24/11/2025

O Dia do Rio é um dia dedicado a celebrar, refletir e tomar medidas para apoiar os cursos d’água, que cruzam o nosso planeta. Mais do que um evento comemorativo, representa um apelo global para a compreensão sobre a importância vital dos rios, para a sobrevivência dos ecossistemas e das civilizações humanas. Celebrado, no dia 24 de novembro, a data é uma forma de promover ações de educação ambiental e mobilização, com o intuito de sensibilizar as pessoas e levá-las a mudanças de atitudes em prol da preservação desse recurso tão importante para a natureza e a nossa vida.

Um rio ou rio perene é um corpo d’água permanente, mais ou menos caudaloso, cujo fluxo pode até diminuir em certas épocas do ano (períodos de estiagem), mas nunca secar. Essa corrente contínua de água doce pode desaguar em outra (num rio), num lago ou no mar, onde geralmente termina (foz de um rio).

Esses corpos d’água são muito mais do que simples canais de água doce, eles desempenham funções ecológicas insubstituíveis, fornecendo habitats para uma biodiversidade incrivelmente rica, desde microrganismos, a grandes peixes e mamíferos. Os rios moldam paisagens, transportam sedimentos férteis para planícies de inundação, recarregam aquíferos subterrâneos e conectam ecossistemas distantes, desde suas nascentes, nas montanhas, até suas fozes nos oceanos. Para a humanidade, sua importância é histórica e multifacetada. Eles foram os berços das primeiras civilizações, servindo como fonte de água potável, irrigação para a agricultura que nos alimenta, transporte e geração de energia.

No entanto, apesar de sua importância crucial, os rios estão entre os ecossistemas mais ameaçados do mundo. Eles enfrentam um conjunto de pressões sem precedentes: poluição por esgoto doméstico, resíduos industriais agrotóxicos e pesticidas; resíduos sólidos descartados ilegalmente, desmatamento de suas matas ciliares e a construção de barragens, que fragmentam seu curso natural e alteram seus regimes ecológicos. O uso excessivo de suas águas tem levado com frequência à desertificação, e à alteração de ecossistemas, forçando a fuga de algumas espécies para outros locais, para sobreviver, e isso leva à introdução de espécies invasoras, que perturbam a fauna nativa de muitas regiões. As mudanças climáticas agravam essa situação, alterando os padrões de precipitação e seca.

Pensando na preservação dos nossos rios, a Organização das Nações Unidas (ONU) inseriu nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o ODS 6 – Água Potável e Saneamento, para garantir que todos os países do mundo tenham acesso à água tratada de qualidade, promovendo a equidade e o crescimento com igualdade de todos os países.

O Estado de São Paulo carrega uma história riquíssima com os seus rios, pois nas margens do Riacho do Ipiranga, Dom Pedro I gritou, no dia 7 de setembro, de 1822: “Independência ou morte!”, ato conhecido como a Proclamação da República, em que deixamos de ser colônia de Portugal, e passamos a ser uma nação independente. O rio foi canalizado, em 1942, e como ele, mais de três mil quilômetros de rios foram canalizados (retificados e com as margens e o leito impermeabilizados), na cidade de São Paulo, prática que gera inúmeros impactos ambientais, como o aumento da velocidade da água e o risco de enchentes à jusante, a redução da recarga de aquíferos, a degradação da qualidade da água e a perda da biodiversidade.

Preservar nossos rios é garantir a própria continuidade da vida. É um compromisso com o futuro, onde as crianças ainda possam nadar em águas limpas, as cidades tenham acesso à água de qualidade e a biodiversidade aquática possa prosperar. O Dia do Rio nos convida a olhar para este patrimônio com respeito e compromisso com a preservação, dando às próximas gerações um patrimônio hídrico não apenas preservado, mas revitalizado.

Jusante é o local para onde correm as águas dos rios, em direção à foz, onde um rio desemboca, que pode ser um outro rio, um lago ou o mar. Já, montante é o local onde nascem os rios.

 

 

Saiba mais:
ODS 6 – Água potável e saneamento. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/6.

 

 

Celebre o Dia do Rio!
Participe desta celebração da vida e da natureza, refletindo sobre a importância dos rios e sobre como cada atitude nossa pode ajudar a preservá-los.
Compartilhe sua CelebrAÇÃO no Portal de Educação Ambiental e faça parte dessa mobilização pelo futuro das águas!

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que
Acontece no Portal de EA

____________________________________________


Texto: Gustavo Novais Brasilino – DEA/ SEMIL
Revisão de texto e colaboração técnica: Denise Scabin – DEA/ SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – DEA/ SEMIL

 

 

Referências

CAMARGO BIZERRIL, SUZANA. São Paulo tem 3 mil quilômetros de rios sob o asfalto. REVISTA SUPERINTERESSANTE. Disponível em: https://super.abril.com.br/sociedade/sao-paulo-tem-quilometros-de-rios-soterrados-por-asfalto/.
DE MARI, JOÃO. Som revela rios ‘escondidos’ e subterrâneos na cidade de SP, que ainda podem ser ouvidos no Centro; veja mapa. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/07/12/som-revela-rios-escondidos-e-subterraneos-na-cidade-de-sp-que-ainda-podem-ser-ouvidos-no-centro-veja-mapa.ghtml.
IBGE – Educa. Rios do Brasil | Educa | Jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18305-rios-do-brasil.html.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. ODS 6 – Água potável e saneamento. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/6.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *