
24/10/2023
A guarda responsável é um conjunto de orientações que norteiam o tratamento dos animais de companhia, como cães e gatos, com o objetivo de garantir o seu bem-estar. Antes de decidirmos adotar ou comprar um animal de estimação, como os cães e gatos, algumas questões muito importantes devem ser avaliadas, como, por exemplo, condições financeiras para prover alimentação e assistência médica veterinária adequada ao animal; espaço físico necessário para abrigo; o tempo de vida médio do animal; características físicas (como tamanho/ porte, por exemplo) e comportamentais; tempo disponível para convívio com este animal; manutenção da higiene do animal e das condições sanitárias do local onde o animal ficará; e verificação se todos os membros da família estão de acordo sobre conviver com um animal em casa ou se alguém tem alergia aos pelos dos bichinhos; e quem ficará com o animal em casos de ausência, como em viagens.
Para um cão ou gato serem saudáveis, além de muito afeto e brincadeiras, o tutor responsável deve incluir uma boa alimentação, caminhadas para exercício físico, um ambiente limpo e equilibrado e o acompanhamento veterinário. Além disso, todos os cães e gatos devem ser vacinados quando filhotes e depois revacinados anualmente contra a raiva e outras doenças específicas. Também deve ser realizado o controle de parasitas externos, como pulgas e carrapatos, e internos, como vermes intestinais.
Outra medida de saúde pública e ambiental é o controle reprodutivo de cães e gatos. A castração é um procedimento cirúrgico recomendado para cães e gatos, machos ou fêmeas, pois ajuda a controlar o crescimento populacional, o abandono, a transmissão de zoonoses, bem como controlar certos problemas reprodutivos nos animais.
Outra questão muito importante é sobre a identificação/registro de cães e gatos. É preciso manter o seu animal sempre com uma plaqueta de identificação e, se possível, com um microchip. Assim, caso ele se perca ou seja roubado, você terá a chance de recuperá-lo ou de provar que você é o tutor desse animal. Além disso, alguns municípios apresentam regras quanto à obrigatoriedade de registro de cães e gatos. Verifique na sua cidade.
É fundamental estarmos atentos aos deveres de um tutor responsável, pois quando se adota ou compra um animal de estimação, assume-se a total responsabilidade, moral e legal, por esse animal, por toda a sua vida.
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
____________________________________________
Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Referências e saiba mais:
SÃO PAULO. Cadernos de Educação Ambiental – 17 -Fauna Urbana. São Paulo, 2014. Disponível em: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/caderno-17-fauna-urbana-vol-1/
JUSTIÇA FEDERAL – TRF4ª região: 10 de dezembro – Dia Internacional dos direitos dos animais. Disponível em: https://www.trf4.jus.br/trf4/upload/jfpr/2021/12/10-de-dezembro-Dia-Internacional-dos-Direitos-dos-Animais.pdf
AMPARA ANIMAL. Guia do bem-estar animal e guarda responsável. Disponível em: https://amparanimal.org.br/cartilhas/
LEI Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm