vezes por semana o caminhão que era chamado de lixo seco, da prefeitura e era uma maravilha. Estranhei muito quando aqui cheguei e lamento muito.
Espero que breve possamos ter coleta em toda a cidade .
Prezada Rosicler,
Com certeza, praticar a coleta seletiva é fundamental. Sugiro entrar em contato com a Prefeitura da cidade, que é responsável pela coleta domiciar e coletiva, para verificar essa questão.
Aproveitamos a oportunidade para convidá-la a participar da comunidade do Portal de Educação Ambiental no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KGBMPgZ4DHQ5JxPHTkOz9u
A equipe do Portal de Educação Ambiental agradece a sua participação,
O artigo sobre o Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo, celebrado em 22 de novembro, é uma excelente forma de destacar a importância dessas práticas para o meio ambiente e para a sociedade.
Ao reconhecer o trabalho dos recicladores, o texto valoriza esses profissionais essenciais na cadeia de gestão de resíduos, além de conscientizar sobre a necessidade urgente de práticas sustentáveis.
Parabéns pela abordagem clara e relevante, que não só celebra a data, mas também reforça o impacto positivo da reciclagem para um futuro mais sustentável. Uma leitura enriquecedora que certamente inspira ações em prol do nosso planeta!
Pablo Moraes
Redator do Portal: https://tribunadepoa.com.br
Estarei voltando aqui sempre. Obrigado!
Prezado Pablo,
A equipe do Portal de Educação Ambiental fica muito feliz e honrada com sua mensagem! Muito obrigada pelas congratulações!
Aproveitamos a oportunidade para convidá-lo a participar da comunidade do Portal de Educação Ambiental no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KGBMPgZ4DHQ5JxPHTkOz9u
A equipe do Portal de Educação Ambiental agradece a sua participação,