
24/02/2025

Foto: Pexels
O que são?
O papel é um material versátil, orgânico, composto de fibras vegetais entrelaçadas e distribuído em rolos ou folhas, com maior ou menor quantidade de celulose, e que pode receber cores diferentes através da adição de corantes em sua fabricação. O papelão é um tipo mais resistente e grosso de papel, geralmente utilizado para a fabricação de caixas e embalagens para transporte, que pode ser enrugado ou liso. Este material tem alto potencial de reciclagem quando não recebe outros tipos de materiais em sua elaboração, como colas e plásticos.
Por que reciclar?
A produção do papel consome grandes volumes de água e energia, exige a derrubada de um grande número de árvores para extração de celulose e necessita da utilização de compostos químicos diversos. A reciclagem de papel e papelão reduz a quantidade necessária de matérias primas e de compostos para produção de novas levas de papel.
Para ser reciclado, o papel não pode conter restos de substâncias orgânicas, não deve conter cola, adesivos ou qualquer plastificação ou laminação em sua composição.
No Brasil, apenas 37% do papel produzido é destinado à reciclagem, um percentual ainda baixo.
Onde reciclar?
- Rota da Reciclagem – site mantido pela empresa Tetra Pak, com informações sobre a reciclagem das embalagens e iniciativas de organizações
https://www.rotadareciclagem.com.br/
Busca por: endereço
____________________________________________
Texto: Natasha Jose Keber / Patrícia Borges / Cláudia Conte Bortuluci – CEA/SEMIL
Revisão: Denise Scabin Pereira – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Foto: Pixabay