
17/10/2023
Polinização é a transferência de grãos de pólen (gameta masculino) da parte masculina para a parte feminina da planta.
Nas gimnospermas (normalmente árvores, conhecidas principalmente pelas sementes, são plantas que não possuem flores), o grão de pólen é levado até os óvulos, geralmente pela ação do vento.
Já, nas angiospermas (que têm como característica principal a presença de flores, onde podem ser encontradas as estruturas reprodutivas das plantas: flores dotadas somente de gineceu: o sistema reprodutor feminino; outras só com androceu, que é o sistema reprodutor masculino; e, ainda, flores hermafroditas), o grão de pólen é transferido da parte masculina de uma flor para a parte feminina, ou seja, da antera até o estigma.
As anteras de uma flor são os órgãos masculinos da flor. O estigma é a parte do aparelho reprodutor feminino, onde está o gameta feminino da flor. Para que ocorra a formação de sementes e frutos, é necessário que os grãos de pólen fecundem os óvulos existentes no aparelho reprodutor feminino.
A transferência de pólen pode se dar por meio de seres vivos que transportam o pólen (fatores bióticos), como insetos (abelhas, vespas), aves e mamíferos (morcegos) ou por meio de fatores ambientais (abióticos), como vento e água.
A polinização por animais é denominada zoofilia. Dentre os animais, as abelhas merecem destaque, pois polinizam mais espécies que qualquer outro ser vivo.
Os agentes polinizadores vivos são atraídos pelas espécies vegetais pelo pólen, cores vibrantes, néctar, óleos, odores, utilizados na alimentação ou reprodução desses animais.
A transferência de pólen da parte masculina (anteras) de uma flor para a parte feminina (estigma) pode ocorrer em uma mesma flor ou entre flores diferentes. Quando ocorre em uma mesma planta, se chama autopolinização; quando ocorre em plantas diferentes, se chama polinização cruzada.
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
____________________________________________
Texto: Denise Scabin – CEA/ SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Referências
BRASIL ESCOLA – UOL. O que é polinização? Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-polinizacao.htm
EMBRAPA. O que é polinização? Disponível em: https://www.embrapa.br/meio-norte/polinizacao#:~:text=A%20poliniza%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20a%20transfer%C3%AAncia,p%C3%B3len%20%C3%A9%20a%20gameta%20masculino.
MUNDO EDUCAÇÃO – UOL. Agentes polinizadores. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/agentes-polinizadores.htm