Plano de Aula |
Ações do Governo para recuperação:
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Ações do Governo para recuperação |
O terceiro cartaz apresenta políticas e programas de recuperação, como o processo de despoluição, que vem sendo realizado pelo Governo do Estado, desde 1990, o monitoramento da qualidade da água pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a criação de parques lineares para evitar alagamentos e ocupações irregulares, e os projetos de restauração ambiental, com foco em reflorestamento e recuperação de matas ciliares. Também destaca iniciativas integradas, como o Programa IntegraTietê, que prevê investimentos até 2029.
Este cartaz ajuda a mostrar que a recuperação de um rio exige planejamento, políticas públicas consistentes e cooperação entre governo, prefeituras, empresas, sociedade civil organizada e cidadãos. Pode-se destacar o contraste entre o tempo que leva para degradar um rio e o esforço prolongado necessário para recuperá-lo, incentivando os estudantes a refletirem sobre a importância da prevenção. Também é uma oportunidade para discutir com os estudantes o papel do poder público e a responsabilidade compartilhada na gestão ambiental. Se julgar pertinente, sugere-se selecionar exemplos de recuperação de rios ao redor do mundo e analisar o tempo e os investimentos necessários, como a despoluição do Rio Tâmisa, em Londres, na Inglaterra, que levou mais de 150 anos em seu processo de recuperação, e que, ainda hoje, toda semana são retiradas, em média, 30 toneladas de lixo do rio, por dois barcos que o percorrem, realizando a sua limpeza. Outro exemplo é o Rio Sena, em Paris, na França, cuja despoluição custou cerca de 1,4 bilhão de euros, e, ainda assim, exige um trabalho de despoluição pela frente, embora a qualidade das águas do rio tenha melhorado. Em algumas ocasiões, o Sena ainda apresentou níveis de contaminação. Esses exemplos, reforçam a importância da preservação dos rios e da sensibilização e participação de toda a sociedade no processo de despoluição e manutenção da qualidade do rio. |
Roteiro de Perguntas Norteadoras |
Para guiar a análise em sala, sugere-se utilizar questões como: Ações de recuperação
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Fechamento |
No Portal de Educação Ambiental, da Diretoria de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, você encontra mais conteúdos sobre o Rio Tietê, para aprofundar os conhecimentos, sensibilizar os estudantes sobre a importância de cuidarmos dos nossos recursos naturais e incentivar o protagonismo deles na conscientização ambiental, em seus lugares de vivência.
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A seguir, indicamos mais algumas referências para a construção de uma proposta didática sobre a preservação dos rios.
- https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-08/despoluir-rios-urbanos-nao-depende-so-de-investimento-diz-professor
- https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151118_vert_earth_tamisa_fd
- https://www.spaguas.sp.gov.br/site/tiete/#:~:text=O%20Tiet%C3%AA%20%C3%A9%20um%20curso,ap%C3%B3s%20banhar%2062%20munic%C3%ADpios%20paulistas.
- https://jornal.usp.br/radio-usp/despoluicao-de-rios-urbanos-passa-pela-identificacao-da-principal-fonte-poluidora/
- https://ava.ana.gov.br/#/
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
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Plano de aula: Lara Chacon – DEA/SEMIL