
18/03/2022
O Plástico de Uso Único é aquele plástico descartável com uma vida útil extremamente curta. Muitos deles são usados por segundos, como mexedores descartáveis utilizados para café, por exemplo.
Entre as décadas de 1930 a 1950 o processo de polimerização diversificou a produção de plásticos em escala industrial, e esse material foi aos poucos fazendo cada vez mais parte de nossa rotina. Nos últimos quinze anos foi fabricado 50% de todo o plástico existente no planeta. Segundo estudo publicado no Fórum Econômico Mundial de Davos em 2016, em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos.
Devido às suas propriedades, como o baixo peso e a alta durabilidade, por exemplo, o plástico trouxe muitas inovações e benefícios em diversos setores. No entanto, vantagens percebidas como praticidade, economia, leveza, resistência e facilidade de produção ofuscavam o fato de que embalagens plásticas descartáveis se acumulavam pelos continentes e nos mares.
Estima-se que 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos mares todos os anos. A maior parte do plástico vai para o fundo oceânico, mas cerca de 10% permanece flutuando formando ilhas de plástico. Uma ilha formada por plásticos no Oceano Pacífico tem três vezes o tamanho do território da França.
É importante destacar que o plástico é um material que foi feito para durar, mas a maior parte dessa quantidade é composta de plásticos de uso único. Isso significa que embora seja usado por segundos, minutos, horas ou dias, pode permanecer no ambiente por quase 500 anos.
Embora existam alternativas para a reciclagem, muitos são descartados em locais inadequados. Além disso, há alternativas duráveis ou com materiais menos impactantes ao meio ambiente para a maior parte dos plásticos de uso único.
Por isso, o combate ao plástico depende de cada cidadão e cidadã em suas escolhas diárias. O lixo que produzimos também é nossa responsabilidade.
A questão é tão séria que muitos países, estados e cidades estão regulamentando o uso do plástico de uso único com proibições multas e, em alguns locais como Mumbai, na Índia, até a penalidade de prisão!
Em Março de 2022 o Programa de Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas estabeleceu um Acordo para acabar com a Poluição Plástica até 2024.
Exemplos de Plástico de Uso Único:
- Copos (de diversos tamanhos!), talheres e pratos
- Canudos plásticos
- Mexedores descartáveis
- Filtro de cigarro
- Hastes Flexíveis (cotonete)
Saiba mais:
Portal de Educação Ambiental – Como podemos ter hábitos sustentáveis no dia-a-dia?
UNEP/ONU – 7 maneiras de combater a maldição dos plásticos de uso único
ReciclaSampa – Repense seus hábitos e recuse o plástico de uso único
Legislação do Estado de São Paulo que bane o suso de canudos plásticos: Lei Estadual 17.110/201 e Decreto Estadual 64.527/2019
Texto: Rachel Azzari – Coordenadoria de Educação Ambiental/SIMA
Arte: Cibele Aguirre – Coordenadoria de Educação Ambiental/SIMA