29/01/2025

Você sabia que a economia linear, baseada no consumo e descarte de bens e materiais, é responsável por cerca de 92% do uso global de recursos? Isso significa que estamos consumindo recursos naturais de maneira insustentável, e que essa forma de produzir e consumir não é mais viável para garantir um futuro equilibrado para o planeta. A boa notícia é que existe uma alternativa: a Economia Circular.

Trata-se de um modelo econômico mais sustentável, regenerativo e restaurador, que tem como objetivo minimizar a geração de resíduos e maximizar o uso de recursos naturais. Esse modelo é baseado na ideia de que tudo que é produzido deve ser reutilizado, reparado, renovado ou reciclado, criando um ciclo contínuo de recursos.

Economia Circular também traz impactos positivos para o ambiente e para a qualidade de vida das pessoas. Segundo a Organização das Nações Unidas, a transição para a circularidade poderia reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa em 44% até 2050, e gerar cerca de 18 milhões de empregos verdes em todo o mundo.

Mas por que é tão importante abandonar o modelo linear e adotar a circularidade? A resposta é simples: o planeta não suporta o modelo linear a longo prazo. Sabemos que a transição para a Economia Circular não é uma tarefa tão simples e que requer o envolvimento de todos os setores da sociedade. É preciso que empresas, governos e consumidores se unam em torno desse objetivo comum, e assim construir um futuro mais equilibrado.

Ficou interessado e quer saber mais sobre Economia Circular? Você está no lugar certo!

Movimento Circular convida você a conhecer nossa série de 5 infográficos gratuitos sobre a Economia Circular. Uma introdução descomplicada e objetiva sobre os principais conceitos e como se relacionam à alimentação, ao consumo, à forma como se vive na cidade e como elas poderiam ser num futuro mais circular. Vamos lá?

 

Você está aqui!

Nº1: O que é Economia Circular?

  • Como a Economia Circular se diferencia da Economia Linear; e como podemos promover a transição de uma para a outra.
  • O que é “ciclo biológico” e “ciclo técnico” e por que eles não podem se misturar.
  • A diferença entre biodegradável, compostável e bio benigno.
  • Como todos os recursos podem se manter circulando por mais tempo para o desenvolvimento sustentável do seu bairro, cidade, país… do mundo.

nº2 A alimentação na era circular

nº3 A indústria na era circular

nº4 Oportunidades em um mundo circular

nº5 Cidades do futuro

 

 

Artigo do Site do Movimento Circular:https://movimentocircular.io/pt/blog/n-1-o-que-e-economia-circular

 

 

____________________________________________

Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL