
01/10/2025
A formação que conquistou educadores de todo o Brasil está de volta!
Com conteúdos inéditos, a 2ª Edição do Curso de Qualificação de Educadores Ambientais chega trazendo novas abordagens, temas atuais e especialistas renomados, ampliando o debate e a prática da educação ambiental crítica e transformadora.
O que é o curso?
É uma capacitação online e gratuita promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de São Pedro, por meio do Programa Escola Cata-Vento. O curso é voltado a educadores, lideranças comunitárias, estudantes, gestores e todos que desejam atuar com educação ambiental de forma sensível, crítica e conectada aos desafios do nosso tempo.
Com 8 aulas temáticas, o conteúdo está organizado em eixos que tratam de justiça socioambiental, resíduos sólidos, agricultura, energias, cultura, gestão das águas e biodiversidade, sempre com especialistas convidados. Tudo de forma acessível, com linguagem clara, materiais de apoio e certificado.
O conteúdo será online, gratuito e acessível para todos os interessados.
Horário: Todas as palestras acontecem das 18h00 às 19h30.
Inscrição: A participação é simples e gratuita.
Basta entrar no grupo de WhatsApp pelo link: Clique aqui para participar
Certificado:
Para garantir o certificado de participação, é importante preencher a lista de presença disponível abaixo de cada vídeo-aula. O registro é individual e deve ser feito a cada encontro.
As listas de presença ficaram abertas até dia 01/12
📅 Confira abaixo os temas, datas e palestrantes da 2ª Edição do Curso de Qualificação de Educadores Ambientais:
Programação
🌱 Agricultura Familiar: desenvolvimento agrário no Brasil
📅 Data: 1º de setembro de 2025
👨🏫 Palestrante: Moisés Savian
Engenheiro agrônomo, mestre em Geografia e doutor em Produção Vegetal. Atualmente é Secretário de Governança Fundiária e Desenvolvimento Territorial no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com ampla experiência em políticas públicas voltadas ao campo e à sustentabilidade.
📌 Descrição:
Discussão sobre o papel da agricultura familiar e da reforma agrária como ferramentas de justiça socioambiental. Serão abordados desafios, políticas públicas e estratégias que fortalecem a soberania alimentar e o desenvolvimento territorial sustentável.
📄 Materiais de apoio:
|
| 📝 Lista de presença: https://forms.gle/AXt8NMukoYUfVv457 |
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
♻️ Resíduos – (Art)ivismo: mobilização dos catadores de reciclagem
📅 Data: 16 de setembro de 2025
👩🏫 Palestrante: Nancy Darcoletti
Catadora, empreendedora, presidente da Cooperativa Recicla Vida e diretora da ONG Pimp My Carroça. Atua no fortalecimento da economia solidária e na valorização do trabalho dos catadores.
📌 Descrição:
Apresentação do protagonismo dos catadores e catadoras na luta por reconhecimento e inclusão, unindo arte e ativismo (artivismo) como ferramentas de transformação socioambiental e promoção da economia circular.
📄 Materiais de apoio:
|
| 📝 Lista de presença: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSci7VCcGrWfigIo46v0p_fYPEtHkEZD5uJvOawhoyyktaH1Qw/viewform?usp=header |
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
🏙️ Cidades inteligentes e sustentáveis: o papel das fontes renováveis na mitigação das mudanças climáticas
📅 Data: 6 de outubro de 2025
👩🏫 Palestrante: Danielle Rodrigues Raimundo
Analista na CPFL Renováveis, doutoranda na UNICAMP e especialista em energia solar flutuante e fontes renováveis. Atua com sustentabilidade energética e planejamento urbano sustentável.
📌 Descrição:
Exploração de como as fontes renováveis, como a energia solar flutuante, contribuem para cidades resilientes e sustentáveis, destacando o papel da inovação tecnológica na transição energética e na mitigação das mudanças climáticas.
📄 Materiais de apoio:
|
| 📝 Lista de presença: https://forms.gle/RUSBxYR5qfj3KRBF9 |
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
⚖️ Justiça socioambiental: quando a crise ambiental encontra a desigualdade social
📅 Data: 14 de outubro de 2025
👩🏫 Palestrante: Caroline Rocha Campagni
Bióloga e mestra em Educação pela UNESP. Professora de Ciências e responsável pelo Departamento de Educação Ambiental da SEMAGRI. Atua em Educação Ambiental Crítica, Ações Afirmativas e Movimentos Sociais.
