
23/11/2023
A onça-pintada é considerada um símbolo de força e poder desde as culturas pré-colombianas das Américas Central e do Sul. Entre os Astecas, por exemplo, havia uma classe de guerreiros
de elite denominada guerreiros jaguares que utilizavam vestes com cores vivas e manchas que invocavam a imagem do jaguar. Entre diversas etnias indígenas sul-americanas a onça adquire uma
conotação mítica, dando aos homens o poder sobre o fogo. Atualmente, este animal é utilizado em manifestações simbólicas e figura em diversos símbolos nacionais em diversos países como Brasil, Guiana e Colômbia.
Apesar de sua importância biológica e também cultural, o maior felino das américas encontra-se ameaçado pela degradação do hábitat e pela caça, carecendo de uma mobilização da sociedade e de todas as esferas governamentais em torno de sua conservação.
Este documento é o resultado de um esforço conjunto mobilizado pelo Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade na representação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros, CENAP, que consolidou uma rede de especialistas e colaboradores, em prol da conservação da onça-pintada. O estabelecimento desta rede reforça a missão institucional de “Proteger o Patrimônio Natural e Promover o Desenvolvimento Socioambiental” na forma de um compromisso pactuado junto à sociedade para perpetuar às gerações futuras o nosso maior patrimônio, a biodiversidade.