14/12/2021

O Comitê de Integração de Educação Ambiental, por meio de seu Grupo de Trabalho de Comunicação, em parceria com o Portal de Educação Ambiental, fez um convite para que cada instituição da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente apresentasse “Como o trabalho da sua instituição se relaciona com as mudanças climáticas?”

O resultado será publicado quinzenalmente para que todas as pessoas possam conhecer um pouco sobre as ações e projetos da SIMA que contribuem para redução das emissões e mitigação do efeito estufa.

O primeiro vídeo é sobre o trabalho da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade, que é uma das instituições componentes da Subsecretaria de Meio Ambiente:

Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB):

A Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade – CFB tem entre suas principais atribuições: planejar, coordenar e controlar a aplicação de normas e políticas, e a execução de programas, projetos e ações relacionados à fiscalização, monitoramento, proteção e recuperação dos recursos naturais, ao uso sustentável e à conservação da biodiversidade no Estado de São Paulo.

Sua missão é “propor, promover e implementar normas, planos, programas e ações que visam à proteção, conservação e restauração dos ecossistemas e da biodiversidade e ao uso sustentável dos recursos naturais”.

A coordenadoria está estruturada nos Departamentos de Fauna, Fomento à Proteção da Biodiversidade, Fiscalização e Gestão Regional, e conta com Centros Técnicos Regionais que abrangem os distintos territórios do Estado. Sua atuação está organizada em Eixos Temáticos alinhados ao seu Planejamento Estratégico, dentre eles:

Conservação Integrada: contempla iniciativas de conservação in situ (no hábitat onde vivem) e ex situ (em empreendimentos de fauna como zoológicos, ou instituições de pesquisa) de fauna e de flora, considerando as possíveis e necessárias interrelações entre estas estratégias.

Restauração de Ecossistemas: contempla estratégias voltadas à promoção, ao fomento e ao monitoramento da restauração no estado, à luz das premissas e conceitos adotados pela Década da Restauração de Ecossistemas da ONU (2021 – 2030). A Restauração de Ecossistemas constitui uma das principais estratégias para viabilizar, no médio e longo prazos, a efetiva conservação da biodiversidade e dos recursos naturais na Mata Atlântica e no Cerrado paulistas.

Saúde e Biodiversidade: contempla ações que objetivam o estabelecimento e implementação de políticas públicas voltadas à prevenção de agravos e de impactos sobre a biodiversidade, a promoção da coexistência humano-fauna de maneira harmônica, a formação e comunicação, a vigilância em saúde e o manejo de risco de doenças em circulação no estado, com foco, sobretudo, naquelas que tenham significativa interface com a fauna silvestre.

Fomento ao Uso Sustentável dos Recursos Naturais : contempla estratégias que objetivam promover ou fomentar modificações nas relações de diferentes grupos sociais com a biodiversidade e os ecossistemas, para reduzir as pressões sobre os recursos naturais, dentre outros objetivos.

Madeira Legal: este eixo tem por objetivo diminuir o comércio ilegal da madeira originária da Amazônia dentro do Estado de São Paulo e promover o consumo responsável desta matéria-prima, por meio do gerenciamento do Sistema Documento de Origem Florestal – DOF e do Programa CAD Madeira.

Estratégias de Proteção e Fiscalização: contempla a elaboração e implementação de estratégias integradas de proteção aos ecossistemas e à biodiversidade, sejam voltadas à prevenção ao cometimento de infrações ambientais, ao combate destas infrações (fiscalização ambiental) ou ao seu monitoramento. Direcionadas à proteção de áreas de relevância e importância para a conservação da biodiversidade no Estado de São Paulo, bem como aos temas elencados como prioritários, as ações deste Eixo estão organizadas em linhas temáticas consolidadas nas metas estabelecidas no PPA 2020-203 e em Programas ou Planos de Fiscalização e Monitoramento específicos, articulados com demais instituições e órgãos governamentais e com o envolvimento da sociedade civil.

Conheça os programas e projetos desenvolvidos pela Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade.

Confira as edições do Participe! relacionadas aos temas de atuação da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental:

Estratégias de Proteção e Fiscalização:

Participe! Como solucionar um auto de infração ambiental no estado de São Paulo

Políticas de Meio Ambiente para o Litoral: Planejamento, Fiscalização e Educação Ambiental

Participe! Ações para proteção da fauna: o que precisamos entender e o que podemos fazer?

Fomento ao Uso Sustentável dos Recursos Naturais :

Participe! Sistemas Agroflorestais

Participe! Adequação ambiental de propriedades e exploração sustentável de espécies nativas (Protocolo de Transição Agroecológica)

Participe! Criação de Abelhas nativas sem ferrão (Parte 1)

Participe! Criação de abelhas nativas sem ferrão (Parte 2)

Saúde e Biodiversidade:

Participe! Convivência entre humanos, animais domésticos e animais silvestres

Participe! Dengue e arboviroses: a prevenção é a melhor ação

Participe! Saúde Única

Restauração de Ecossistemas:

Participe! Projeto Conexão Mata Atlântica

Participe! Biodiversidade e Fehidro: como elaborar bons projetos?

Participe! Restauração ecológica e os desafios para o estado de São Paulo

Conservação Integrada:

Participe! Biodiversidade

Participe! Fauna silvestre e fauna doméstica

Participe! Fogo na Mata: como ajudar os animais em incêndios florestais