📌 Descrição:
Reflexão sobre como os impactos da crise ambiental se sobrepõem a desigualdades históricas, afetando de forma mais intensa comunidades vulneráveis. Também será debatida a importância de políticas públicas para promover a equidade na justiça climática.
📄 Materiais de apoio:
|
| 📝 Lista de presença: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQ2QmsTl5LvYw8vFwbXvOLtVoKB85BW441WqC6VdVZIr9TtA/viewform?usp=header |
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
🌿 Saberes dos povos ancestrais: cultura e meio ambiente
📅 Data: 10/11
👨🏫 Palestrante: Karaí Verá Mirim Márcio M.Boggarim liderança tradicional Guarani Nhandeva da Terra Indígena Jaraguá.
Atua na área de preservação etnoambiental e proteção territorial relacionado aos polinizadores(abelhas nativas indígenas), educação etnoambiental e saberes ancestrais do Povo Guarani.
Meliponicultor, membro do PSA Ka’aguyja TI Jaraguá, conselho Aty Mirim e curador no Museu das Culturas Indígenas SP.
📌 Descrição:
Enfatiza a importância dos conhecimentos indígenas para a conservação da natureza e para um futuro equilibrado, respeitoso e sustentável, alinhando diversidade cultural e ambiental.
| 📝 Lista de presença: https://forms.gle/5p7qs8kHMhCYUExf8 |
📄 Materiais de apoio:
|
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
💧 Água virtual, escassez e gestão
📅 Data: 5 de novembro de 2025
👩🏫 Palestrante: Luziadne Kotsuka Gurski
Engenheira civil com doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos (UFPR/Alemanha). Atua em estruturas hidráulicas, gestão de recursos hídricos e docência em engenharia ambiental.
📌 Descrição:
Apresentação do conceito de água virtual e seus impactos nas crises hídricas, com reflexões sobre gestão dos recursos hídricos, consumo consciente e sustentabilidade hídrica em diferentes escalas.
| 📝 Lista de presença: https://forms.gle/YBwgUhgv8YPCsCrAA |
📄 Materiais de apoio:
|
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
🌳 Agrofloresta e biodiversidade: imitando os processos naturais dos ecossistemas florestais
📅 Data: 18 de novembro de 2025
👨🏫 Palestrante: Henrique Ferraz de Campos
Engenheiro agrônomo, mestre em agroecologia. Especialista em sistemas agroflorestais e recuperação de áreas degradadas, com ampla atuação em educação ambiental e práticas sustentáveis no campo.
📌 Descrição:
Introdução às agroflorestas como alternativa produtiva sustentável, baseada na imitação de processos naturais. Serão abordadas técnicas, benefícios ecológicos e a importância dessas práticas para a restauração de áreas degradadas e conservação da biodiversidade.
| 📝 Lista de presença: https://forms.gle/toTx3bz4jQkgUskc8 |
📄 Materiais de apoio:
|
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
📚 Desenvolvimento pedagógico: experiências da educação ambiental
📅 Data: 24 de novembro de 2025
👩🏫 Palestrante: Nathália Nascimento
Geógrafa (UFPA), mestre em Gestão de Recursos Naturais e doutora em Ciência do Sistema Terrestre (INPE). Professora na ESALQ/USP e coordenadora da OCA. Atua em sistemas socioambientais, governança, políticas públicas e educação ambiental.
📌 Descrição:
Apresentação de experiências práticas em educação ambiental, incentivando a reflexão crítica, a conexão dos indivíduos com a natureza e o desenvolvimento de competências para ações sustentáveis no dia a dia.
| 📝 Lista de presença: https://forms.gle/sEY4S2oAkHXYQ86T7 |
📄 Materiais de apoio:
|
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
🌱 Quer ficar por dentro de tudo sobre Educação Ambiental? 📲
Junte-se ao grupo de WhatsApp do Portal de Educação Ambiental e receba
conteúdos exclusivos, dicas práticas de sustentabilidade, além de participar de discussões e enquetes sobre temas que impactam o meio ambiente!
Não perca a chance de se engajar com especialistas e acompanhar as novidades em tempo real. 🌍
👉 Entre agora no grupo e faça parte dessa rede de conscientização!
Acontece no Portal de Educação Ambiental
Ótima aula, sempre aprendendo cada vez mais, e fico muito feliz de poder estar fazendo parte dessa nova fase da minha vida. Por ser um agricultor de Porto Walter no Acre, e ver como as coisas funcionam aí com pessoas envolvidas pra dar o melhor para essas famílias . Pois, aqui em Porto Walter, dificilmente as pessoas envolvidas com essas responsabilidades aparecem. Faço parte de uma associação de um acentamento do incra, tou muito feliz de estar participando dessa formação, mas só consegui assistir uma aula pois não fica disponível as outras. Quero concluir por isso pesso ajuda pra disponibilizar as outras aulas desde já agradeço.
Olá José
Que bom saber que você tá participando do curso e que ele tem feito diferença aí em Porto Walter! 💚 É muito bacana ver o quanto esse aprendizado chega a tantos cantos do Brasil.
Sobre as aulas: elas são todas online e vão sendo liberadas conforme acontecem, tá? 😉 As próximas ainda vão ao ar nas próximas semanas — assim que forem transmitidas, ficam disponíveis no Portal pra quem quiser rever.
Entre no grupo do Portal de EA que você será informado quando terão essas e outras aulas https://chat.whatsapp.com/KGBMPgZ4DHQ5JxPHTkOz9u
Continue com a gente nessa jornada!
Tema muito importante Pegada Hídrica para conscientizar sobre consumo de água na produção dos materiais.
Parabens ótimo tema para incentivar práticas sustentáveis.
Oi
Boa noite!
Infelizmente ,eu não consegui marcar a minha presença no forms de algumas aulas,existe algúm jeito para resolver isso,pois, eu gostaria de receber o certificado do curso de educação Ambiental
Eu gostaria mesmo de receber mesmo o certificado. Da ultima vez não me deram certificado e fiquei muito dececionada com o grupo.
Olá Virgínia!
Que bom ter você participando novamente! 💚
Para garantir o certificado, é importante preencher a lista de presença de cada aula — ela fica disponível logo abaixo do vídeo no Portal. Assim, você não corre risco de perder a certificação.
Estamos felizes em te ter conosco nessa formação!
Gostaria de saber com a formação em pedagogia e assistente social consigo ser educadora ambiental ?
Olá Jéssica,
Estamos felizes com a sua participação.
Sua pergunta foi respondida online.
Continue com a gente nessa jornada!
Legal, bom ouvir falar sobre A Educação Ambiental e familiar.
Olá,
Que bom que gostou! 🌱
A Educação Ambiental é realmente para todos — na família, na comunidade, na escola… cada espaço é oportunidade de aprender e ensinar sobre cuidado com o meio ambiente. 💚
Aproveito para te convidar a fazer parte do grupo de WhatsApp do Portal de Educação Ambiental, assim você fica por dentro de todos os assuntos relacionados à Educação Ambiental e pode trocar experiências com outros participantes:https://chat.whatsapp.com/KGBMPgZ4DHQ5JxPHTkOz9u
Quero me inscrever!
Sou Educador Social e Assistente Social!
Muito Bom! Esse curso!
Que ótimo, Pedro! 😊
Ficamos felizes em saber do seu interesse! O curso é totalmente online e gratuito, e você já pode garantir sua participação. 🌱
Acima você encontra todas as informações, se tiver mais alguma dúvida só nos perguntar.
Aproveite também para entrar no grupo de WhatsApp do Portal de Educação Ambiental e ficar por dentro de todas as novidades e discussões: https://chat.whatsapp.com/KGBMPgZ4DHQ5JxPHTkOz9u
Obrigada
Achei extremamente pertinente e certeiro quando é falado “Pouca terra nas mãos de muitos e muita terra nas mãos de poucos”
Obrigada pela sua contribuição, Adriana! 🌱
Agradecemos sua participação e continue assistindo e interagindo nas aulas.
