19/02/2025

O que são?
Calçados usados e danificados.

 

Por que reciclar?

A expansão da indústria de fast fashion e o barateamento na produção e distribuição de produtos ao redor do mundo expandiu o consumo de mais e mais produtos. O descarte de sapatos usados no lixo comum não é recomendado por serem produzidos contendo diversos tipos de materiais sintéticos, que não são biodegradáveis e que aumentam a necessidade de espaço em aterros sanitários para comportar a produção dos resíduos.

Uma alternativa ao descarte é a reciclagem e reutilização de calçados que ainda estão em condições de uso, mas que precisam de reparos. Algumas organizações recebem, reparam e revendem ou doam calçados recuperados. No caso de calçados que não podem mais ser recuperados, a destinação correta para organizações especializadas permite que as diferentes partes dos calçados possam ser reaproveitadas para produção de novos produtos. Solados de borracha podem ser reutilizados para produção de tapetes, por exemplo. Os resíduos que realmente não podem ser mais reaproveitados são, então, destinados para o descarte.

 

Onde reciclar?  

  • Recicalce – site de organização que recebe doações de calçados usados para reciclagem
    https://recicalce.org.br/doacao-de-sapatos/
    As doações devem ser feitas por envio dos correios ou através de caixas coletoras disponíveis em lojas Oscar Calçados em cidades do interior de São Paulo.

 

 

 

 

Ecopontos:

 

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que
Acontece no Portal de EA

 

____________________________________________

Texto: Natasha Jose Keber / Patrícia Borges / Cláudia Conte Bortuluci  – CEA/SEMIL
Revisão: Denise Scabin Pereira CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL