
24/12/2025
Considerando os graves problemas ambientais que o planeta Terra tem enfrentado, como as mudanças climáticas e seus impactos catastróficos, e a escassez de recursos naturais, devido ao consumo desenfreado, pequenas atitudes e mudanças de hábitos podem fazer a diferença para a melhoria da qualidade ambiental e de vida das pessoas.
Pensando nisso, o Portal de Educação Ambiental preparou algumas dicas e orientações de como é possível preparar uma ceia sustentável nas festas de final de ano, época que as pessoas acabam gastando ainda mais recursos e gerando muito mais lixo, o que agrava os problemas ambientais.
- Não desperdice comida. Para evitar o desperdício de alimentos, faça uma lista de compras: veja o que você tem em casa e faça uma lista do que falta, para comprar somente aquilo que for necessário. Calcule o número de convidados e a quantidade de ingredientes suficientes para sua ceia.
- Procure comprar alimentos produzidos na estação e na sua região, dessa forma você ajuda a reduzir os custos com transporte de mercadorias e evita o lançamento de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. Quando você compra um alimento importado, ele percorre um longo caminho até chegar na sua mesa, e utiliza muito combustível, dessa forma há um enorme lançamento de gases de efeito estufa na atmosfera, como o Dióxido de Carbono (CO₂) e o Monóxido de Carbono (CO). Além disso, comprando os alimentos de agricultores locais, você ajuda a economia local a se desenvolver.
- Procure diminuir o consumo de carne, dando preferência a pratos mais verdes (vegetarianos e veganos), dessa forma você ajuda a reduzir o desmatamento e a emissão de gases de efeito estufa.
- Procure comprar alimentos orgânicos e da agricultura familiar, pois alimentos da agricultura sustentável são produzidos de forma que não agride o solo, não desperdiça água e não contamina o meio ambiente, com agrotóxicos, fertilizantes, fungicidas e pesticidas. Além disso, não são transgênicos, ou seja, geneticamente modificados.
- Caso sobre comida da ceia, não jogue no lixo! Se possível, congele em recipientes adequados e bem fechados, para comer em outro dia ou procure fazer outras receitas com esses alimentos. Você pode, por exemplo, fazer bolinhos de carne ou bacalhau com as sobras de carnes e bacalhau ou pode fazer sanduíche natural de peru com as sobras de peru. Se o alimento estiver em bom estado e dentro do prazo de validade, pode ser doado para geladeiras comunitárias da região, bancos de comida ou pessoas que estiverem precisando.
- Procure substituir o refrigerante por suco natural, água de coco, água saborizada / aromatizada com frutas ou chá. Essas bebidas são muito mais saudáveis. Além disso, escolha armazenar essas bebidas em jarras ou garrafas de vidro, ao invés de plástico, o qual demora milhões de anos para se decompor na natureza.
- Faça pratos criativos, como servir a sobremesa ou o café em casquinhas e xícaras comestíveis. Você pode, por exemplo, assar um peixe na folha de bananeira, ao invés de utilizar papel alumínio e servir um mousse na casca de laranja.
- Procure utilizar recipientes, pratos e copos de vidro, e talheres reutilizáveis no lugar dos descartáveis, que demoram para se decompor e poluem o meio ambiente.
- Reduza o consumo de água na cozinha. Limpe as louças, retirando todos os restos de comida antes de lavá-las. Ensaboe as louças com a torneira fechada e só abra a torneira para o enxague.
- Se for usar a máquina de lavar louça, utilize na capacidade máxima.
- Verifique sempre se a torneira não está pingando ou com vazamento.
- Contribua para a coleta seletiva, separando adequadamente os materiais recicláveis dos orgânicos e dos rejeitos.
- Descarte o óleo de cozinha adequadamente, entregando para coleta seletiva. Com o óleo usado, novos produtos podem ser feitos, como sabão e velas.
- A decoração da mesa para a ceia de Natal pode ser feita, por exemplo, com alimentos, frutas e folhas.
- Procure fazer uma ceia de Natal e uma festa de fim de ano sustentável e mobilize seus familiares e amigos a fazerem o mesmo.
- Compartilhe essas dicas com todos aqueles que você conhece!
O Portal de Educação Ambiental deseja a todos boa festas!
____________________________________________
Texto: Denise Scabin – DEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – DEA/ SEMIL
Referências
ECYCLE. Como montar uma ceia de Natal sustentável? Disponível em: https://www.ecycle.com.br/ceia-de-natal-sustentavel/
RECEITAS – GLOBO. Ceia de Natal sustentável: veja 6 ideias para servir e decorar. Disponível em: https://receitas.globo.com/datas-comemorativas/natal/ceia-de-natal-sustentavel-veja-ideias-para-servir-e-decorar.ghtml