05/06/2025

Em 5 de junho de 1972, na cidade de Estocolmo, na Suécia, foi realizada a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano. A primeira grande conferência-marco na área de meio ambiente, resultado de uma crescente preocupação universal sobre o uso saudável e sustentável do planeta e de seus recursos.

Segundo a ONU Meio Ambiente, é possível afirmar que o movimento ambientalista se iniciou séculos atrás, em resposta à industrialização. Em 1962, o movimento teve um forte impulso a partir da publicação do livro “Primavera Silenciosa”, de Rachel Carson, que alertava para os impactos ao meio ambiente causados por pesticidas químicos sintéticos utilizados nas atividades agrícolas.

Mas somente dez anos depois, na Conferência de Estocolmo, é que foi produzida uma declaração com a participação de 113 países, contendo princípios que estabeleceram as bases para uma agenda ambiental no Sistema das Nações Unidas.

“Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas…”

“Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade.” Trechos da Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente (Estocolmo, 1972), parágrafo 6.

Complementar à Declaração, as Nações Unidades estabeleceram o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente, para que, anualmente, a ONU e os governos de todo o planeta realizassem globalmente atividades que reafirmem a preocupação pela preservação e melhoria do meio ambiente, ampliando a consciência ambiental e cumprindo as determinações da Conferência.

Da natureza vêm nosso alimento, o ar que respiramos e a água que bebemos. O clima que regula as condições para que nosso planeta seja habitável é parte da natureza.

 

Este Dia Mundial do Meio Ambiente é a hora da Natureza.

A natureza é uma rede interconectada que, em desequilíbrio, afeta todos os seres vivos. No momento em que vivemos hoje, estamos recebendo da natureza a mensagem de que devemos repensar nossa relação com o meio ambiente e precisamos agir. Não podemos esperar mais meio século, pode ser tarde demais para a humanidade.

Como celebrar esta data?

Esteja aberto a aprender e a ser agente das mudanças que precisamos fazer para reconstruir nosso modo de vida.

Busque fontes de informação confiáveis para compreender melhor a inter-relação entre ser humano e natureza.

Comece agora!

Acompanhe a Agenda de Educação Ambiental no Portal de Educação Ambiental e fique por dentro da programação voltada para o meio ambiente que acontece o ano todo!

 

Hoje, esta imagem é bastante comum, mas a primeira foto da Terra vista do espaço foi tirada, em 1969. Observar o planeta dessa maneira chamou a atenção para o fato de que a Terra é única, um ecossistema frágil e interdependente. E, com isso, a consciência da responsabilidade coletiva de proteger a saúde e bem-estar desse ecossistema.

 

 

Saiba mais:

A República da Coreia sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente, de 2025, com foco no fim da poluição plástica no mundo, anunciaram o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a República da Coreia.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o mundo produz mais de 430 milhões de toneladas de plástico anualmente, dois terços dos quais são produtos de vida curta, que logo se tornam resíduos, poluindo os oceanos e, prejudicando a biodiversidade marinha e, muitas vezes, entrando na cadeia alimentar humana.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, em 2025, será um dia para sensibilizar e mobilizar sociedades e governos a se empenharem no combate à poluição por plásticos.

Nos ajude a #VencerAPoluiçãoPlástica.

Visite: https://www.worldenvironmentday.global/

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Vida na água
Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/14

 

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que
Acontece no Portal de EA

 

 

____________________________________________

 

Texto: Rachel Azzari
Revisão de texto e colaboração técnica: Denise Scabin – DEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – DEA/ SEMIL

 

 

Referências

ONU Meio Ambiente: https://www.unep.org/news-and-stories/press-release/republic-korea-host-world-environment-day-2025-focus-ending-plastic
World Environment Day: https://www.worldenvironmentday.global/

8 Respostas para “05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente”

  1. Celina disse:

    Having read this I thought it was rather informative.
    I appreciate you taking the time and effort to put this information together.
    I once again find myself personally spending a lot of
    time both reading and posting comments. But so what, it was still worth it!

    1. DENISE SCABIN PEREIRA disse:

      Dear Celina,

      The Environmental Education Portal team thanks you for your congratulations and participation.
      We would like to take this opportunity to invite you to join our WhatsApp community so that you can stay up to date with all the latest news from the Portal:

      https://chat.whatsapp.com/KGBMPgZ4DHQ5JxPHTkOz9u

  2. José Vilson Gonçalves de Paiva disse:

    As florestas atuam como um “pulmão verdade ” do planeta, absorvendo dióxido de carbono ( CO2) , liberando oxigênio, ajudando a mitigar os efeitos das mudanças climáticas. As florestas são abitats essenciais para espécies de plantas e animais, contribuindo para a biodiversidade global.

    1. DENISE SCABIN PEREIRA disse:

      Prezado José Vilson,
      Verdade, as florestas têm um importante papel na manutenção do equilíbrio ambiental global, na purificação do ar, e na regulação do ciclo hidrológico, influenciando no regime de precipitação, na proteção do solo e dos cursos d’água, na purificação e “reciclagem” da água, no controle de cheias e inundações, impedindo a ocorrência de enchentes, impedindo a erosão do solo, o assoreamento de rios, a ocorrência de secas e a desertificação; ou seja, as florestas influenciam na qualidade e disponibilidade de água. Por isso, e para que haja desenvolvimento sustentável, é fundamental manter as florestas de pé.
      Aproveitamos a oportunidade para convidá-lo a fazer parte da nossa comunidade no WhatsApp, para que o senhor fique por dentro de todas as novidades do Portal de Educação Ambiental: https://chat.whatsapp.com/KGBMPgZ4DHQ5JxPHTkOz9u
      A equipe do Portal de Educação Ambiental agradece a sua participação.

  3. Floraci Alves disse:

    goste muito das mensagens lidas sobre ONU Meio Ambiente:

    1. DENISE SCABIN PEREIRA disse:

      Olá, Floraci! Como vai?
      Sim, a mensagem da declaração produzida na Conferência de Estocolmo, com a participação de 113 países, contêm princípios que estabelecem as bases para uma agenda ambiental no Sistema das Nações Unidas até hoje. Além disso, complementar à Declaração, as Nações Unidades estabeleceram o dia 5 de junho como o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, para que, anualmente, a ONU e os governos de todo o planeta realizem ações que reafirmem a importância da preservação ambiental, para uma melhor qualidade de vida para todos.
      Aproveitamos a oportunidade para convidá-la a participar da nossa comunidade no WhatsApp, para que você fique por dentro de todas as novidades do Portal de Educação Ambiental:
      https://chat.whatsapp.com/KGBMPgZ4DHQ5JxPHTkOz9u
      A equipe do Portal de Educação Ambiental agradece a sua participação.

  4. Alice disse:

    para de jogar lixo parem de causar poluições vocês fazendo isso ficam paresendo uns babacas acabando com o nosso mundo nossa casa imaginem que vocês estão distruindo o meio ambiente que é um lugar publico a nossa casa.

    Alice 10 anos

    1. DENISE SCABIN PEREIRA disse:

      Olá, Alice! Tudo bem?
      Com certeza, é fundamental que a humanidade respeite o meio ambiente, preserve a flora e fauna, não polua o ar e águas, saiba dar o descarte adequado aos resíduos, pratique a coleta seletiva e a reciclagem, para que todas tenham uma melhor qualidade de vida.
      A equipe do Portal de Educação Ambiental agradece a sua participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *