
12/09/2023
Pode ser considerado um Centro de Educação Ambiental, independentemente de sua denominação ou setor a qual pertence, todo espaço físico de referência em Educação Ambiental, com uma série de equipamentos, recursos e equipe preferencialmente multidisciplinar, capaz de desenvolver diversas atividades para públicos diferenciados e orientadas por um Projeto Político Pedagógico bem estruturado.
O Centro de Educação Ambiental é toda iniciativa pedagógica de educação formal, não formal e informal, que disponha no mínimo das seguintes qualidades: espaços e equipamentos educativos; equipe educativa; Projeto Político-Pedagógico; Plano de sustentabilidade.
O termo Centro de Educação Ambiental engloba uma grande diversidade de iniciativas, com uma grande variedade de nomenclaturas. Alguns exemplos de nomenclaturas encontradas são: centro de educação ambiental ou centro de referência em educação ambiental; centro de estudos ou pesquisas ambientais; centro de formação e educação ambiental; centro de informação ambiental; núcleo ou espaço de educação ambiental; núcleo de meio ambiente; dentre outras.
Diversas instituições, dos diferentes setores da sociedade, podem abrigar Centros de Educação Ambiental: nas esferas governamentais (federal, estaduais e municipais); fundações públicas e privadas; empresas públicas e privadas; unidades de conservação e parques; universidades públicas e privadas; centros de pesquisa; ONG; associações; coletivos; movimentos etc. Os Centros de Educação Ambiental diferem consideravelmente em função do tipo de instituição a que pertencem, logo os seus objetivos podem, também, ser distintos.
O tema Centros de Educação Ambiental é do âmbito da Educação Ambiental não formal, pois os Centros de Educação Ambiental trabalham com a comunidade, o público geral, e não apenas com o público formal, ou seja, das instituições de ensino formal, apesar de permitirem uma integração com o campo formal, constituindo-se em espaços comprometidos com o ideário do movimento ambientalista e da Educação Ambiental.
Os Centros de Educação Ambiental devem ter como objetivos gerais, dentre outros:
- disponibilizar informações de caráter socioambiental;
- trabalhar com Educomunicação socioambiental;
- incentivar processos de reflexão crítica sobre os problemas ambientais atuais e futuros, visando à revisão de valores, hábitos, atitudes e comportamentos individuais e sociais que se relacionem a esses problemas;
- promover processos formativos em educação ambiental;
- desenvolver ações e atividades interpretativas, de sensibilização e reflexão, de contato com a natureza e com a história e cultura local;
- elaborar e implementar projetos, processos, ações, atividades e eventos relacionados à educação ambiental;
- se articular e fazer parcerias com grupos, entidades, instituições e pessoas para potencializar ações comunitárias locais;
- estabelecer espaços educativos, de lazer e de convivência, com a realização de atividades interativas, lúdicas, artísticas e culturais;
- desenvolver projetos de estudo, pesquisa, produção e socialização do conhecimento, inclusive os saberes locais e tradicionais; e
- promover o intercâmbio científico, técnico e cultural com outros Centros de Educação Ambiental, entidades e órgãos nacionais e estrangeiros na área socioambiental.
Alguns espaços e equipamentos do Centro de Educação Ambiental que podem ser usados para a realização das ações e atividades: biblioteca; videoteca; auditório para palestras, eventos, apresentações de teatro e música; salas de aula para cursos, oficinas e capacitações; trilhas; viveiros; hortas orgânicas; jardins; composteiras; ecobrinquedoteca etc.
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
____________________________________________
Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
REFERÊNCIAS E SAIBA MAIS…
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. A Implantação da Educação Ambiental no Brasil. Brasília – DF, 1998.
BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Centros de Educação Ambiental no Brasil – Manual de Orientação. Brasília – DF, 2004.
BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Programa Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/98-pronea.html
BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Projeto Político Pedagógico aplicado a Centros de Educação Ambiental e a Salas Verdes – Manual de Orientação. Brasília, DF, 2005.
BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. RECOMENDAÇÃO N° 11 – Recomenda diretrizes para a implantação, funcionamento e melhoria da organização dos Centros de Educação Ambiental-CEA, e dá outras orientações. 2011. Disponível em: http://conama.mma.gov.br/atos-normativos-sistema
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Educomunicação socioambiental: comunicação popular e educação. Organização: Francisco de Assis Morais da Costa. Brasília: MMA, 2008.
CZAPSKI, S. A implantação da Educação Ambiental no Brasil. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, Coordenação de Educação Ambiental, 1998.
DIAS, G.F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 5.ed. São Paulo: Global, 1998.
ENCEA. Carta de Timóteo – Deliberações do Encontro Nacional de Centros de Educação Ambiental. Timóteo – MG, 2 de outubro de 2003.
IBAMA. Educação ambiental: as grandes diretrizes da Conferência de Tbilisi. Organizado pela UNESCO. Brasília, 1997.
PÉREZ, J.G. Evalución de la calidad educativa de los equipamientos ambientales. Madrid: Ministerio de Obras Públicas, Transportes y Medio Ambiente, Centro de Publicaciones, 1995. 95p.
REDE BRASILEIRA DE CENTROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (REDE CEAS). Disponível em: http://www.redeceas.esalq.usp.br/rede.htm
SILVA, F.D. Histórico, classificação e análise de Centros de Educação Ambiental no Brasil. Universidade de São Paulo/ESALQ, 2004. (Dissertação de Mestrado).
SILVA, Fábio Deboni da. Reflexões sobre Projeto Político Pedagógico para CEAs no Brasil.
SILVA, Fábio Deboni da e SORRENTINO, Marcos. Considerações gerais sobre Centros de Educação Ambiental (CEAs) no Brasil.
SILVA, Fábio Deboni da e SORRENTINO, Marcos. Considerações sobre Centros de Educação Ambiental no Brasil: iniciando uma longa e urgente discussão. Piracicaba, 2002.
SÃO PAULO (Estado). Cadernos de Educação Ambiental – 9 – Habitação Sustentável. São Paulo, SMA/CEA, 2014.
SÃO PAULO (Estado). Manual de implantação de Centros de Educação Ambiental. São Paulo, SMA/CEA, 2012.
SÃO PAULO (Estado). Roteiro para Elaboração de Projetos de Educação Ambiental. São Paulo, SMA/CEA, 2013.
SORRENTINO, M. De Tbilisi a Thessaloniki: a educação ambiental no Brasil. In: QUINTAS, J.S. (Org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do Meio Ambiente. Brasília: IBAMA, 2000. p.105-114.
TASSARA, Eda. Dicionário Socioambiental: idéias, definições e conceitos. São Paulo: FAART, 2008.