
12/05/2025
O Dia Nacional do Zootecnista é celebrado em 13 de maio. A celebração da data foi instituída pela Lei nº 13.596, de 8 de janeiro de 2018, para a valorização dessa importante profissão. A data passou a ser comemorada pelos profissionais em razão da data da aula inaugural do primeiro curso de Zootecnia do Brasil, na região Sul do país, no ano de 1966. O zootecnista tem uma vasta área de atuação, desde a criação de animais de produção, companhia e esporte, até a conservação e preservação da fauna, exercendo papel fundamental na atividade agropecuária.
Mas, o que é a Zootecnia?
Zootecnia é a ciência que estuda a criação de animais domésticos (aqueles que foram domesticados mediante processos de manejo e reprodução controlada, com o objetivo de possibilitar algum proveito ao homem, como bois, cavalos, ovelhas, porcos, etc.) e o seu aperfeiçoamento, com o objetivo de aumentar a produtividade, com técnicas de manejo e melhoramento genético. Compreende atividades como pecuária, avicultura, psicultura, caprinocultura, ovinocultura e equinocultura. O profissional da Zootecnia é o zootecnista.
A Zootecnia surgiu na França, em 1848, no Instituto Agronômico de Versalhes, a partir da disciplina de estudo da criação de animais domésticos. No Brasil, o primeiro curso de graduação em Zootecnia foi da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), no ano de 1966. A profissão foi regulamentada, no Brasil, por meio da Lei nº 5.550, de 4 de dezembro de 1968.
Na faculdade de Zootecnia, os estudantes aprendem algumas das seguintes disciplinas no curso: Biologia Celular, Zoologia aplicada à Zootecnia, Morfologia e Taxonomia Vegetal, Anatomia Animal, Bioquímica, Ecologia Agropecuária, Genética, Histologia e Embriologia Animal, Práticas Zootécnicas, Anatomia e Fisiologia Vegetal, Metabolismo Animal, Microbiologia Zootécnica, Parasitologia Zootécnica, Sociologia Rural, Bioclimatologia Animal, Economia Rural, Fertilidade do Solo, Comportamento e Bem-estar Animal, Administração Rural, Melhoramento Genético, Políticas de Desenvolvimento Rural, Fundamentos da Contabilidade, Piscicultura, Avicultura, Bovinocultura, Equideocultura, Fundamentos da Reprodução Animal, Caprino e Ovinocultura, Gestão e Planejamento Ambiental, Biossegurança aplicada à Produção Animal, Produção Animal, Mercado de trabalho de Zootecnia.
Algumas áreas de atuação dos Zootecnistas são: produção animal e industrialização, nutrição e alimentação, genética, melhoramento e reprodução animal, ciências ambientais e agronômicas, gestão de propriedades rurais; desenvolvimento de instalações para animais de estimação e de produção de animais silvestres; sistemas de criação de animais aquáticos; ensino e pesquisa em produção animal; comportamento e bem-estar animal; e manejo de animais silvestres.
O Portal de Educação Ambiental parabeniza a todos os zootecnistas!
E você que está em busca de uma profissão, o que achou da Zootecnia? Compartilhe conosco a sua CelebrAção!
Saiba mais:
Resolução nº 1267, DE 08 de maio de 2019. Aprova o Código de Ética do Zootecnista. https://crmvsp.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/1267.pdf |
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
____________________________________________
Texto: Denise Scabin – DEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – DEA/ SEMIL
Referências
BRASIL ESCOLA – UOL. Zootecnia. Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/guia-de-profissoes/zootecnia.htm
CRMVSP. Quem é o profissional zootecnista? Disponível em: https://crmvsp.gov.br/quem-e-o-profissional-zootecnista/
PLANALTO. Lei nº 13.596, de 8 de janeiro de 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/Lei/L13596.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2013.596%2C%20DE%208,no%20dia%2013%20de%20maio.
PLANALTO. Lei nº 5.550, de 4 de dezembro de 1968. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l5550.htm