30/12/2024

O final do ano é o momento de balanço das nossas vidas, de reflexão sobre as nossas ações, nossos hábitos, nossas atitudes e práticas em relação ao meio ambiente, que é o nosso lar!

Por isso, devemos refletir sobre nossas ações, sobre como elas podem impactar o meio ambiente, considerando que toda ação ou atividade humana geram consequências para o meio ambiente. A falta de informações, educação ambiental e a indiferença podem causar danos gravíssimos e irreversíveis ao meio ambiente, do qual nossa vida, saúde e bem-estar dependem. É por meio do conhecimento e de ações mais sustentáveis, que podemos conquistar uma vida melhor para nós e para as futuras gerações.

É pensando nisso que o Portal de Educação Ambiental produz seus conteúdos na área ambiental.

A equipe do Portal de Educação Ambiental deseja que o ano de 2025 seja um ano repleto de paz, amor, saúde, alegrias, realizações, prosperidade, muito aprendizado, para a construção de um mundo mais sustentável e saudável, e um ano marcado pela promoção do desenvolvimento sustentável e engajamento de todos e todas na importante missão de proteger o meio ambiente e preservar os recursos naturais, para a vida das atuais e futuras gerações.

 

Feliz 2025!

Conheça algumas dicas para começar 2025 de forma mais sustentável:

  • Seja um educador ambiental! Procure se informar e se qualificar a respeito das questões ambientais. Compartilhe o conhecimento adquirido com seus familiares, amigos, vizinhos e colegas para sensibilizá-los e mobilizá-los a respeito das questões ambientais.
  • Participe de campanhas e mutirões em defesa do meio ambiente e participe de atividades voluntárias em sua comunidade, em benefício da natureza. Mobilize aqueles que você conhece para agir em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.
  • Participe de conselhos de meio ambiente da sua cidade, conferências ambientais, processos de participação no ciclo de planejamento e orçamento público, consultas e audiências públicas, mesas de diálogo e negociação, entre outros. Envie, também, para as Ouvidorias dos órgãos públicos suas reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos prestados, com o objetivo de aprimorar a gestão pública.
  • Exerça plenamente a sua cidadania! Comunique-se com os representantes políticos de sua cidade, de seu estado ou de seu país. Mobilize-se para que seus interesses e os de sua comunidade sejam atendidos.
  • Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: “ODS: ideias de ações voluntárias para cada Objetivo”. Disponível em: https://voluntariadoempresarial.com.br/ods-ideias-de-acoes-voluntarias/
  • Denuncie todo o tipo de agressão ao meio ambiente às autoridades ambientais. Entre em contato com as autoridades públicas responsáveis, com o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor de empresas, com a imprensa.

 

As denúncias poderão ser feitas por meio dos seguintes canais:

Polícia Ambiental:
Pelo celular: Aplicativo “Denúncia Ambiente”, disponível para Android e IOS.
Pelo site: http://denuncia.sigam.sp.gov.br/
Por telefone (consulte aqui o número da unidade mais próxima): https://www.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/ambiental/localize.html

 

Denúncias de maus-tratos a animais domésticos poderão ser feitas pelo site da DEPA – Delegacia Eletrônica de Proteção Animal:
https://www.webdenuncia.sp.gov.br/depa

 

ATENÇÃO: em casos de emergência, ligue 190.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lança aplicativo para denúncias de crimes ambientais pela população. Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo permite o envio de denúncias com geolocalização, fotos e vídeos para comprovar o dano ao meio ambiente. Saiba mais:
https://www.cnmp.mp.br/portal/todas-as-noticias/17891-cnmp-lanca-aplicativo-para-denuncias-de-crimes-ambientais-pela-populacao

 


____________________________________________


Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL

Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL

 

 

 

 

Referências

SÃO PAULO. Cadernos de Educação Ambiental – 2 – Ecocidadão. Disponível em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/caderno-2-eco-cidadao/