05/02/2025

Em 05 de fevereiro, celebramos o Dia da Borboleta Monarca (Danaus plexippus), borboleta de asas laranjas, com listras pretas e marcas brancas, nativa do Continente Americano, e conhecida pelas suas extraordinárias migrações, do Canadá ao México, tanto em extensão, como em número de indivíduos. A subespécie brasileira é muito próxima da monarca da América do Norte, porém não migra.

Quando o clima começa a esfriar, na época do inverno, milhares de borboletas monarcas migram para lugares mais quentes, em busca de alimentos. Aí começa um verdadeiro espetáculo das borboletas! Pois, elas voam cerca de 50 quilômetros por dia, até o sul da Califórnia e as florestas de Oyamel, no México, parando apenas para comer e descansar durante o percurso. As monarcas são o único inseto a fazer uma migração tão longa!

Mas, a parte mais incrível dessa história, é que nenhuma dessas borboletas consegue completar o ciclo migratório. Isso porque o tempo de vida delas é muito curto, cerca de dois meses apenas, então leva de três a quatro gerações para que um curso migratório seja concluído por completo.

A borboleta é considerada o símbolo da transformação, da mudança, da renovação e do recomeço, devido à metamorfose que sofre no seu ciclo de vida, ou seja, esses insetos sofrem mudanças em seu corpo até se tornarem adultos. A vida de uma borboleta é dividida em quatro estágios: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto (imago). Os estágios imaturo e adulto são totalmente distintos, o que caracteriza uma metamorfose completa.

A borboleta é muito frágil a mudanças no ecossistema, por isso ela é considerada pelos cientistas um indicador de qualidade e saúde ambiental. As mudanças climáticas têm sido uma grande ameaça às borboletas devido ao aumento da temperatura, que causa estresse nesses insetos, levando-os à morte.

Ameaçadas pelo desmatamento, pelo uso de herbicidas, pelo milho transgênico Bt (estudos demonstraram que substâncias presentes no milho transgênico podem matar as lagartas da borboleta monarca) e pelas mudanças climáticas, as borboletas monarcas, cuja preservação é fundamental para o equilíbrio ambiental, por serem agentes polinizadores, infelizmente, foram declaradas ameaçadas de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Combater a poluição, o desmatamento, as queimadas, as mudanças climáticas e proteger os ecossistemas são formas de se proteger essas animais e diversas outras espécies da extinção.

Conta pra gente, qual será sua CelebrAÇÃO!

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que
Acontece no Portal de EA

____________________________________________


Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL

Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL

 

 

Referências

 IDEC: https://idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/saiba-o-que-sao-os-alimentos-transgenicos-e-quais-os-seus-riscos

NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2022/07/borboletas-monarcas-agora-sao-especie-ameacada-de-extincao

UOL: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/metamorfose-das-borboletas.htm

UOL: https://companhiadeviagem.blogosfera.uol.com.br/2015/03/20/conheca-a-fantastica-migracao-das-borboletas-monarcas/?cmpid=copiaecola