04/10/2021

Desde o momento em que acordamos, todas as opções que fazemos geram algum impacto na cadeia de consumo. As roupas que usamos, os alimentos que ingerimos e a maneira de prepará-los, o veículo em que nos deslocamos, dentre muitas outras escolhas em nosso cotidiano, podem ter consequências negativas ou positivas para o meio ambiente.

O Consumo Sustentável norteia nossas escolhas para produtos que atendam às necessidades básicas de todas as pessoas, mas a partir da diminuição de danos ao meio ambiente e da demanda de uso de recursos naturais, com enfoque na redução da geração de lixo e de materiais tóxicos. A melhoria da qualidade de vida para todos os seres vivos também está no cerne da prática de um consumo mais consciente.

É importante lembrar que consumir não está relacionado apenas aos produtos que compramos. Valores como o não desperdício, a real necessidade e ações para reutilização podem determinar a transformação de hábitos para que se tornem práticas sustentáveis.

Nessa seção, traremos periodicamente indicações de escolhas para consumir de maneira sustentável.

Conheça agora 3 escolhas sustentáveis para…economizar energia em casa:

  1. Desligar aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem sendo usados. Os aparelhos em modo stand-by (modo espera) ainda consomem energia, e isso aumenta o consumo do aparelho em cerca de 20%.
  2. Limpar regularmente lustres, luminárias e lâmpadas. A poeira grudada na superfície forma uma barreira para a luz, deixando o ambiente mais escuro e exigindo que mais lâmpadas sejam acesas para sua iluminação.
  3. Tomar banho, lavar roupas e utilizar aparelhos que consomem mais energia elétrica fora do horário de pico – entre 18h e 21h. A demanda de energia é muito concentrada nesse horário o que acarreta em acionamento de usinas termelétricas para supri-la. As termelétricas deixam a conta de energia mais cara (bandeira vermelha), e ainda são mais poluentes, emitindo Gases de Efeito Estufa em grande quantidade. Para estimular o uso de energia fora do horário de pico, a Agência Nacional de Energia Elétrica criou a chamada bandeira branca; o consumidor que se cadastrar para essa modalidade com a distribuidora de energia tem a tarifa mais barata fora dos horários de pico, gerando economia na conta de luz.

________________________________________________________________

Saiba mais sobre a bandeira branca:

https://www.aneel.gov.br/postos-tarifarios

https://idec.org.br/ferramenta/calculadora-da-tarifa-branca

 

Texto: Rachel Azzari – Coordenadoria de Educação Ambiental/SIMA