24/02/2025

O que são?
São os resíduos provenientes da construção civil ou de demolições. Formados por um conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira, dentre outros materiais. 

 

Por que reciclar?
O entulho descartado de forma clandestina prejudica a população e o meio ambiente, causando uma série de impactos negativos como: obstrução de vias, comprometimento da qualidade do ambiente e da paisagem local, proliferação de vetores de doenças e de animais peçonhentos, assoreamento de córregos e rios, além dos custos com limpeza e outros. 

O entulho reciclado produz agregados como areia, pedrisco, bica corrida e britas de diversos tamanhos que poderão ser reaproveitados e usados como matéria prima para fabricação de blocos de vedação e outros artefatos de cimento, além de poderem ser utilizados em bases de calçadas, acessos, e etc. 

 

Onde reciclar?  

  • eCycle – site de empresa voltado a oferecer conteúdo, serviços e produtos que proporcionem a indivíduos estímulo e melhores condições para reflexão acerca de suas atitudes de consumo. https://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php  – 00Busca por: tipos de resíduos e CEP 

 

  • Nos municípios há regras específicas para o descarte e coleta de entulhos. Para conhecer melhor as regras do seu município, é preciso consultar a prefeitura e verificar quais são os locais adequados para recolhimento dos resíduos. As prefeituras são as responsáveis por estabelecer áreas específicas para o descarte de entulho e quais as formas de acondicioná-los. Alternativamente, os municípios podem possuir Ecopontos, onde é permitido o descarte de até 1m³ (um metro cúbico) de entulhos por pessoa. 

 

 

Ecopontos:

 

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que
Acontece no Portal de EA

 

____________________________________________

Texto: Natasha Jose Keber / Patrícia Borges / Cláudia Conte Bortuluci  – CEA/SEMIL
Revisão: Denise Scabin Pereira CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL