Plano de Aula |
Desafios e problemas do Rio Tietê:
|
Desafios e problemas do Rio Tietê |
O segundo cartaz aborda os impactos ambientais, que comprometem a qualidade do Tietê. São destacados a poluição por despejo irregular de esgoto e resíduos sólidos, a impermeabilização do solo, que causa enchentes, a erosão e o assoreamento resultantes do desmatamento das margens (matas ciliares), a pressão pelo uso da água e as mudanças climáticas, que intensificam secas e chuvas fora do período esperado.
Esse cartaz é essencial para problematizar a relação entre sociedade e natureza, evidenciando como práticas humanas inadequadas resultam em degradação ambiental. Ele convida os estudantes a refletirem sobre os efeitos cumulativos dessas ações, como a perda da biodiversidade, a escassez de água e os riscos para a população. Em sala de aula, pode ser usado para estabelecer paralelos com a realidade local: córregos poluídos, enchentes urbanas, descarte irregular de lixo, entre outros exemplos próximos da vivência dos estudantes. |
Roteiro de Perguntas Norteadoras |
Para guiar a análise em sala, sugere-se utilizar questões como: Problemas
|
Fechamento |
No Portal de Educação Ambiental, da Diretoria de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, você encontra mais conteúdos sobre o Rio Tietê, para aprofundar os conhecimentos, sensibilizar os estudantes sobre a importância de cuidarmos dos nossos recursos naturais e incentivar o protagonismo deles na conscientização ambiental, em seus lugares de vivência.
|
A seguir, indicamos mais algumas referências para a construção de uma proposta didática sobre a preservação dos rios.
- https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-08/despoluir-rios-urbanos-nao-depende-so-de-investimento-diz-professor
- https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151118_vert_earth_tamisa_fd
- https://www.spaguas.sp.gov.br/site/tiete/#:~:text=O%20Tiet%C3%AA%20%C3%A9%20um%20curso,ap%C3%B3s%20banhar%2062%20munic%C3%ADpios%20paulistas.
- https://jornal.usp.br/radio-usp/despoluicao-de-rios-urbanos-passa-pela-identificacao-da-principal-fonte-poluidora/
- https://ava.ana.gov.br/#/
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
____________________________________________
Plano de aula: Lara Chacon – DEA/SEMIL