
26/06/2024
A Conferência de Nairóbi ocorreu em Nairóbi, no Quênia, de 10 a 18 de maio de 1982, e foi convocada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer um balanço e, principalmente, uma análise dos resultados da aplicação dos princípios da Declaração resultante da Conferência de Estocolmo, realizada dez anos antes, e uma avaliação das condições ambientais em nível mundial e concluiu que era necessário avançar no processo e intensificar esforços em níveis global, nacional e regional em prol do meio ambiente.
No ano de 1983, o Secretário-Geral da ONU convidou a médica, mestre em saúde pública e ex-Primeira Ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland, para estabelecer e presidir a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. A Comissão Brundtland, como ficou conhecida, publicou, em 1987, um relatório chamado “Nosso Futuro Comum”, que inovou ao apresentar o conceito de “desenvolvimento sustentável”.
“O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.” (Relatório “Nosso Futuro Comum”)
Uma das principais recomendações do documento foi a realização de uma conferência mundial que direcionasse os assuntos ali levantados.
Após a publicação do “Relatório Nosso Futuro Comum”, a Assembleia Geral das Nações Unidas convocou, em 1990, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada, no Rio de Janeiro, em 1992.
Saiba mais: Relatório – Nosso futuro comum |
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
———————————————————–
Edição: Denise Scabin – CEA/ SEMIL
Gestão de conteúdo e planejamento: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Foto: Pixabay
Referências
ANA. https://www.ana.gov.br/acoesadministrativas/relatoriogestao/rio10/riomaisdez/index.php.35.html
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. https://brasil.un.org/pt-br/91223-onu-e-o-meio-ambiente