27/12/2023

A cidadania ecológica não é uma tarefa fácil. É um processo, que envolve a construção e a internalização permanente de saberes, conhecimentos e valores, a adoção de habilidades e atitudes, que coloquem sempre, em primeiro lugar, a proteção do meio ambiente, a preservação dos recursos naturais e a promoção da sustentabilidade.

Não importa a nossa idade, o nosso nível de escolaridade, com o quê trabalhamos, ou onde moramos, as questões ambientais sempre nos acompanharão e farão parte do nosso dia a dia, pois estamos inseridos no meio ambiente, fazemos parte dele, nessa rede de relações entre sociedade e natureza.

E, o final do ano é o momento de balanço das nossas vidas, de reflexão sobre as nossas ações, nossos hábitos, nossas atitudes e práticas em relação ao meio ambiente, que é a nossa casa maior.

Devemos pensar em nossas ações, com maior atenção para as consequências ambientais, pois toda ação ou atividade humana gera um impacto no meio ambiente. A ignorância e a indiferença podem causar danos gravíssimos e irreversíveis ao meio ambiente, do qual nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, é por meio do conhecimento e de ações mais sábias que podemos conquistar uma vida melhor para nós e para as futuras gerações.

É pensando nisso que o Portal de Educação Ambiental produz seus conteúdos na área ambiental.

O Portal de Educação Ambiental, que é uma realização da Coordenadoria de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, é uma importante ferramenta da Educação Ambiental e tem como objetivo levar e facilitar o acesso a informações de qualidade na área ambiental, por meio de artigos e vídeos, no menu VIDA SUSTENTÁVEL; do esclarecimento de termos técnicos relacionados à área ambiental, no menu DICIONÁRIO AMBIENTAL;  de textos sobre como são realizadas as políticas públicas e ações na área ambiental pelas diversas áreas e órgãos da SEMIL,  no menu POLITICAS DE MEIO AMBIENTE; da disponibilização de publicações na área ambiental, no menu PRATELEIRA AMBIENTAL; de lives e palestras no Programa Participe!; e da divulgação de eventos ou atividades, no menu  – AGENDA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ou seja, um rico conteúdo que permite às pessoas compreenderem os problemas socioambientais existentes, para que elas tenham a possibilidade de intervir em seu contexto, e exercer plenamente a sua cidadania.

 

A equipe do Portal de Educação Ambiental gostaria de agradecer a participação de todos e todas nesse ciclo, que está finalizando, e deseja que o ano de 2024 seja um ano repleto de paz, saúde, alegrias, realizações, prosperidade, muito aprendizado, para a construção de um mundo sustentável e saudável, e um ano marcado pela promoção do desenvolvimento sustentável e engajamento de todos e todas na importante missão de proteger o meio ambiente e preservar os recursos naturais para a vida das atuais e futuras gerações.

Feliz 2024!

 

 

“Se você tem metas para um ano, plante arroz.

Se você tem metas para 10 anos, plante uma arvore.

Se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança.

Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio ambiente.” (Confúcio.)

 

Veja algumas dicas de como começar 2024 com o pé direito e ajudando a proteger o meio ambiente:
  • Participe de conselhos de meio ambiente da sua cidade, conferências ambientais, processos de participação no ciclo de planejamento e orçamento público, consultas e audiências públicas, mesas de diálogo e negociação, entre outros. Envie também para as Ouvidorias dos órgãos públicos suas reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos prestados, com o objetivo de aprimorar a gestão pública.
  • Seja um educador ambiental! Procure se informar e qualificar a respeito das questões ambientais. Compartilhe o conhecimento adquirido com seus familiares, amigos, vizinhos e colegas para sensibilizá-los e mobilizá-los a respeito das questões ambientais.
  • Exerça plenamente a sua cidadania! Comunique-se com os representantes políticos de sua cidade, de seu estado ou de seu país. Mobilize-se para que seus interesses e os de sua comunidade sejam atendidos.
  • Participe de campanhas em defesa da biodiversidade e participe de atividades voluntárias em sua comunidade, em benefício da natureza. Mobilize aqueles que você conhece para agir em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.
  • Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: “ODS: ideias de ações voluntárias para cada Objetivo”. Disponível em: https://voluntariadoempresarial.com.br/ods-ideias-de-acoes-voluntarias/
  • Denuncie todo o tipo de agressão ao meio ambiente às autoridades ambientais. Entre em contato com as autoridades públicas responsáveis, ao SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor de empresas, à imprensa.

 

 

As denúncias poderão ser feitas por meio dos seguintes canais:

Pelo celular: Aplicativo Denúncia Ambiente, disponível para Android e IOS.

Pelo site:  http://denuncia.sigam.sp.gov.br/

Por telefone: Contate a unidade do Policiamento Ambiental mais próxima. Consulte:

https://www.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/ambiental/localize.html

 

Denúncias de maus-tratos a animais domésticos deverão ser feitas pelo site da DEPA – Delegacia Eletrônica de Proteção Animal:  https://www.ssp.sp.gov.br/depa/DEPA/Denuncia

 

ATENÇÃO: em caso de emergência, ligue no número: 190, da Polícia Militar.

 

____________________________________________


Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL

Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL

 

 

 

Referências

SÃO PAULO. Cadernos de Educação Ambiental – 2 – Ecocidadão. Disponível em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/caderno-2-eco-cidadao/