12/03/2025

O que são?

O vidro é uma substância sólida, amorfa e inorgânica, obtida através do super resfriamento de uma massa líquida, que enquanto sofre o processo de resfriamento, pode ser moldado. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza.

 

Por que reciclar?

O vidro é 100% reciclável, infinitamente, seja fundindo-o com uma parte de matéria-prima virgem, seja fundindo somente com cacos de vidro. O material apresenta excelente desempenho no processo de reciclagem, sem nenhuma perda de volume. Com um quilo de cacos de vidro pode-se fazer um quilo de vidro novo.
Vidro quebrado também deve ser reciclado! Mas requerem ser embalados corretamente para o descarte, em jornal, caixas ou garrafas PET, com indicação que contém vidro quebrado.
Os vidros que não são recicláveis geralmente são fabricados ou por técnicas especiais (como o vidro temperado) ou possuem em sua composição elementos que dificultam a sua separação da massa vítrea, como é o caso dos espelhos ou vidros de automóveis.

 

Onde reciclar?  

  • eCycle – site de empresa voltado a oferecer conteúdo, serviços e produtos que proporcionem a indivíduos estímulo e melhores condições para reflexão acerca de suas atitudes de consumo.
    https://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php
    Busca por: tipos de resíduos e CEP
  • ReciclaSampa – Portal de concessionárias de coleta de resíduos sólidos com apoio institucional da Prefeitura da cidade de São Paulo
    https://www.reciclasampa.com.br/pontos-de-coleta
    Busca por: CEP ou endereço na cidade de São Paulo
  • Rota da Reciclagem – site mantido pela empresa Tetra Pak, com informações sobre a reciclagem das embalagens e iniciativas de organizações
    https://www.rotadareciclagem.com.br/
    Busca por: endereço

 

Ecopontos:

 

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que
Acontece no Portal de EA

 

____________________________________________

Texto: Natasha Jose Keber / Patrícia Borges / Cláudia Conte Bortuluci  – CEA/SEMIL
Revisão: Denise Scabin Pereira CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL