
21/11/2024
Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são profissionais essenciais no enfrentamento a diversas doenças, contribuindo de forma significativa para a melhoria da saúde da nossa população. Os ACS e ACE desempenham um papel importante como educadores para a cidadania na saúde. A proximidade destes trabalhadores junto à população permite a construção de laços de confiança e cuidado que vão além de acompanhar e verificar o estado de saúde dos cidadãos brasileiros. Os agentes compartilham conhecimento, orientam, ensinam, conscientizam e acolhem os integrantes de sua comunidade.
Atualmente, a dengue vem sendo um dos principais desafios destes profissionais e a união de integrantes da sociedade civil e agentes (ACE e ACS) pode mudar o atual cenário epidêmico em algumas regiões do país.
Os agentes conhecem intimamente a realidade das comunidades e, durante visitas às residências e estabelecimentos comerciais, entre outras ações, conseguem orientar as formas de controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti e melhorar as condições de saúde da população.
Os Agentes Comunitários de Saúde existem há 33 anos no Brasil – desde 1991 – e são modelo de criação de vínculo e confiança dos usuários do SUS, que inspira a execução de projetos similares, inclusive internacionalmente.