
12/03/2024
A agroecologia é uma ciência que estuda a interação entre agricultura e meio ambiente, com o objetivo de alcançar o equilíbrio entre eles. É uma nova abordagem da agricultura, que integra as diversas descobertas e estudos da natureza e suas inter-relações aos aspectos econômicos, sociais e ambientais da produção de alimentos, para o desenvolvimento de ações que possibilitem o equilíbrio entre a atividade agrícola e a proteção ambiental.
A Agroecologia é a base das principais vertentes da agricultura sustentável, como: Agricultura Orgânica ou Biológica; Agricultura Biodinâmica; Agricultura Natural e Permacultura.
Exemplos de práticas aprimoradas: uso de defensivos naturais, produção de hortas orgânicas, armazenamento de água, banco de sementes e mudas.
Segundo a Lei nº 16.684, de 19 de março de 2018, que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica – PEAPO, agroecologia é o campo do conhecimento transdisciplinar, que estuda os agroecossistemas, visando ao desenvolvimento equilibrado das relações entre capacidade produtiva, equilíbrio ecológico, eficiência econômica, equidade social e uso e conservação da biodiversidade e dos demais bens naturais, por meio da articulação entre conhecimento técnico-científico, práticas sociais diversas e saberes e culturas populares e tradicionais.
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
____________________________________________
Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Referências
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Cadernos de Educação Ambiental – Agricultura Sustentável. São Paulo, 2012.
BRASIL, Anna Maria; SANTOS, Fátima. O Ser Humano e o Meio Ambiente de A a Z: Dicionário. São Paulo: FAARTE, 2007.
NARVAES, Patrícia. Dicionário Ilustrado de Meio Ambiente. Yendis Editora. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. São Paulo, 2012.
Lei nº 16.684, de 19 de março de 2018, que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica – PEAPO.