07/02/2024

Para algumas pessoas, o Carnaval é uma época de muita festa e alegria, para outros é uma oportunidade de viajar e descansar. De qualquer forma, é um período do ano em que o consumo e a geração de resíduos aumentam muito. Para celebrar este Carnaval de forma responsável, sustentável e com o menor impacto ambiental possível, esteja atento às seguintes sugestões.

 

Conheça 10 dicas para curtir o Carnaval, sem deixar de proteger o meio ambiente:

1- Procure usar fantasias, máscaras, adereços e decorações feitos com materiais reciclados ou que sejam biodegradáveis e recicláveis. Use glitter ecológico (comestível ou biodegradável) e não use lantejoulas, purpurina ou paetê, para não poluir o meio ambiente com microplásticos. Muitas empresas já produzem glitter biodegradável feito com materiais naturais, como o pó de mica. Também é possível fazer o seu próprio glitter ecológico em casa, utilizando sal ou gelatina vegetal. Prefira usar roupas e fantasias de tecidos coloridos, podendo aproveitar a fantasia de anos anteriores ou até trocar de fantasia com familiares e amigos. Diga não ao uso de penas e peles de animais.

2- Evite usar confetes e serpentinas nas ruas e jamais use em ambientes naturais, como parques. Esses enfeites de papel e plástico podem entupir bueiros, dificultando o escoamento das águas pluviais e provocar alagamentos e enchentes, além da poluição das águas e do meio ambiente. Mas, se você não abre mão de jogar confetes, faça confetes sustentáveis, feitos com folhas e flores secas. Você precisará apenas recolher algumas flores e folhas secas e de um furador de papel.

3- Procure utilizar transporte público, bicicleta ou se possível vá a pé ou organize uma carona até a festa. Assim, você reduz a emissão de gases poluentes e não fica preso no trânsito, nas imediações dos locais por onde passam bloquinhos de carnaval e não precisa se preocupar com estacionamento.

4- Procure adquirir produtos, alimentos, bebidas e itens de festa de comerciantes locais. Dessa forma, você apoia a economia local e evita ou, ao menos, reduz a emissão de gases poluentes, liberados no transporte de mercadorias.

5- Se for tomar alguma bebida durante a folia, leve uma caneca ou copo reutilizável. Pode ser uma caneca que tenha um cordão pendurado para facilitar o transporte ou um copo dobrável, que ocupa menos espaço. Assim, você não precisará usar copos de plástico e produzirá menos resíduos.

6- Não desperdice água com brincadeiras. A água potável é um recurso escasso e essencial à vida e por isso deve ser preservada.

7- Guarde seu lixo contigo, até encontrar as lixeiras disponibilizadas nas ruas pela prefeitura, para descartá-lo adequadamente. Procure guardar os resíduos recicláveis (papel/papelão; vidros, metais, plásticos) para descartá-los na coleta seletiva, ao final da festa, sempre separando os resíduos recicláveis dos não recicláveis/ orgânicos. Colabore para a coleta seletiva e jamais jogue lixo no chão. Resíduos descartados de forma inadequada nas ruas podem entupir bueiros, causar alagamentos, inúmeros transtornos, doenças e prejuízos, além de chegarem nos rios e mares, poluindo o meio ambiente.

8- Mobilize seus familiares, amigos, vizinhos e associações de bairro para garantir que as ruas, praças e praias fiquem limpas.

9- Respeite o horário das festas de carnaval para não causar poluição sonora e transtornos para quem quer passar um carnaval com mais tranquilidade.

10- Lembre-se de tomar bastante água, usar protetor solar e comer alimentos leves e saudáveis, como legumes, verduras e frutas, para evitar a desidratação.

 

Vamos promover o EcoCarnaval! Divirta-se!

 

Saiba mais:

ECYCLE. Glitter ecológico: receitas caseiras para brilhar naturalmente. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/glitter-ecologico/

ECYCLE. Aprenda a fazer confete sustentável. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/confete-sustentavel/

____________________________________________

Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL

 

 

Referências

ECYCLE. Pule o Carnaval de um jeito sustentável. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/carnaval-sustentavel/

SEMIL. Carnaval: dicas para cair na folia com mínimo impacto ambiental. Disponível em: https://semil.sp.gov.br/2017/02/carnaval-dicas-para-cair-na-folia-com-minimo-impacto-ambiental/