07/01/2022

Socioambiental é um neologismo que junta as palavras social e ambiental. Resulta em como a junção do social e do ambiental em uma só palavra manifesta o surgimento de uma nova relação entre natureza e cultura. Refere-se aos problemas e processos sociais, tendo em conta sua relação com o meio ambiente: desenvolvimento socioambiental. Por extensão trata-se da responsabilidade dos indivíduos por suas ações que afetam o ambiente. 

É uma forma de abordar problemas e questões intercalando aspectos relacionados ao meio ambiente e a sociedade/cultura. A ideia é abordar os problemas de uma nova maneira pois, historicamente a humanidade fez uma divisão entre natureza e cultura, natureza e homem. Hoje, já se sabe que essa separação não só não é real, nem funcional, como também cria mais problemas tanto para as pessoas, como para o meio ambiente.  

Abordar uma questão de maneira socioambiental vai muito além de cumprir as leis referentes ao meio ambiente, resíduos, preservação de biomas, é entender que a sociedade está no planeta e faz parte dele e que a qualidade de vida, incluindo a dos animais e vegetais, deve ser pensada de forma global. 

Existem diversas ações que empresas, instituições e governos podem adotar para a criação de uma política/agenda socioambiental como:

  • Estabelecer um bom relacionamento com a comunidade e com os organismos ambientais, visando ao estabelecimento de uma política ambiental que leve à um sistema de gestão ambiental eficiente com garantia de segurança dos empregados e das comunidades vizinhas.
  • Utilizar tecnologias limpas e fazer investimentos significativos em proteção ambiental.
  • Adotar compromissos ambientais com a associação das ações ambientais aos princípios estabelecidos na Carta da Terra, entendendo a questão ambiental como valor de negócio.
  • Promover atuação ambiental com base na agenda 21 local e, deste modo, contribuir para o desenvolvimento sustentável de municípios circunvizinhos. 

 


Texto: Rozélia de Medeiros (Coordenadoria de Educação Ambiental/SIMA)
Edição: Rachel Azzari (Coordenadoria de Educação Ambiental/SIMA)
Arte: Cibele Aguirre (Coordenadoria de Educação Ambiental/SIMA)