
02/12/2024
Ecodesign é o processo cujo principal objetivo é projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços que de alguma maneira contemple aspectos ambientais, reduza o uso dos recursos não-renováveis e minimize o impacto ambiental deles durante seu ciclo de vida. Consequentemente, há a redução na geração de resíduos sólidos, poluição e economia nos custos da disposição final do produto.
Ecodesign é uma ferramenta de gestão ambiental focada na fase de concepção dos produtos e nos seus processos de produção, distribuição e utilização. É uma solução empregada por empresas das áreas de arquitetura, engenharia e design, tanto no mercado interno, quanto no externo, para torná-las mais competitivas, com um diferencial no mercado, que cada vez mais busca o desenvolvimento sustentável, para que atendam novos modos de produção e consumo e contribuam para a preservação ambiental, por meio da implantação de processos e materiais menos nocivos e que provoquem menos impactos no meio ambiente. O ecodesign compreende todo o processo de desenvolvimento dos produtos, desde a escolha da matéria-prima, até a chegada aos consumidores e seu descarte final pós-uso.
De acordo com Ezio Manzini, Ecodesign é: ” a atividade que, ligando o tecnicamente possível com o ecologicamente necessário, faz nascer novas propostas que sejam social e culturalmente aceitáveis.”
O Ecodesign promove a ecoeficiência e o uso racional e inteligente de recursos, tanto ambientais quanto financeiros.
O Ecodesign está presente nas mais diversas áreas: arquitetura e design de interiores; engenharia e construção civil; moda; engenharia de produção, dentre outras.
Ezio Manzini é um acadêmico de design conhecido por seu trabalho em design para inovação social e sustentabilidade.
Quais são os princípios do Ecodesign?
- Baixo impacto ambiental, ou seja, o uso de materiais de baixo impacto ambiental, que sejam menos poluentes, não sejam tóxicos, de produção sustentável, que sejam reciclados, ou ainda que gastem menos recursos naturais e energia na produção e sejam recicláveis.
- Eficiência energética, ou seja, emprego de processos de produção que consumam menos energia ou utilizem energia de fontes renováveis.
- Qualidade e durabilidade, ou seja, produtos que funcionem bem e sejam mais duráveis, visando uma menor geração de resíduos sólidos.
- Modularidade, para que os objetos contenham peças que possam ser trocadas em casos de problemas, evitando, dessa forma, a substituição de todo o produto, com o objetivo de se gerar menos resíduos sólidos.
- Reaproveitamento e reutilização, ou seja, produtos duráveis e que após o seu primeiro uso, possam ser reaproveitados e reutilizados em outras funções.
Como encontrar materiais produzidos com os princípios do ecodesign?
- Procure saber se a empresa fabricante do produto que irá adquirir se preocupa com a economia no consumo de água e energia na produção; com a minimização na geração de resíduos; com a racionalização do uso de matérias-primas; com a redução da emissão de poluentes; com a adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente; com a utilização de produtos de baixa toxicidade e biodegradáveis; que tenham certificações e selos de qualidade ambiental.
- Leia o rótulo dos produtos atentamente antes de decidir pela compra.
- Dê preferência a produtos que tenham refil.
- Procure consumir produtos fabricados com materiais reciclados.
- Prefira produtos recicláveis.
- Procure adquirir produtos mais resistentes e duráveis, de modo que você não precise descartá-los tão cedo.
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
———————————————————–
Texto: Denise Scabin – CEA/ SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e direção de arte – Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Referências
ECYCLE. Ecodesign: o que é, princípios e importância. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/ecodesign/
MMA. Ecodesign. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/informma/item/7654-ecodesign.html
SÃO PAULO. Cadernos de Educação Ambiental – 10 – Consumo Sustentável. Disponível em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/caderno-10-consumo-sustentavel/