
23/04/2024
Recursos naturais são quaisquer insumos (matérias-primas) ou elementos naturais (abióticos – que não têm vida ou bióticos – que têm vida) que estão na natureza e podem atender às necessidades humanas no planeta Terra. Exemplo: águas (superficiais ou subterrâneas), florestas, fauna, flora, solo, subsolo e jazidas minerais. Os recursos naturais são um patrimônio natural biológico, genético, hidrológico, mineral, base da subsistência do ser humano e dos demais seres vivos.
Os recursos hídricos compreendem as águas superficiais, como os rios, mares, lagos, córregos, estuários, e as águas subterrâneas, como os aquíferos e lençóis freáticos.
Os recursos naturais marinhos são todos os recursos ligados ao ambiente marinho, sejam bióticos ou abióticos.
Os recursos minerais compreendem os que têm origem mineral, como as rochas e minérios e os que têm origem fóssil, encontrados na crosta terrestre ou na plataforma continental, como o petróleo (combustíveis fósseis).
Existem os recursos naturais renováveis e os não renováveis.
- Recursos naturais renováveis são aqueles que possuem a capacidade de se regenerar naturalmente ou se reproduzir. Eles podem ser retirados da natureza e depois são repostos, como as plantas, madeira e os animais; ou não têm necessidade de reposição, como a energia solar (energia do sol), a energia eólica (energia dos ventos), as ondas do mar e a energia geotérmica.
A água também é outro exemplo de recurso natural renovável, fundamental à existência de vida. Porém, a água doce (encontrada nos rios, lagos, geleiras, neve e aquíferos) não é distribuída uniformemente no mundo. Além disso, nem toda a água doce é potável, ou seja, em condições próprias e salubres para consumo. Por isso, apesar de os recursos naturais serem abundantes, devem ser protegidos e conservados, pois podem perder sua capacidade de renovação, em decorrência dos desequilíbrios ambientais e da poluição provocados pelas ações humanas.
- Recursos naturais não renováveis ou exauríveis são aqueles de difícil reposição pela natureza, porque não se reproduzem ou não se regeneram com facilidade, pois podem demorar milhões de anos para se formar. São exemplos: o carvão e o petróleo.
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
———————————————————–
Texto: Denise Scabin – CEA/ SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Referências
SÃO PAULO (Estado). Manual do Ecocidadão. São Paulo: SMA, 2012. Disponível em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/manual-do-ecocidadao-2/
NARVAES, Patrícia. Dicionário ilustrado do meio ambiente. Yendis Editora. São Paulo, 2012.