21/12/2018

Embora o Sistema Ambiental Paulista ofereça atividades de educação ambiental em diversos locais, como parques e museus, através de cursos, visitas monitoradas, eventos, exposições, livros etc., há a necessidade de articulação entre as instituições do Sistema e de estabelecer diretrizes de como a educação ambiental deve ser abordada nos diferentes segmentos e instituições.

Embora o Sistema Ambiental Paulista ofereça atividades de educação ambiental (EA) em diversos locais, como parques e museus, através de cursos, visitas monitoradas, eventos, exposições, livros etc., há a necessidade de articulação entre as instituições do Sistema e de estabelecer diretrizes de como a educação ambiental deve ser abordada nos diferentes segmentos e instituições.

Como forma de buscar corresponder ao que estabelecem as Políticas Nacional e Estadual de Educação Ambiental, a Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), da Subsecretaria de Meio Ambiente, assume esse papel de articulação e realiza programas e projetos que permeiam as demais políticas de meio ambiente.

Algumas políticas ganham mais densidade por possuírem característica estruturante, ou seja, são políticas públicas que atuam em um nível mais estratégico, dando assim subsídios para orientar projetos e ações em nível operacional. Para essas políticas, a CEA tem atribuído a denominação de eixos e programas. Os eixos partem de compreensões sobre grandes questões para a Educação Ambiental como política pública e cada um dos programas (que são instrumentos de planejamento) abrigam projetos com ações de EA.

Assim, a CEA organiza suas ações governamentais a partir de dois eixos estratégicos: o primeiro atua em projetos com outras secretarias, municípios e sociedade civil para fortalecer a participação de outros setores na elaboração e implementação de políticas públicas de educação ambiental; e o segundo trabalha para a consolidação da educação ambiental como instrumento da gestão ambiental, atuando em projetos com outros órgãos do Sistema Ambiental Paulista, ampliando a ideia de Educação Ambiental.

Embora as ações da CEA estejam organizadas dessa maneira atualmente, ela trabalha em um processo contínuo de formulação, implementação, monitoramento e revisão de suas ações, podendo incorporar novas iniciativas à medida em que outras questões públicas são inseridas na agenda governamental.

Nas próximas semanas, o Portal de Educação Ambiental vai começar a explicar como são desenvolvidos os programas e de que maneiras eles estimulam a dimensão educadora de outras políticas públicas.

Para conhecer as outras áreas de trabalho da Coordenadoria de Educação Ambiental, acesse.