Esse curso vai ter certificado ? Obrigado
Oi Fábio! 🌱
Que bom que está aproveitando o curso! Para receber o certificado, lembre-se de preencher a lista de presença em cada vídeo aula.
Continue aproveitando e participando das aulas!
Ótima aula, estou muito feliz em estar participando desse concurso, e vendo tudo sobre o que está acontecendo com o planeta todos nós devemos observar os impactos que estão acontecendo, que incluem doenças respiratórias, desnutrição, insegurança alimentar e hídrica, e deslocamento forçado devido a desastres naturais. A solução depende de cooperação internacional e ações de estados e indivíduos para reduzir emissões e se adaptar às mudanças, buscando alcançar objetivos de desenvolvimento sustentável.
Não consigo assistir as aulas ao vivo ! Não abri? Estou fazendo após! Mesmo assim consigo o certificado?
Bom dia… ontem não pude participar da aula nº 5 – Saberes dos Povos Ancestrais e hoje, estou tentando acessar o vídeo porém foi extraído do banco de dados e tb não tenho acesso à lista de presença…. como devo proceder? não quero prejudicar minha formação sem o conteúdo e sem registrar minha presença… Os organizadores do II Curso de Qualificação de Educadores Ambientais poderão me auxiliar nesta questão?
Olá Regiane,
A aula 5 do II Curso de Qualificação de Educadores Ambientais, prevista para hoje, foi cancelada por imprevistos com o professor.
Agradecemos a compreensão de todos e avisaremos em breve a nova data 🌿
Como faço para participar,sou educador ambiental do RJ.Agradecido!
Aqui na cidade é capitado água de dois mananciais de água sendo que um do rio tejuco é vindo de várias cidades e que recebe Esgoto ! Mas…é tratado .
Com a escaces de água e o alto consumo por usinas Alcooleiras, isso e tendo duas é um desgaste muito grande para os recursos hídricos.
Otima aula, apresentação clara e muito explicativa sobre a pegada hídrica que é importante para mostrar quanto um produto consome agua usado na produção, esse tema ajuda muito a conscientizar sobre o uso da água, a incentivar práticas sustentáveis.
Parabéns a todos
Adorei o tema da aula e como esse tema é muito importante de Pegada Hidrica, parabéns a todos.
Sou estudante de Gestão Ambiental pela Uneb, gostaria de participar dos eventos.
Marcio, tenho duas perguntas:
1. Qual o papel/função das abelhas no Tekô Porã do seu povo?
2. A qualidade do mel fabricado pelas abelhas nestes cativeiros modernos é a mesma que quando elas fazia suas colmeias no buraco das árvores nativas?
Agradeço sua atenção…
Aproveitável com as experiências de um autêntico representante da terra que nos faz admirar o quanto ele se identifica com a questão de saberes ancestrais e modo de extrair sem prejudicar o meio Ambiente preservando e proliferando as sementes com novas mudas e plantando mudas frutíferas. E em preocupar com futuro dos seus , que virão.
Prezado Pedro,
Com certeza! Temos sempre que pensar primeiramente na proteção ambiental antes de qualquer ação, para que as próximas gerações tenham a garantia de um futuro equilibrado, saudável e feliz.
A equipe do Portal de Educação Ambiental agradece a sua participação.
Meu pai já plantava café no pé da Serra e colhia muito com forra e o sereno da noite é o processo de serrado umidificado.
Prezado Pedro,
Obrigada por compartilhar sua experiência conosco.
A equipe do Portal de Educação Ambiental agradece a sua participação.
Maravilhosa aula
Muito aprendizado
Prezada Ana Lúcia,
A equipe do Portal de Educação Ambiental agradece as congratulações e a sua participação.
Liguinina. Esse termo também se refere ao líquido como o Óleo, o jatoba, aroeira, são árvores que se usa esses extratos.
Ou esse termo só do caule?
Proporcionei um Dia de conscientização na sala de aula com o verde ! Plantamos mudas e colocamos nomes da espécie ,e debatemos sobre : para que servem! No caso do IPE rocho; que e remédio segundo conhecimento indígenas.
Aula de hoje foi ótima com um puxão de orelha para a inclusa desse tópico na grade curricular nas Escolas.
Com grande enfoque para essa questão que se faz necessário para implantarmos uma conscientização do futuro das gerações que virão