25/11/2022

ECOSSISTEMA é o termo utilizado para definir um grupo de seres que habitam em um determinado local, as relações entre eles, e a interação destas comunidades com o ambiente em que vivem. Dois pontos são fundamentais para compreensão desse conceito:

1. Ecossistema representa unidades ou sistemas ambientais ecologicamente estáveis e autossuficientes.

A estabilidade ecológica é caracterizada pela persistência e capacidade de auto-organização de um ecossistema de se manter em equilíbrio e pode ser definida por dois conceitos independentes. Esses conceitos, utilizados para descrever a resposta das comunidades aos diferentes tipos de estresse ambiental, são: resistência e resiliência. Resistência é a capacidade de um sistema sustentar sua estrutura e funções ao sofrer algum tipo de distúrbio.  Resiliência, por sua vez, é a capacidade de um sistema estabelecer novamente seu equilíbrio após ter sofrido um grande impacto, ter sido rompido por alguma alteração.

2. Ecossistema é formado por fatores bióticos e abióticos.

•Fatores bióticos: seres vivos do sistema, tais como plantas e animais.
•Fatores abióticos: partes “sem vida” do ambiente, como o solo, a atmosfera, a luz e a água.

E esses fatores estão inter-relacionados em diversos aspectos. Um ecossistema é um sistema aberto e caracteriza-se pelos fluxos de entrada e saída de matéria e energia. A base da existência de quase todo ecossistema é um fluxo de energia solar,  resultado de uma reação de fusão ao vivo (por meio da fotossíntese) ou indireta (por meio das  atividades de decomposição de matéria orgânica).

 

 

Saiba mais: 

Discutindo a educação ambiental a partir do diagnóstico em quatro ecossistemas no Brasil

TEEB – A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade para Formuladores de Políticas Locais e Regionais (2010)

Guia prático para a restauração de ecossistemas

 

 

Texto: Rachel Azzari e Rozélia Medeiros – Coordenadoria de Educação Ambiental CEA/SIMA

Arte: Cibele Aguirre – Coordenadoria de Educação Ambiental CEA/SIMA