
23/12/2024
Conheça 10 dicas:
- Procure comprar, para a ceia de Natal, alimentos da estação e da região onde você mora. Assim, você economiza dinheiro e também ajuda a economia local a se desenvolver e prosperar. Procure adquirir alimentos orgânicos para sua ceia, que não agridem o meio ambiente (solo e água com agrotóxicos) e são saudáveis. Não desperdice alimentos, planejando sua ceia de Natal. Calcule o número de pessoas com quem você irá se reunir, para preparar os alimentos, sem excessos. Use as sobras de comida para preparar outros pratos para o almoço do dia seguinte ou congele aquilo que puder (e não estraga), para fazer outra refeição.
- Na mesa da ceia de Natal, coloque talheres de metal, copos e pratos de louça e vidro, pois os descartáveis geram lixo e demoram a se decompor.
- Enfeite a sua casa com plantas, flores e frutas. Essas alternativas são mais belas e cheirosas do que enfeites de plástico, que demoram anos para se decompor, depois de descartados e poluem o meio ambiente.
- Quando for às compras, utilize sacolas retornáveis, as chamadas ecobags.
- Procure comprar presentes e lembranças do comércio local. Além disso, faça uma reflexão a respeito do significado do Natal, que não se resume a presentes. Dar o seu tempo, atenção e carinho a um familiar ou amigo, é o melhor dos presentes!
- Nos presentes e lembranças, substitua as embalagens plásticas por sacolas ou caixas de papelão; recortes de tecidos de roupas, que você não quer mais usar; potes de vidro, que podem ser pintados e personalizados; jornal e folhas de revistas, que dão um ar vintage (clássico) e super estiloso no embrulho; ecobags (sacolas retornáveis), que podem ser reaproveitadas nas compras pela pessoa que ganhar o presente; barbantes; fitas de pano; ou nenhuma embalagem, afinal, o que importa é o conteúdo do presente.
- Procure saber se o presente que você dará será útil e do gosto da pessoa que será presenteada. Além disso, dê preferência a produtos que tenham refil (se for o caso de produtos que possam ter refil, como sabonetes líquidos, cremes, perfumes etc.)
- Escolha um presente “amigo do meio ambiente”. Você pode presentear uma pessoa com uma cesta de frutas orgânicas ou flores e plantas para decoração. As crianças podem ser presenteadas com brinquedos feitos de materiais reutilizados. Use sua criatividade. Além disso, procure saber se a empresa que o produz o produto que será dado de presente é ambientalmente e socialmente responsável, se em seus processos produtivos procuram implantar boas práticas e se buscam a sustentabilidade ambiental e social. Procure saber se a empresa fabricante do presente que irá adquirir se preocupa com a economia no consumo de água e energia na produção; com a minimização na geração de resíduos; com a racionalização do uso de matérias-primas e recursos naturais; com a redução da emissão de poluentes; com a adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente; com a utilização de produtos de baixa ou nenhuma toxicidade e biodegradáveis; com a responsabilidade social e trabalhista; que tenham certificações e selos de qualidade ambiental; que colaboram para a reciclagem e logística reversa.
- Leia o rótulo do presente atentamente antes de decidir pela compra.
- Faça uma boa ação: doe roupas, brinquedos e objetos que não precisa mais ao invés de descartá-los. O que não é mais útil para você, pode ser um grande presente de Natal para alguém!
A equipe do Portal de Educação Ambiental deseja a você, a toda sua família e amigos um
Feliz e Sustentável Natal!
____________________________________________
Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Referências
SÃO PAULO. Cadernos de Educação Ambiental – 2 – Ecocidadão. Disponível em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/caderno-2-eco-cidadao/
SÃO PAULO. Cadernos de Educação Ambiental – 10 – Consumo Sustentável. Disponível em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/caderno-10-consumo-sustentavel/