26/06/2023

Quando se fala em meio ambiente, logo vem à mente uma floresta, uma rica variedade de plantas, grandes árvores e animais de diversas espécies. Mas, o meio ambiente não é constituído apenas pelas plantas e pelos animais. Ele é também constituído e alterado por atividades humanas (ações antrópicas). Portanto, o meio ambiente é formado por elementos abióticos[i], como a água, o ar, o solo e a energia; por elementos bióticos, como a flora e a fauna; e pela cultura humana, seus valores sociais, políticos, econômicos, científicos, morais, religiosos, etc.

O meio ambiente é o conjunto de elementos e processos biológicos, químicos e físicos, responsáveis pela vida na Terra. Ele é composto pela biosfera, hidrosfera, atmosfera e litosfera. (*Fonte)

 

Biosfera: consiste no conjunto de todos os ecossistemas existentes no nosso planeta, o que abarca as mais diversas formas de vida que habitam a Terra nos ambientes terrestre, de água doce e de água salgada.

Hidrosfera: representa todos os corpos d’água (doce ou salgada) do planeta Terra. Além disso, considera-se parte da hidrosfera a água em qualquer estado físico: sólido, presente na forma de geleiras e calotas polares; líquido, como mares, rios, lagos, águas superficiais e de subsuperfície; e também gasoso, que corresponde à água presente na atmosfera na forma de vapor.

Atmosfera: trata-se de uma espessa camada de gases que formam um envoltório ao redor do nosso planeta, constituída por elementos como oxigênio, gás carbônico, nitrogênio e outros, além do vapor d’água. A atmosfera se divide em cinco camadas (troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera) e é importante porque é nela onde ocorrem os processos que regem o tempo e o clima, servindo ainda como um escudo protetor contra raios ultravioletas, meteoritos e ventos solares e na ocorrência do efeito estufa.

Litosfera: é a camada mais externa do planeta Terra, situando-se acima do magma terrestre. Divide-se em fragmentos sólidos muito extensos chamados de placas tectônicas, sendo formada essencialmente por rochas e minerais. É sobre a litosfera que vivemos e onde as demais esferas se desenvolvem”

 

O desequilíbrio ambiental, que ocorre devido ao desequilíbrio das dinâmicas em uma ou mais de suas esferas, provocado principalmente por determinadas ações humanas (ações antrópicas), tem como consequências diversos problemas ambientais, os quais podem ser desencadeados de diversas formas, como, por exemplo, devido ao crescimento urbano desordenado e sem planejamento; devido à intensificação da agropecuária e de atividades industriais; e devido à exploração sem limites dos recursos naturais. Tudo isso, a médio e longo prazos, pode trazer graves consequências para o equilíbrio ambiental e para a qualidade de vida e saúde das pessoas.

Alguns problemas ambientais decorrentes de ações antrópicas são:

Desmatamento e queimadas; poluição do ar; aumento do buraco na camada de ozônio; aumento do efeito estufa e consequente aquecimento global e mudanças climáticas; poluição das águas de rios, mares e oceanos; falta de água; desertificação; poluição dos solos; contaminação de plantações e alimentos; desequilíbrio dos ecossistemas e perda de biodiversidade; extinção de espécies vegetais e animais.

O meio ambiente oferece ao ser humano e a todo o ser vivo as condições e os recursos necessários para a sua sobrevivência: o ar, a água, os alimentos, as matérias-primas. Por isso, é fundamental que o ser humano respeite e proteja a biodiversidade, preserve o meio ambiente para manter o equilíbrio dos ecossistemas, conserve os recursos naturais, para que não se esgotem, e sensibilize as pessoas quanto a isso, para que elas repensem seus hábitos e atitudes no seu dia-a-dia, em prol do meio ambiente.

A sustentabilidade é fundamental para garantir um ambiente equilibrado e sem escassez de recursos naturais. O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. Ele tem como principais objetivos conservar os recursos naturais para o futuro, garantir o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental.

Ser a favor do meio ambiente, é ser a favor da vida!

 

Curiosidade: O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, data estabelecida durante a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada no ano de 1972, em Estocolmo, na Suécia. Diversas ações são realizadas na Semana do Meio Ambiente para a sensibilização das pessoas a respeito da importância de se preservar o meio ambiente para uma boa qualidade de vida.

 

Conheça algumas ações para ajudar a proteger o meio ambiente e os recursos naturais:

  • Verifique, regularmente, se há vazamentos em torneiras, sanitários ou canos furados. Feche a torneira para escovar os dentes, fazer a barba e ensaboar a louça. Tome banhos rápidos, assim, você economiza água e energia elétrica. Procure colocar aeradores (“bicos-chuveirinho”) nas torneiras, pois ajudam na economia de água. Para lavar o carro, substitua a mangueira pelo balde.
  • Se possível, colete a água da chuva em cisternas. Esta água pode ser reutilizada para lavar quintais, para lavar o carro e para regar as plantas do seu jardim.
  • Entregue o óleo usado em frituras nos pontos de coleta. Não o descarte no ralo, nem no vaso sanitário, pois isso entope canos e polui as águas.
  • Somente use sabonetes, xampus, detergentes e produtos biodegradáveis, para não contaminar os rios.
  • Procure consumir alimentos orgânicos, que foram produzidos sem agrotóxicos, os quais podem contaminar o solo e os lençóis freáticos; além de prejudicarem a saúde.
  • Reflita sobre a real necessidade de descartar algum produto e adquirir outro, não se deixando levar por propagandas e modismos.
  • Procure saber se a empresa fabricante do produto que você irá adquirir se preocupa com a economia no consumo de água e energia na produção; com a minimização na geração de resíduos; com a racionalização do uso de matérias-primas; com a redução da emissão de poluentes; com a adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente; com a utilização de produtos de baixa toxicidade e biodegradáveis; com a responsabilidade social e trabalhista; que tenham certificações e selos de qualidade ambiental.
  • Dê preferência a produtos que tenham refil.
  • Separe os resíduos recicláveis (vidros, metais, papel, papelão, sacos e embalagens plásticas de todos os tipos) dos rejeitos e contribua para a coleta seletiva e reciclagem. Contribua também para a logística reversa de determinados produtos como baterias, pneus, cartuchos de tintas de impressoras, devolvendo o produto utilizado ao revendedor, que por sua vez deverá encaminhar ao fabricante. Procure se informar na sua região.
  • Procure consumir produtos fabricados com materiais reciclados.
  • Prefira produtos recicláveis.
  • Procure adquirir produtos mais resistentes e duráveis, de modo que você não precise descartá-los tão cedo.
  • Procure conservar, consertar e reformar suas coisas ao invés de substituí-las por outras.
  • Prefira talheres de metal, copos e pratos de louça/ vidro, pois os descartáveis geram lixo e demoram a se decompor.
  • Adquira pilhas recarregáveis.
  • Faça uma doação de roupas e objetos que não precisa mais ao invés de descartá-los. O que não é mais útil para você, pode ser útil para alguém.
  • Evite sacolas plásticas sempre que puder. Leve uma sacola retornável para fazer suas compras. Caso leve para casa sacolas plásticas, reutilize-as como sacos de lixo ou para transportar uma nova compra.
  • Evite descartar medicamentos no lixo comum. Algumas redes de drogarias recebem esses produtos para descarte adequado. Procure se informar na sua região.
  • Não adquira aerossóis, aparelhos de refrigeração e ar condicionado que contenham CFC (clorofluorcarbono), que é responsável pela diminuição da camada de ozônio, a qual retém grande parte dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, que são prejudiciais à saúde.
  • Economize energia e invista em eficiência energética. Desligue aparelhos e lâmpadas que não estão sendo usados. Dê preferência ao uso de fontes de energia limpa e renováveis, como a energia solar, a energia eólica (dos ventos) e a biomassa.
  • Reduza o consumo de combustíveis fósseis e seus derivados, como o petróleo e a gasolina. Procure deixar o carro em casa. Prefira usar o transporte público, assim você ajudará a reduzir a poluição. Faça caminhadas ou ande de bicicleta: são excelentes exercícios para a saúde e não poluem o ar. Se usar o carro, dê carona a familiares, vizinhos e amigos. Planeje sempre seu trajeto antes de sair. Dê preferência ao uso de biocombustíveis como o etanol e biodiesel.
  • Não queime lixo.
  • Não solte balões, eles podem provocar incêndios. Lembre-se: soltar balão é crime.
  • Plante árvores e utilize plantas em sua decoração. Além de ser muito bonito, você ajuda a purificar a atmosfera.
  • Use a internet para fazer reuniões; assim, você deixa de usar o carro ou o avião e, consequentemente, ajuda a reduzir a poluição.
  • Denuncie desmatamentos e queimadas às autoridades responsáveis.

 

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que tratam de questões relativas ao meio ambiente: ODS 2, 3, 4, 6, 7, 11, 12, 13, 14 e 15. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

 

[i]Abiótico: qualidade dos elementos de um ecossistema que não têm vida. (Fonte: BRASIL, Anna Maria; SANTOS, Fátima. O Ser Humano e o Meio Ambiente de A a Z: Dicionário.

São Paulo: FAARTE, 2007.)

Biótico: qualidade dos elementos de um ecossistema que têm vida. (Fonte: BRASIL, Anna Maria; SANTOS, Fátima. O Ser Humano e o Meio Ambiente de A a Z: Dicionário.

São Paulo: FAARTE, 2007.)

 

 

 

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Referências

(*) Fonte: Brasil Escola – UOL.  Meio ambiente: o que é, resumo, importância, preservação.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/meio-ambiente.htm

 

BRASIL, Anna Maria; SANTOS, Fátima. O Ser Humano e o Meio Ambiente de A a Z: Dicionário. São Paulo: FAARTE, 2007.

BRASIL ESCOLA – UOL. Meio ambiente: o que é, resumo, importância, preservação. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/meio-ambiente.htm

SÃO PAULO (Estado). Cadernos de Educação Ambiental – 2 – Ecocidadão. Disponível em: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/caderno-2-eco-cidadao/

SÃO PAULO (Estado). Manual do Ecocidadão. São Paulo: SMA, 2012. Disponível em: Disponível em: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/manual-do-ecocidadao-2/

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

 

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Texto: Denise Scabin – CEA/ SEMIL
Gestão de conteúdo e planejamento: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL