
02/04/2025
O Dia Internacional do Furão, também chamado de furão pequeno ou aracambé, esse belo e simpático animal, é celebrado em 02 de abril.
O furão é um mamífero (da classe Mammalia), ordem carnívora, família dos mustelídeos (Mustelidae), mesma família das ariranhas, martas e lontras, gênero Galictis, espécie Galictis cuja. É importante destacar que o ferret é um animal exótico dos Estados Unidos, enquanto o furão é recorrente na fauna brasileira.
O furão é encontrado em quase todo sul da América do Sul, do sudeste do Peru, até o sul da Argentina, estando presente em grande parte da região sul, sudeste, nordeste e centro-oeste, do Brasil. No Brasil, podemos encontrar além do Galictis cuja, uma outra espécie de furão, o Galictis vittata, que ocorre mais ao Norte, cuja distribuição ocorre nas Américas Central e do Sul, desde o Sul do México, até Brasil e Bolívia.
O furão possui corpo alongado, esguio, pescoço longo, com uma cauda comprida e patas curtas. O corpo mede entre 27 e 52cm. A cauda pode medir até 19cm. Ele pesa até 2,5kg. A maior parte do seu corpo, topo da cabeça, costas e patas traseiras, é coberta por um pelo acinzentado. O rosto, o peito e as patas dianteiras são cobertos por pelos pretos ou cinza-escuros.
Os furões são carnívoros, podendo se alimentar de pequenos mamíferos, aves, répteis, anfíbios e ovos. Ajudam no controle de ratos e camundongos, que normalmente comem.
As fêmeas podem dar à luz até cinco filhotes, porém, geralmente, parem dois. A expectativa de vida de um furão é de 5 a 10 anos. Normalmente, andam em pares ou pequenos grupos, compostos por pai, mãe e filhotes. Costumam utilizar como tocas buracos em troncos de árvores, sob pedras ou cavam seus próprios buracos. Daí a origem do nome “furão”. São animais muito inteligentes, ativos e curiosos, são bem rápidos, nadam e escalam com muita agilidade. Possuem hábitos diurnos, mas podem realizar alguma atividade noturna.
As principais ameaças aos furões são brigas com animais domésticos, atropelamentos, incêndios florestais, perda de habitat e caça.
Como você pode ajudar na conservação da fauna?
Conta pra gente qual será a sua CelebrAÇÃO no Portal de EA!
———————————————————–
Foto: Produzida por IA
Texto: Denise Scabin – DEA/ SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – DEA/ SEMIL
Referências
G1. Furão (Galictis vittata). Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2015/01/furao.html
ONÇAFARI. Furão. Disponível em: https://oncafari.org/especie_fauna/furao/
UFRGS. Furão. Disponível em: https://www.ufrgs.br/faunadigitalrs/mamiferos/ordem-carnivora/familia-mustelidae/furao-galictis-cuja/