24/07/2023

Tecnologia sustentável é qualquer tecnologia utilizada com o objetivo de conservar os recursos naturais e promover o desenvolvimento social e econômico para as gerações futuras. Um conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos usados para produzir um produto.

Essas tecnologias sustentáveis exercem papéis importantes:

– quando a inovação tecnológica possibilita a substituição de recursos não renováveis por recursos renováveis. Por exemplo, usar lâmpadas movidas a energia solar para iluminar ruas e caminhos, ao invés de lâmpadas incandescentes conectadas à rede elétrica local. Isso também se aplica à mudança de materiais não biodegradáveis para materiais biodegradáveis na produção.

– no momento em que a tecnologia sustentável melhora a usabilidade de uma determinada máquina, tornando-a mais eficiente. Por exemplo, com a ajuda de sensores de consumo/ presença, o consumo de água da torneira pode ser significativamente reduzido impedindo que elas sejam deixadas abertas. O mesmo conceito pode ser aplicado à energia elétrica (sensores de movimento) e à mobilidade (desligamento automático do motor).

– pelo fato que o uso de tecnologia evita a deterioração, poluição e outros efeitos ambientais adversos, resultantes de seu uso ou produção. Por exemplo, usamos satélites para monitorar áreas protegidas, mapear focos de incêndio e extração ilegal de madeira.

Também é importante pensar em algumas medidas para poder implementar pessoalmente ou profissionalmente a tecnologia sustentável no cotidiano.

Estar aberto para o novo mundo que está surgindo. O primeiro passo está diretamente relacionado à nossa mentalidade. Entender que existem inovações sustentáveis que podemos aproveitar e que devemos buscá-las.

Analisar nossa residência em busca de eletrodomésticos com baixa eficiência energética para substituir quando possível. Alguns exemplos incluem ar condicionado, geladeira, freezer, micro-ondas, aquecedor.

Implementar fontes de energia renovável ou mais eficientes no seu ambiente. Se for possível, usar sistema de energia solar, mas se não for, trocar lâmpadas incandescentes por LED, usar lâmpadas inteligentes, entre outros.

Introduzir tecnologias que reduzam o consumo de água ou melhore seu reaproveitamento, que vão desde sistemas de coleta de chuva, até válvulas econômicas para a descarga do vaso sanitário.

Buscar formas de mobilidade mais sustentáveis para sua rotina. Quando possível, usar carros elétricos ou mesmo transportes públicos elétricos, ao invés daqueles que utilizam combustíveis convencionais.

Aproveitar novas tecnologias online, que evitam gasto de recursos físicos, que vão desde sistemas de assinatura virtual, até o uso de computadores para fazer anotações no lugar de cadernos.

 

Exemplos de implementação de tecnologias sustentáveis: eficiência energética; luz LED.
LED
Ao pensar em eficiência energética e uso de luz, uma das primeiras tecnologias sustentáveis que vem à mente é a iluminação LED. A iluminação LED substituiu rapidamente as lâmpadas incandescentes tradicionais em residências, apartamentos, empresas e até em locais públicos.

Essas lâmpadas LED economizam até 80% em relação às lâmpadas tradicionais.

Energia Solar Acessível
Até recentemente, instalar um sistema de energia solar em uma casa ou empresa era um luxo para poucas pessoas. Mas, agora, com o advento de tecnologias mais baratas e melhores soluções, o uso de energia solar nas residências aumentou significativamente. Uma das vias que tem possibilitado a implementação desta tecnologia (ainda dispendiosa do ponto de vista individual, mas compensadora ao longo do tempo) é o plano de financiamento para a sua instalação.
Mobilidade
Transporte Privado Elétrico
Os veículos elétricos estão rapidamente se tornando uma realidade em todo o mundo, e aqui, no Brasil, eles começam a existir de forma mais estruturada, porém em um ritmo mais lento.

Os obstáculos são altos, pois os veículos totalmente elétricos e híbridos ainda são mais caros do que os modelos a gasolina e diesel, e não há muitos pontos de carregamento disponíveis.

É uma das tecnologias sustentáveis que podem reduzir significativamente o consumo de combustíveis fósseis.

Transporte Público Elétrico
Se os veículos elétricos se tornarem uma realidade, o transporte público elétrico terá naturalmente a opção de ônibus elétricos e bondes elétricos para os usuários em geral. Já existem várias cidades no Brasil e no mundo com experiências e projetos em andamento.

Esta é uma opção que pode ter um grande impacto, dada a lógica de utilização do transporte. O custo inicial é alto, mas esse custo potencial é pago com o tempo economizando combustível (geralmente diesel).

Caminhão Elétrico
Com caminhões elétricos, um mundo de novas possibilidades se abre. Aqui, no Brasil, esse é um dos caminhos mais promissores. Afinal, são responsáveis por cerca de 50% da poluição do ar, apesar de representarem apenas 5% da frota que circula nas estradas diariamente.

Também é verdade que ainda há muito trabalho a ser feito. Em primeiro lugar, é necessária a coordenação operacional com postos de reabastecimento de longa distância. Outra coisa é diminuir o custo total desses veículos, que neste momento ainda é superior aos modelos atuais de caminhões a diesel.

Economia circular

Reciclagem de plástico
Recentemente, um dos episódios da série documental “Disservice to the Consumer” (Netflix), sobre a farsa da reciclagem mundial de plástico, relata que apenas 16% dos, aproximadamente, 350 milhões de toneladas de resíduos plásticos gerados a cada ano são reciclados.

Algumas das tecnologias sustentáveis promissoras são a pirólise (onde os resíduos plásticos são transformados novamente em matérias-primas líquidas, sem oxigênio, usando calor), reciclagem química e alta tecnologia modular e escalável, usando tecnologia de micro-ondas.

Armazenamento de energia

Baterias de lítio e cobalto
Vale destacar as tecnologias sustentáveis de armazenamento de energia, que estão revolucionando vários setores (incluindo os veículos elétricos).

O mercado de baterias de lítio e cobalto foi transformado, resultando em preços mais baixos e capacidades de armazenamento cada vez maiores. Desde o aumento do investimento em soluções para baratear os veículos elétricos (a Tesla é uma das pioneiras), essas mudanças e avanços levaram alguns anos a evoluir. Para dar um exemplo simples, as e-bikes usam baterias de lítio para aumentar o alcance e se tornarem mais leves.

Aproveitamento de recursos

Captação e reutilização de água
A água é o elemento mais importante para a existência da vida. Por esse motivo, é muito importante focar na gestão eficiente da água.

Entre as opções de tecnologias voltadas para o consumo de água, é possível implementar sistemas de captação mais sustentáveis, seja a captação subterrânea por meio de poços artesianos legais para fins potáveis ou a captação de água da chuva para fins não potáveis.

Outra opção que pode melhorar a segurança hídrica é o reuso da água.

Nas estações de tratamento de efluentes (ETE), os efluentes domésticos podem ser “reciclados” para produzir água reutilizável, que pode ser usada para limpeza, irrigação, sistemas de refrigeração, drenagem sanitária e muito mais.

Quando combinados os sistemas de coleta e tratamento de água, com foco na eficiência, podem suprimir os riscos hídricos e economizar dinheiro, por meio da inovação e da sustentabilidade.

 

 

Facilitador

Internet das Coisas (IoT)

Ter sistema próprio de abastecimento de água e energia, economizar, não depender de concessionárias e fazer tudo de forma sustentável é um verdadeiro sonho.

Mas, é inútil se esses sistemas não forem gerenciados adequadamente. Aqui, a tecnologia pode novamente ser utilizada no interesse da sustentabilidade: estamos falando da internet das Coisas (“Internet of Things”, ou IoT).

À medida que a internet sem fio evolui, mais e mais objetos são conectados à rede e sujeitos a monitoramento e relatórios contínuos.

Os dados podem ser transferidos via software e sensores, assim você pode monitorar o que está acontecendo 24 horas por dia, todos os dias da semana. Ou seja, a internet das coisas proporciona eficiência e autonomia ao conectar e configurar equipamentos, o que permite o conhecimento em tempo real de falhas operacionais e perdas de desempenho.

O monitoramento constante também permite a antecipação de problemas e a otimização de processos.

Por exemplo, sensores de medição podem indicar vazamentos de água, evitando desperdício. Também podem mostrar onde ocorre um consumo excessivo, para que você possa desenvolver um plano de redução. E podem ainda mostrar níveis perigosamente baixos de água, levando a uma manutenção preventiva antes que você perca algum componente do seu sistema.

Enfrentamos alguns dos maiores desafios da história, das mudanças climáticas à desigualdade e pandemias. E é claro que não podemos resolver esses problemas com a mesma mentalidade que nos trouxe até aqui.

Precisamos de uma nova forma de pensar, um novo paradigma, se quisermos construir um futuro melhor com segurança alimentar, paz, justiça e instituições fortalecidas.

A solução chama-se “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, criado pelas Nações Unidas, em 2015.

Os ODS são 17 diretrizes para os Estados Membros das Nações Unidas, que abrangem uma ampla gama de tópicos, desde a erradicação da pobreza e da fome até o combate às mudanças climáticas e à promoção da igualdade de gênero.

Dentre eles, com ênfase maior em questões de tecnologia podemos destacar:

Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação (Saiba mais em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/9)

Nesse sentido, a ODS 9 estabelece metas para construir uma infraestrutura sustentável, de alta qualidade e resiliente.

– Promover a industrialização inclusiva e sustentável;

– Fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico e promover a inovação;

– Melhorar o acesso aos sistemas de financiamento e produção para micro, pequenas e médias empresas.

– Acesso universal às tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. (Saiba mais em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/17 )

O ODS 17 afirma a importância de “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”. Pode ser dividido em cinco setores:

– Finanças, comércio, capacitação, questões sistêmicas, tecnologia.

E a tecnologia desempenha um papel importante na formação e implementação dos ODS, pois permeia entre todas eles.

Desde que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram estabelecidos, a tecnologia se desenvolveu rapidamente e tornou-se cada vez mais democratizada. Como resultado, vemos uma gama crescente de soluções tecnológicas para os problemas mundiais, desde a agricultura sustentável e eliminação de resíduos, até a produção de energia renovável.

Além de ajudar a resolver tais problemas, a tecnologia está sendo cada vez mais usada para medir o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os dados certos podem fornecer informações valiosas sobre como as pessoas e organizações estão progredindo em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Mas devemos fazer mais.  Devemos usar a tecnologia para mudar a forma como vivemos e trabalhamos, para que possamos enfrentar os desafios do século XXI.

A tecnologia está cada vez mais inserida em nosso cotidiano, com grande potencial para contribuir com a Agenda 2030, pois pode ser utilizada para solucionar uma série de desafios que o mundo enfrenta.

À medida que evoluímos da obsolescência planejada para uma economia circular, as indústrias globais estão se afastando cada vez mais de modelos de negócios que fabricam produtos na esperança de que sejam abandonados em breve para que os consumidores possam comprar novos.

Esse modelo de negócio tem um impacto significativo no meio ambiente, pois aumenta a quantidade de resíduos gerados quando o produto é descartado. Além disso, a produção de novos produtos requer grandes quantidades de matérias-primas e energia, o que tem um impacto negativo no meio ambiente.

Hoje, a economia circular é um modelo de negócio que visa reduzir o impacto ambiental dos produtos e aumentar o seu valor. Nesse modelo, os produtos são pensados para serem reutilizados ou reciclados, evitando o desperdício de matéria-prima e melhorando a eficiência energética.

A tecnologia desempenhou um papel importante nessa mudança, pois a tecnologia da informação – TI pode ser usada para criar produtos mais eficientes, reduzir o desperdício de material e aumentar a reutilização e a reciclagem.

As inovações tecnológicas também são usadas para tornar os produtos mais sustentáveis, por exemplo, melhorando a eficiência energética de dispositivos eletrônicos, reduzindo o consumo de água nas operações de fabricação e criando novos materiais mais sustentáveis.

A Tecnologia da Informação é usada para criar empregos e acessar serviços e oportunidades de negócios, melhorando a educação, tornando-a mais acessível e inclusiva e disseminando informações sobre saúde e bem-estar, especialmente em áreas rurais e de baixa renda. E assim, trabalhar em conjunto para monitorar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa e o impacto das mudanças climáticas.

Como os profissionais e empresas de tecnologia podem contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Especialistas em tecnologia desempenham um papel fundamental na implementação da Agenda 2030 ao se tornarem protagonistas no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, pois são capazes de desenvolver soluções inovadoras, que contribuam para o alcance das metas da ONU.

A tecnologia permite monitorar e medir o impacto de suas atividades para garantir que você está realmente contribuindo para atingir seus objetivos. Portanto, especialistas na área podem ajudar suas operações a serem executadas com eficiência e eficácia.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a tecnologia pode auxiliar a alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

  • Conectando o mundo

A tecnologia pode ajudar a conectar o mundo de novas maneiras. Por exemplo, plataformas de aprendizado online podem tornar a educação mais acessível para pessoas em áreas remotas. E as mídias sociais podem ajudar a divulgar questões importantes e conectar pessoas com ideias semelhantes.

  • Melhorando a comunicação

A TI também pode ajudar a melhorar a comunicação. Por exemplo, a videoconferência pode ajudá-lo a se conectar com pessoas que estão distantes, inclusive de outras partes do mundo, sem precisar viajar. As mensagens instantâneas nos ajudam a manter contato com amigos e familiares, não importa onde estejamos.

  • Reduzindo o desperdício

As inovações tecnológicas podem reduzir o desperdício de várias maneiras. Por exemplo, materiais reciclados podem ser usados para criar novos produtos. E a impressão 3D pode ser usada para criar produtos personalizados que não exijam embalagem excessiva.

  • Economizando recursos

A tecnologia também pode economizar recursos valiosos. Por exemplo, a energia solar é usada para gerar eletricidade. É possível construir com arquitetura residencial e comercial utilizando materiais reciclados junto com uma infraestrutura de TI.

  • Conectando pessoas e natureza

A tecnologia pode nos ajudar a nos conectar com a natureza de novas maneiras. Por exemplo, drones podem ser usados para fotografar a vida selvagem. Você também pode usar o aplicativo para rastrear sua pegada de carbono, analisar diferentes aspectos das áreas rurais e aprender sobre práticas sustentáveis. A implementação da tecnologia sustentável no dia a dia traz benefícios tanto para as empresas, quanto para os consumidores.

  • Trazendo economia financeira

Por meio de processos produtivos sustentáveis, é possível reduzir as contas de água e luz e minimizar o desperdício desses recursos.

O reaproveitamento e reciclagem de materiais prolonga a vida útil dos insumos e reduz o custo de aquisição de novos equipamentos.

O uso da tecnologia também agiliza muitos processos, automatiza sistemas e reduz o uso de arquivos físicos.

  • Protegendo o meio ambiente

Para cumprir a convenção de responsabilidade social, as empresas e consumidores em geral devem seguir os princípios do desenvolvimento sustentável dos negócios e garantir um ambiente saudável para seus funcionários. Reduzir o uso de papel e outros materiais substituíveis pela tecnologia economiza muitos recursos.

  • Reduzindo a geração de resíduos

O Brasil possui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), que regulamenta a coleta desses resíduos pelos fabricantes, independentemente da iniciativa pública.

Em 2020, foi fortalecida pelo Decreto nº 10.388, que regulamenta o sistema logístico de arrecadação de produtos e peças de eletroeletrônicos.

No entanto, poucas cidades brasileiras ainda possuem estrutura para abrigar esses centros especializados. As metas previstas serão revistas até 2025.

Como resultado, a tecnologia limpa, de geração controlada de resíduos, aumenta a eficiência operacional e reduz o consumo de recursos naturais.

  • Reduzindo as emissões de carbono e outros gases perigosos

Pequenas medidas como usar menos plástico e papel podem ajudar a reduzir as emissões de poluentes.

Algumas máquinas voltadas para a tecnologia sustentável captam o dióxido de carbono disperso e o transformam em energia limpa.

Além de evitar o efeito estufa, a estocagem de carbono também aumenta a rentabilidade do mercado, pois é uma nova forma de converter produtos em dinheiro.

 

Referências:

https://sustentabilidadeagora.com.br/exemplos-tecnologias-sustentaveis/
https://agrotools.com.br/blog/tecnologia-big-data/ods-objetivos-desenvolvimento-sustentave
https://www.ipea.gov.br/ods/ods9.html#c
https://www.ipea.gov.br/ods/ods17.html

  

Saiba mais:

http://www.biologico.sp.gov.br/page/produtos-e-servicos/tecnologia-sustentavel
https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


 

———————————————————–

Texto: Claudia Conte Bortuluci – CEA/ SEMIL
Revisão de Texto:
Denise Scabin – CEA/ SEMIL
Gestão de conteúdo e planejamento: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL