02/06/2025

Comemorado anualmente no dia 2 de julho, o Dia Nacional dos Bombeiros homenageia os homens e mulheres que arriscam suas vidas para proteger as pessoas durante emergências. Esses profissionais são verdadeiros heróis, atuando em incêndios, resgates, enchentes, acidentes e muitas outras situações onde sua coragem, preparo e dedicação são indispensáveis.

A escolha do dia 2 de julho remete a 1856, quando foi criada, no Rio de Janeiro a Corte Provisória de Bombeiros, primeira organização oficial de bombeiros do Brasil. A iniciativa surgiu após o início de um incêndio na cidade e foi liderada por Dom Pedro II, que reconheceu a necessidade de uma organização dedicada a combater incêndios e salvar vidas.

Desde então, os bombeiros têm desempenhado um papel vital na proteção da sociedade, data que foi formalizada por meio do Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, que instituiu o Dia Nacional do Bombeiro e a Semana de Prevenção contra Incêndio, como um reconhecimento desse trabalho.

Antes da criação do Corpo de Bombeiros, corporação ligada à Polícia Militar, as pessoas, sem preparo algum, se arriscavam para apagar os incêndios, com a ajuda de familiares, vizinhos e amigos, isso se encontrassem água suficiente na localidade.

De cordo com § 2º, do artigo 2º da Lei n° 14.751, de 12 de dezembro, de 2023:

Aos corpos de bombeiros militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, integrantes do Susp, cabem a proteção dos direitos fundamentais no âmbito da defesa civil, a prevenção e o combate a incêndios, o atendimento a emergências relativas a busca, salvamento e resgate, a perícia administrativa de incêndio e explosão e a polícia judiciária militar dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, com a finalidade de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, além de outras atribuições previstas em lei.

Os bombeiros são conhecidos principalmente por apagar incêndios, mas fazem muito mais do que isso, são profissionais altamente preparados e capacitados.  As principais responsabilidades e atribuições desses profissionais incluem:

  • Busca, salvamento e resgate: resgata pessoas em acidentes de trânsito, desmoronamentos, inundações, desaparecidos em florestas e situações perigosas;
  • Prevenção de acidentes: inspeciona edifícios e instalações para garantir a conformidade com os padrões de segurança contra incêndios, para garantir que elas tenham extintores cheios e no prazo de validade para fazer os primeiros atendimentos em caso de incêndio e para que ofereçam equipamentos de segurança aos funcionários;
  • Atendimento pré-hospitalar: presta primeiros socorros em situações de emergência;
  • Operações em desastres naturais: resgata vítimas e apoia a reconstrução em áreas afetadas por inundações, deslizamentos de terra ou tempestades;
  • Educação e sensibilização: promove atividades de prevenção de incêndios e acidentes e ensina as pessoas como agir em situações de emergência;
  • Socorro a animais em situações difíceis;
  • Proteção do meio ambiente com a realização de ações de prevenção, combate e extinção de incêndios florestais;
  • Realização de Projetos educativos nas escolas sobre cuidados em piscinas e praias, cuidados com álcool e fogo, cuidados com produtos de limpeza e remédios, dentre outras orientações.

Os bombeiros são reconhecidos pela sua bravura, disciplina e dedicação e muitas vezes são a última linha de defesa em situações extremas. Sua atuação é caracterizada pela capacidade de manter a calma em momentos de intensa pressão e pelo comprometimento em salvar vidas, muitas vezes colocando em risco a própria segurança.

O Dia Nacional do Bombeiro é mais do que uma celebração, é um momento para refletir sobre o importante papel que esses profissionais desempenham na segurança e no bem-estar da sociedade. Apela também aos governos e aos cidadãos para que forneçam o apoio necessário para que os bombeiros possam continuar a desempenhar as suas funções com excelência.

Este dia é importante para saudar a coragem e a dedicação daqueles que não medem esforços para salvar vidas e proteger bens, mesmo nas circunstâncias mais adversas. Uma homenagem a esses verdadeiros heróis que salvam milhares de vidas diariamente.

 

Nesse dia 2 de julho, portanto, o Portal de Educação Ambiental gostaria de parabenizar todos os bombeiros do país, heróis e heroínas da sociedade e do meio ambiente, que, com coragem, se dedicam incansavelmente a proteger a biodiversidade, no combate aos incêndios florestais, e a toda a população, nas mais variadas situações de emergência.

 

Em caso de incêndio e emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros: 193

 

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que
Acontece no Portal de EA

 

 

_______________________________________________________

Texto: Gustavo Novais Brasilino e Denise Scabin – DEA/ SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – DEA/ SEMIL

 

 

 

Referências

2 de Julho – Dia Nacional do Bombeiro. CBM-RS. Disponível em: https://bombeiros.rs.gov.br/2-de-julho-dia-nacional-do-bombeiro.
BARROS, Jussara de. “02 de julho: Dia do Bombeiro”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-bombeiro-brasileiro.htm. Acesso em 30 de dezembro de 2024.
BRASIL. DECRETO No 35.309, DE 2 DE ABRIL DE 1954. PLANALTO. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1950-1969/d35309.htm#:~:text=DECRETO%20No%2035.309%2C%20DE,Semana%20de%20Preven%C3%A7%C3%A3o%20Contra%20Inc%C3%AAndio%E2%80%9D.
Dia Nacional do Bombeiro: veja como é a preparação para resgate de soterrados. SP Notícias. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/dia-nacional-do-bombeiro-veja-como-e-a-preparacao-para-resgate-de-soterrados/.
Luz, IGOR. Corpo de Bombeiros celebra o Dia Nacional do Bombeiro Militar. Agência Pará. Disponível em: https://www.agenciapara.com.br/noticia/20549/corpo-de-bombeiros-celebra-o-dia-nacional-do-bombeiro-militar.
PLANALTO. LEI Nº 14.751, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2023. Institui a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, nos termos do inciso XXI do caput do art. 22 da Constituição Federal, altera a Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018, e revoga dispositivos do Decreto-Lei nº 667, de 2 de julho de 1969. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14751.htm
Samuel, FELIPE. Dia Nacional do Bombeiro é comemorado neste sábado: saiba mais sobre a data. CORREIO DO POVO. Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/geral/dia-nacional-do-bombeiro-%C3%A9-comemorado-neste-s%C3%A1bado-saiba-mais-sobre-a-data-1.849162.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *